Bite-size content: um conteúdo com gosto de quero mais

Você já deve estar cansado de saber que a nossa atenção digital está cada vez mais limitada. É um número infinito de conteúdos que podem passar despercebidos pelos 8 segundos de foco do usuário. O bite-size content entra nessa busca por equilíbrio entre conteúdo e atenção.

A princípio pode não parecer tão importante, mas é uma estratégia cada vez mais forte para o digital. Inclusive, falamos sobre os vídeos nesse formato já serem tendência para o próximo ano.

O que é?

Os caracteres limitados do Twitter. Os vídeos curtos do TikTok. Os stories do Instagram. Todos esses formatos são possibilidades práticas de bite-size content. A intenção deles também é a mesma: que você consuma mais conteúdo em menos tempo.

O “conteúdo em tamanho de mordida” é uma maneira direta de atrair a atenção do seu usuário. Seja usando um meme, uma informação útil ou uma citação. O importante é que o leitor consiga assimilar todas as informações que você quer passar, em poucos segundos.

bite-size content zeeng

Suas vantagens

Antes de tudo, é preciso deixar claro que esse tipo de conteúdo é um recurso para a sua estratégia, não uma obrigatoriedade. Problemas diferentes, requerem soluções diferentes.

O que torna esse formato tão atrativo é a sua objetividade. Como o próprio nome sugere, o que cabe em uma mordida deve conter todo o sabor da receita completa. Ou seja, tem que dar aquele gostinho de quero mais.

Seu principal benefício é um interesse maior pelo seu perfil ou sua página. Além disso, conteúdos curtos requerem menos tempo de produção, ajudam a equilibrar a pauta e captam a atenção direta do seguidor.

Como produzir um bite-size content de respeito

Por fim, agora que você entende como funciona esse formato de conteúdo e seus benefícios, vamos conversar sobre a sua produção. De antemão, é importante saber que esse formato deve ser fácil de assimilar, ou seja, deve gerar identificação e empatia.

Pela sua simplicidade e objetividade, é ideal para redes sociais. Podendo ser um vídeo curto, um tweet, um meme, infográfico e até mesmo alguma lista útil. O imprescindível é que o usuário se sinta impactado com isso de alguma forma. Assim como você pensa na estratégia quando cria um conteúdo longo, é necessário saber exatamente o porquê criar esse conteúdo curto.

Então, lá vão alguns exemplos:

Vida longa ao meme

Podemos ver o uso do formato de meme neste post, como uma boa forma de mostrar os diferenciais da plataforma Zeeng. Utilizando o bom humor, é uma forma simples de mostrar para o usuário como ele se beneficia com a ferramenta.

Seja útil

Assim como o bite-size content auxilia no equilíbrio da pauta de quem está produzindo, pode ajudar também quem está consumindo. Aqui, temos um bom exemplo de como criar um conteúdo útil e fácil para o usuário. Afinal, é importante sempre ficar de olho no calendário.

Recomendações são sempre bem vindas

Bem como o exemplo anterior, aqui temos outro conteúdo útil. As recomendações não precisam ser 100% sobre produções da sua marca. Você pode usar conteúdo de parceiros ou de outros produtores que você admira.

Não somente é possível criar um laço com o seu público, como também permite a conexão com outras marcas que você acompanha.

O poder do vídeo

@zeengbr

baixe o passo a passo completo de rotina de inteligência e análise competitiva através do Instagram ##marketingdigital ##foryou ##datadriven

♬ Wait a Minute! – WILLOW

O protagonista do momento chegou. Como resultado do sucesso do TikTok, as outras plataformas de redes sociais também investiram nesse formato.

Além disso, é menos complexo que o formato de vídeo tradicional e pode auxiliar na geração de interações orgânicas.

analise de concorrência

Gosta do nosso conteúdo? Então nos siga no Instagram. Lá, postamos diariamente sobre os mais diversos temas do universo do marketing digital e dados.

Posts Relacionados