Os dados de Origem do Tráfego disponíveis na plataforma nos mostram de que forma os usuários chegam até os web sites das marcas.
A origem pode variar muito de site para site e pode revelar as estratégias utilizadas pelos nossos concorrentes, então fica ligado que vamos te explicar o que cada um dos tipos de tráfegos apresentados na plataforma significa.
Tráfego direto:
Tráfego direto é todo o tráfego gerado para um site que o Google Analytics, por exemplo, não encontra dados para interpretar como vindo de um canal específico. Pode ser porque o usuário digitou a URL diretamente na barra de endereço, porque clicou em um link não parametrizado ou por outras configurações que não permitem que o rastreamento aconteça.
Busca orgânica:
São todos os resultados de pesquisa apresentados pelos buscadores, como o Google, que não sejam anúncios pagos. Ou seja, sabe quando você pesquisa por um termo ou o nome de uma marca nos buscadores e eles trazem para gente diversos resultados? Ao clicar em dos resultados, que não sejam os patrocinados, você está acessando de forma orgânica o site de uma marca.
Agora, se você é a marca e está tentando melhorar seus acessos provenientes desse tipo de busca, a nossa dica é: Aplique técnicas nos seus conteúdos que irão favorecer a indexação deles nos buscadores e consequentemente, seus acessos provenientes dessa origem de trafego irão aumentar.
Redes sociais:
São todos os acessos gerados através de links inseridos nas redes sociais. Essa é uma estratégia muito interessante pois nas redes você pode entregar trechos de conteúdos mais densos e disponibiliza-los de forma mais completa em um site ou blog e tornar a jornada do usuários mais interativa e mais completa.
Sites de referência:
É todo o tráfego gerado para um site através de links utilizados em sites terceiros, ou seja, é todo o tráfego gerado através da estratégia de backlinks que é uma ótima estratégia de SEO e muito importante para a indexação do seu site ou blog.
E-mail:
O links enviado em emails são uma das formas mais efetivas de geração de tráfego. Isso acontece pois o usuário primeiro demonstrou interesse em receber a sua Newsletter ao realizar sua inscrição, por exemplo. Dessa forma, ele está mais suscetível a clicar nos links enviados! Separamos este artigo para que você possa aprofundar seu conhecimento sobre essa estratégia.
Display Ads:
É o redirecionamento de tráfego através de anúncios para o site da marca. Sabe quando você quer muito entender a estratégia de tráfego do seu concorrente ou daquele bench que te enche de inspiração? A plataforma te ajuda nessa missão. Com os dados de origem de tráfego de display ads, você pode entender o quão representativa essa estratégia é na geração de tráfego para os portais que você está monitorando. Separamos este artigo que irá ajudar você a entender um pouco melhor a utilização do display ads como parte de uma estratégia de comunicação.
Busca paga:
São aqueles conteúdos que ficam em destaque quando você realiza pesquisas por palavras-chaves nos buscadores como o Google, por exemplo. Esse tipo de anúncio pode ser usado para dar destaque a sua marca e torna-la cada vez mais conhecida por seu público-alvo. Este artigo super completo, traz um passo-a-passo para você se aprofundar nessa estratégia e dar mais visibilidade para o seu site.