Não é de hoje que o argentino Lionel Messi, que comandou a seleção argentina ao terceiro título mundial no Catar, é um verdadeiro tsunami nas redes sociais.
Segundo análise da Sports Value com a Zeeng, não é a primeira vez que Messi mostra sua pujança digital. As notícias na imprensa, além das redes sociais tem enorme peso para Messi. O que ele faz em campo reverbera fortíssimo no digital.
O craque já havia mostrado seu poder, quando foi transferido do Barcelona para o PSG e conseguiu que o time francês crescesse absurdamente em seguidores. O nível de engajamento nas redes do PSG superou gigantes como o Barcelona, graças a chegada do craque.
A análise observou o movimento dos ídolos no ambiente digital nos últimos três anos. Por exemplo, nesse período de 2020 a 2022, Messi obteve 102 mil notícias, frente a 63 mil de CR7.
Com quase 62 milhões de interações, a publicação considerada a maior da história é de Messi. Em sua maioria, os posts mais engajados do craque são atuais. Outro dado incrível: somente 5 posts diretamente ligados à Copa do Mundo somaram 205 milhões de interações.
Todas as três publicações com o maior engajamento tem como tema principal a vitória da Argentina na Copa do Mundo.
Em seguida, temos na quarta posição a icônica publicidade dos craques Messi e Ronaldo para a marca francesa Louis Vuitton.
Em grau de comparação, o post de CR7 com mais curtidas na história, é essa mesma foto da Louis Vuitton. Logo depois, sua publicação após a eliminação no Catar gerou quase 32 milhões e a gravidez de sua esposa em 2021, quase 33 milhões.
O craque Neymar também teve os maiores posts da história associados a essa Copa do Mundo. A eliminação para a Croácia teve quase 23 milhões de interações e uma foto de Messi mais de 21 milhões.
A magnitude do feito, dentro de uma final de Copa do Mundo, com mais de 1 bilhão de telespectadores ajuda a explicar. Entretanto, na prática Messi é mais que um post em redes. Seu score digital vem dos seus feitos futebolísticos e recordes inacreditáveis.
Melhor do que ser um bom “produto no digital”, Messi é um bom produto de futebol, uma trajetória de atleta impecável e pouco foco em festas e assuntos paralelos à sua carreira.
Dessa forma, seu marketing é ser o melhor jogador de sua época, agora ao lado de nomes como Maradona e Pelé.
Messi é o melhor ídolo que poderíamos querer!