Com o intuito de facilitar a visualização de dados comparativos, criamos a Vertical Farmacêutica, uma solução simples e prática para a sua melhor experiência.
A crescente competitividade do setor farmacêutico gerou uma demanda urgente de novas formas de analisar a concorrência e comparar seus resultados. Dessa forma, soluções tradicionais não seriam mais suficiente para cobrir os esforços do concorrente.
Assim nasce a Vertical Farmacêutica, um raio-x completo da performance dos principais nomes do seu setor como você nunca viu antes. Permitindo que você analise mais de 200 marcas do setor catalogadas na plataforma.
Em suma, todas as informações apresentadas no material tem como fonte a Zeeng – Data Driven Platform, e para essa análise, categorizamos as marcas em dois setores: rede de farmácias e indústria farmacêutica.
Começando pela categoria rede de farmácias, consideramos: Panvel, Drogaria São Paulo, Drogasil, Droga Raia, Drogarias Pacheco, Ultrafarma, Drogaria Pague Menos, Farmácias São João, Extrafarma e Drogaria Venancio.
Por fim, em indústria farmacêutica consideramos: Pfizer Brasil, Bayer Brasil, Eurofarma, Grupo Merck Brasil, Aché, Sanofi Brasil, Janssen Brasil, Prati Donaduzzi, GSK Brasil e Roche Brasil.
Sem mais delongas, vamos aos resultados!
Antes de tudo, unimos as 20 marcas consideradas nesta análise para formar um ranking geral de performance digital. Desse modo, já podemos perceber que há certo equilíbrio entre as duas categorias, com pequena vantagem das marcas de rede farmacêutica.
O Zeeng Score é a nossa métrica própria. Consolidando mais de 60 indicadores de redes sociais, conteúdo noticioso e web analytics, nossos robôs geram a sua nota de performance.
Como resultado, entre as 10 marcas de farmácias com o melhor desempenho, a líder é a Drogaria São Paulo, com 8,19 pontos de Zeeng Score. Além disso, também é importante ressaltar a Drogasil como destaque na segunda posição.
O Ativo Social é a soma de todos os fãs de cada marca, analisando o volume de seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.
Assim como tem o melhor Zeeng Score, a Panvel também possui o maior número de fãs nas redes sociais. Dessa forma, com uma soma de 2 milhões, tem pouco menos do dobro de seguidores da segunda colocada, Drogaria Pague Menos (1.1 milhão).
Outro fator muito importante para a performance de uma marca, é o volume total de postagens realizadas. Sobretudo, quais são as marcas que mais postam e ocupam este espaço no feed dos seus fãs.
A Drogaria Pague Menos foi a marca mais presente nas redes sociais, com foco no Facebook e Youtube. Assim, a rede de farmácias realizou 682 posts no período analisado.
Apesar de parecer uma métrica superficial, os posts com o maior número de interações são um excelente termômetro de o que o público está consumindo.
Apesar de não ser a marca que mais postou nas redes sociais, a Drogarias Pacheco garantiu o seu destaque no Facebook, obtendo a postagem com o maior número de interações.
Agora, entre as postagens com o maior número de interações no Instagram, a Drogaria Venancio ocupou as duas primeiras posições.
Enquanto isso, quem obteve o post com o maior volume de interações no Twitter foi a Ultrafarma.
Por fim, quem produziu o vídeo com maior número de interações foi a Drogarias Pacheco. Em seguida, a Drogaria Venancio ocupa a segunda e a terceira posição.
Entre as 1.2k publicações realizadas pelas marcas durante o período analisado, 389 foram relacionadas a Drogasil. Sendo assim a rede de farmácias com o maior volume de conteúdo noticioso (31,89%).
Entre as 10 marcas de laboratórios e indústria farmacêutica com o melhor desempenho, a líder é a Pfizer Brasil, com 7,70 pontos de Zeeng Score.
Apesar de não ter o melhor Zeeng Score, a Bayer Brasil possui o maior número de fãs nas redes sociais. Com uma soma de 700k, tem pouco menos do dobro de seguidores da segunda colocada, GSK Brasil (380k).
A Eurofarma foi a marca mais presente nas redes sociais, com foco no Twitter e Facebook. Dessa forma, a rede de farmácias realizou 180 posts no período analisado.
Apesar de não ser a marca que mais postou nas redes sociais, a Bayer Brasil garantiu o seu destaque no Facebook, obtendo duas postagens com o maior número de interações.
Entre as postagens com o maior número de interações no Instagram, a Sanofi Brasil ocupou a primeira posição.
Além de ser a marca que mais postou nas redes sociais, a Eurofarma também foi a marca com o maior volume de interações em um tweet.
Por fim, quem produziu o vídeo com melhor engajamento foi a Pfizer Brasil.
Entre as 26k de notícias veiculadas durante o período analisado, 17k foram relacionadas a Pfizer Brasil. Sendo assim a rede de farmácias com o maior volume de conteúdo noticioso (66,74%).
Primeiramente, podemos concluir que não há grandes diferenças relacionadas aos resultados de performance digital das duas categorias. Entretanto, há uma certa disparidade relacionada a parte estratégica.
Enquanto as redes de farmácias realizam aproximadamente 5 vezes mais postagens nas redes sociais, as marcas da indústria focam em publicações institucionais mais selecionadas. Por outro lado, quando analisamos o conteúdo noticioso, podemos ver uma diferença de +15k no volume de notícias relacionadas a indústria farmacêutica.
Por isso, uma solução como a Vertical Farmacêutica é tão importante para a geração de análises mais assertivas e práticas. Não apenas é útil para agilizar o processo de comparação, selecionando apenas marcas do mesmo setor, como também facilita esse processo de diferenciação entre marcas que acabam por não possuir a mesma “classe”.
Dessa forma, a Zeeng se compromete com uma visão holística do marketing digital. Assim, além de redes sociais, a plataforma também conta com métricas para notícias, clipping e web analytics – tudo para ajudar o seu processo estratégico a ser mais prático e inteligente.
Enfim, quer saber mais? Faça um trial gratuito agora 🙂