Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

Redes sociais mais usadas no Brasil pelas empresas

Por Isabella Cortez

Conhecer as redes sociais mais usadas no Brasil pelas marcas é o primeiro passo para imprimir sua identidade na internet e crescer seu negócio.

Por certo, você já sabe disso, mas o que ainda não te disseram é que nem todas estas mídias vão trazer benefícios à sua empresa.

Não é somente sair por aí criando perfis comerciais nas mídias sociais e investindo em marketing de conteúdo. Você pode oferecer o melhor conteúdo, mas se estiver no local errado, tudo será em vão.

Esse é o motivo pelo qual muita gente aposta tudo nessa ação, coloca em prática o que é preciso, mas nada acontece.

Sendo assim, é de extrema importância saber em quais locais online se fazer presente. Isso porque o objetivo é falar com o público, então, qual a vantagem de estar em um lugar onde ele não está?

Mas como saber se devo criar um perfil no Instagram, Facebook, YouTube, Messenger, etc.?

Bem… A seguir, vamos te mostrar quais são as redes sociais mais usadas no Brasil pelas empresas e também por quais motivos você deve usá-las.

O que são redes sociais e como funcionam?

Antes de te apresentar as redes sociais mais usadas no Brasil por empresas, creio que seja importante entender seu sistema.

No geral, as redes sociais são sites criados com o objetivo de promover e facilitar o compartilhamento entre pessoas na internet.

Como nem tudo na vida segue o curso que queremos, inclusive em ambientes digitais, essa função se estendeu.

Com o passar dos anos, as empresas foram percebendo que estes locais também eram ideais para falar com o público. Em suma, é possível:

  • Apresentar produtos;
  • Explicar formas de uso e funções; 
  • Avisar sobre ofertas;
  • Vender;

Só em ler estas possibilidades os olhos brilham, não é mesmo? No entanto, isso é só o começo.

Além de todas essas funções, as marcas podem usar as redes sociais para ações muito mais importantes. Por exemplo, para estreitar a relação com o público e clientes em potencial.

Uma das melhores formas de aumentar as vendas, se não, a melhor, é falar a língua do público, trazê-lo para perto.

Desse modo, interagir com as pessoas, responder às suas dúvidas, dar dicas e fazer com que elas se sintam parte do negócio é essencial. 

Quer saber qual o melhor caminho para isso? Acredite! As mídias sociais são os ambientes ideais.

Os meios usados para atingir estes objetivos são a postagem de fotos, vídeos, lives, anúncios e muito mais.

Quando os criadores perceberam que as marcas estavam dominando estes ambientes, também tiveram uma mudança de postura. A partir daí foram criadas ferramentas para facilitar os negócios. 

Por fim, hoje, temos como falar com as pessoas sobre negócios de forma orgânica e através dos links patrocinados, mas devemos fazer com planejamento.

A primeira parte de um plano de ações nas mídias sociais é definir em quais locais trabalhar. Para isso a dica é correr atrás dos seus clientes.

Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil pelas marcas?

Criadas para melhorar o nível de socialização na internet, estes canais já não se limitam mais a isso. Saber quais são as redes sociais mais usadas no Brasil pelas marcas vai te elevar ao próximo nível.

Então, vejamos, a seguir, quais são as redes sociais mais usadas em nosso país.

1. Instagram

O Instagram é uma mídia com foco principal no compartilhamento de fotos. No entanto, hoje os vídeos também são um ponto forte.

Com 1,4 bilhões de usuários ativos e, segundo dados de pesquisas recentes, 110 milhões no Brasil, não podemos desconsiderá-lo.

São 47% dos brasileiros conectados nessa rede, sendo assim, mesmo ocupando o terceiro lugar nesse ranking, muitas empresas podem se beneficiar com ela.

2. Messenger

Em tese, nem todos consideram o Messenger como uma rede social, mas embora seja um app de mensagens, também interagimos de muitas formas por lá.

Nessa lista, o Messenger ocupa o quarto lugar e é mais usado para tirar dúvidas e encaminhar até um site de vendas.

3. YouTube

O YouTube, nossa popular rede de compartilhamento de vídeos, é, sem dúvida, um ótimo lugar para as empresas.

Temos aqui mais de 2 bilhões de usuários ativos. Da mesma forma que a mídia anterior, há quem não a veja como rede social.

O importante é que as marcas estão usando e obtendo ótimos resultados, tanto que o mesmo ocupa o segundo lugar no nosso ranking.

4. Facebook

Desde 2020 no primeiro lugar, o ilustre Facebook ainda é a rede social mais acessada no Brasil.

Dentre os quase 3 bilhões de usuários, o espaço conta com 130 milhões de brasileiros ativos. 

Estas são as redes sociais mais usadas no Brasil em 2021 e 2022, mas como saber em quais sua empresa deve estar? Monitorando seus concorrentes.

Por que e como monitorar a concorrência nas redes sociais?

