Como anda o engajamento das marcas no Instagram?

Já sabemos que possuir um grande ativo social (volume de seguidores) nas redes não é mais sinônimo de sucesso, certo? Atualmente o que marcas, empresas e influenciadores buscam e investem seus esforços é na busca pelo engajamento.

Lembrando que um bom engajamento considera a relação entre: 

Alcance = Tamanho da audiência;

Ressonância = Repercussão e capacidade de engajamento junto a audiência;

Relevância = Fit com o assunto ou valores da marca.

Para efeito comparativo utiliza-se a métrica da divisão do volume de interações (soma das curtidas, comentários e compartilhamentos obtidos em cada publicação) que as marcas obtém pelo seu alcance potencial (quantidade de seguidores).

Além de estar sempre de olho na performance da sua marca nas redes sociais é necessário entender como os competidores e seu mercado de atuação estão performando. O que eles estão fazendo que está gerando mais resultados? Qual insight você pode tirar a partir disso? 

Os insights podem ser não só de conteúdo, mas também formato (imagem, vídeo, texto, carrossel), horário de postagem, rede escolhida, copy (legendas), linguagem, e demais fatores que influenciam a comunicação com o público alvo.

Vale lembrar que se influenciar com o conteúdo de competidores não é o mesmo que copiar, ok? Sejam criativos 🙂

Para entender quais setores obtém mais engajamento e quais marcas mais se destacam em cada nicho de mercado realizamos uma análise do engajamento no Instagram considerando o período de 01/05/2020 à 31/05/2020. 

Dentre mais de 150 setores catalogados na plataforma, os Top 10 que obtiveram mais interações no mês de maio foram: Entretenimento, Moda e Vestuário, Higiene Pessoal, Calçadista, Turismo, E-Commerce, Automotivo, Alimentos, Financeiro e Educação.

Para o resultado do número médio de interações por publicações de cada setor calculamos: Número total de interações do setor / Número de posts no período = Média de interações por post do setor. A média de interações por publicação está representada a cada mil (31.4k = 31.400).


Conforme mostra o gráfico abaixo, o setor em destaque é o de entretenimento.

O gráfico representa os setores que obtiveram a maior média de interações por post no Instagram.

Após entender quais setores mais se destacaram demos um zoom em cada um deles para chegar nas marcas que obtiveram maior engajamento nos posts.


1० Lugar: A Netflix é a marca de destaque no setor de entretenimento obtendo uma média de mais de 280k interações por publicação no Instagram. Percebemos que o formato mais utilizado na rede é o carrossel, sendo eles dos mais variados conteúdos. A publicação que se destaca é a de artistas no fim da série Elite.

Interações médias por post no setor de Entretenimento.

2० Lugar: No setor de moda e vestuário quem se destaca é a Riachuelo com uma média de mais de 31 mil interações por post. O formato mais utilizado pela marca é imagem e o post que obteve mais interações é de uma influenciadora usando um look da marca, contendo um cupom de desconto na legenda.

Interações médias por post no setor de Moda e Vestuário.

3० Lugar: O terceiro setor em destaque é de Higiene Pessoal e a marca que mais obteve interações é a Salon Line com uma média de pouco menos de 10k interações por publicação. O formato mais utilizado é imagem, mas também postaram muitos vídeos no período. O post de destaque é de uma seguidora no Twitter falando sobre ser embaixadora da marca.

Interações médias por post no setor de Higiene Pessoal.

4० Lugar: No setor calçadista a marca em destaque é a Arezzo com uma média de mais de 8 mil interações por post. O formato mais utilizado na rede é imagem e a publicação que mais obteve interações é de um produto em promoção.

Interações médias por post no setor Calçadista.

5० Lugar: Hurb (Hotel Urbano) foi quem mais se destacou no setor de turismo com uma média de 8.6k interações por post no período. O formato mais utilizado é de imagem e a publicação que mais obteve interações é de um meme.

Interações médias por post no setor de Turismo.

6० Lugar: O destaque no setor de Ecommerce foi para o Magazine Luiza que obteve uma média de mais de 24k interações por post. O formato mais utilizado pela marca é vídeo e a publicação em destaque é referente a campanha contra violência doméstica.

Interações médias por post no setor de Ecommerce.

7० Lugar: Volkswagen é destaque no setor automotivo com uma média de 5k interações por publicação na rede. O formato mais utilizado é imagem e o post que mais obteve interações é a foto de um influenciador e de uma novidade de produto.

Interações médias por post no setor Automotivo.

8० Lugar: No setor alimentício a marca de destaque é o Outback com uma média de mais de 13 mil interações por post. Os formatos mais utilizados são imagem e vídeo e a publicação que mais obteve interações é um repost de um influenciador com produtos da marca.

Interações médias por post no setor Alimentício.

9० Lugar: Em educação quem se destacou foi o Gran Cursos Online obtendo uma média de 11.7k interações por post. O formato mais utilizado é imagem e a publicação de destaque é sobre o curso destinado a área policial.

Interações médias por post no setor de Educação.

10० Lugar: Por último, mas não menos importante, a marca destaque do setor financeiro é a Caixa Econômica Federal que obteve uma média de 12.4k interações por post. O formato mais utilizado pela marca é imagem e o post em destaque é referente ao auxílio emergencial e ao bolsa família.

Interações médias por post no setor Financeiro.

É imprescindível analisar os fatores que geram interações do seu público nas redes sociais e que além de engajar os usuários vá de encontro com o seu objetivo, seja ele de venda de produto/serviço ou visibilidade da marca. As empresas destacadas nesta análise oferecem inúmeros insights que você pode utilizar para aprimorar a sua estratégia de conteúdo.

Se tiveres interesse em entender o que os players do seu segmento estão fazendo para se destacar nas redes sociais é só nos chamar que disponibilizamos um trial gratuito personalizado com as do seu interesse 🙂

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