A maneira mais simples, objetiva e assertiva de saber onde está seu público é buscando empresas do seu ramo que fazem sucesso.

Em resumo, se uma grande marca de confecções masculinas está indo bem no Instagram é porque esse público está lá.

Sendo assim, empresas desse setor, devem buscar dados sobre como a mesma está atuando, quais são as ações, etc.

O resultado dessa estratégia é garantido, mas não se engane, a tarefa não é nada simples.

A priori, você precisa trabalhar com dashboards, mas analisar estes dados é algo que só profissionais conseguem fazer. 

Olhar um banco de dados tão extenso e retirar tudo aquilo que é importante para criar estratégias eficazes demanda experiência.

Sendo assim, se não quiser perder tempo, minha sugestão é que você procure opções como a Zeeng uma plataforma all-in-one que faz todo esse serviço por você. Tudo online e fácil de usar.

Com ela podemos ter informações sobre a própria marca e também dos principais concorrentes. 

Assim, dentre outras coisas reduzimos os gastos, tendo em vista que vamos investir em ações com resultados comprovados. Agora que você já sabe quais são as redes sociais mais usadas no Brasil pelas marcas, que tal fazer uma análise competitiva para crescer sua empresa? Entre em contato pelo WhatsApp da Zeeng.

Isabella Cortez

Publicitária, criadora de conteúdo e muito fã de cinema, Isa é a Social Media no time de marketing da Zeeng.

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em maio

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua edição de maio. Conforme observamos no primeiro quarto do ano, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Mas será que essa nova pluralidade permanecerá nos próximos meses? Bora conferir os 10 vídeos mais visualizados no Youtube […]

Estudo das Agências: a segunda edição já está no ar

Há pouco mais de um ano, lançamos a primeira versão do nosso Estudo das Agências, que virou referência de análise competitiva no segmento. Agora, trouxemos a segunda edição do material, repleta de insights valiosos para o mercado. O alto nível competitivo no ambiente digital, propicia a criação de um ambiente altamente dinâmico. Dessa forma, as […]

Turismo: análise competitiva das principais marcas do mercado

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o turismo no Brasil ainda não consegue recuperar o prejuízo da pandemia. O volume de prestação de serviços relacionadas ao setor teve alta de 4,5% em março, comparando com o mês de fevereiro. Apesar da alta, o valor ainda está 6,5% abaixo da média pre-pandêmica. Com […]

Dia das mães: análise competitiva das marcas mais lembradas

Uma das datas mais importantes para o varejo, o Dia das Mães deve faturar aproximadamente 4% a mais em 2022 que o ano anterior. Dessa forma, é essencial observar como as marcas mais lembradas pelos consumidores nesta data se comunicam nas redes sociais. Metodologia Todas as informações apresentadas no material tem como fonte a Zeeng […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em abril

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua edição de abril. Conforme observamos no primeiro trimestre do ano, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Mas será que essa nova pluralidade permanecerá nos próximos meses? Bora conferir os 10 vídeos mais visualizados no Youtube […]

Indústria Farmacêutica e ESG: o posicionamento real das marcas

No último ano, lançamos um estudo sobre como a Indústria Farmacêutica vêm lidando com pautas de ESG. Conforme as constantes mudanças deste mercado, trouxemos uma versão atualizada e mais prática deste estudo. Em uma análise das principais marcas deste mercado, segundo Zeeng Score, iremos comparar os esforços das mesmas em relação a práticas de ESG. […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em março

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua edição de março. Conforme observamos no ranking de janeiro e fevereiro, a predominância do setor financeiro vem caindo consideravelmente em comparação aos últimos meses de 2021. Dessa forma, podemos perceber uma variedade significativa de marcas nos primeiros meses do ano. Mas será […]

Vertical Farmacêutica: a performance digital das principais marcas

Com o intuito de facilitar a visualização de dados comparativos, criamos a Vertical Farmacêutica, uma solução simples e prática para a sua melhor experiência. A crescente competitividade do setor farmacêutico gerou uma demanda urgente de novas formas de analisar a concorrência e comparar seus resultados. Dessa forma, soluções tradicionais não seriam mais suficiente para cobrir […]

Bancos Digitais: como estão performando nas redes sociais?

Não é novidade que o mercado financeiro do Brasil está sendo dominado pelos bancos digitais e fintechs. Como resultado, é o segundo país com o maior crescimento (73%) de adesão ao modelo, segundo pesquisa do banco digital N26 em parceria com a Accenture. Entre os benefícios que atribuem o sucesso deste modelo no mercado brasileiro, […]

Twitter Trends 2022: 3 tendências para ficar de olho na plataforma

São dois anos de pesquisa e bilhões de tweets analisados no relatório Twitter Trends 2022. Então, é claro que vamos fazer o que fazemos de melhor: simplificar para você. De acordo com a plataforma, as maiores mudanças ocorrem silenciosamente. Uma ideia se torna uma conversa e conversas se tornam cultura. Por isso, é imprescindível se […]
1 2 3 7
cross