Em parceria com a Sports Value empresa líder do mercado em sports analytics de finanças, marketing e trends lançamos um estudo inédito avaliando os ativos digitais dos clubes de futebol da América Latina.
Foram analisadas quatro variáveis para a consolidação dos números:
Número de seguidores, interações totais, interações relativas (eficiência dos posts) e o Zeeng Score – uma métrica que analisa web analytics, notícias na imprensa e performance nas redes sociais.
O valor total do ativo digital representa o potencial de receitas que podem ser geradas em diferentes formatos. Sem contar e-commerce, apenas em branding.
Os ativos digitais dos maiores clubes LATAM tem um valor somado de US$ 115 milhões, em maio de 2021.
Instagram é responsável por US$ 60 milhões, ou 52% do total, enquanto o Facebook é por outros US$ 29 milhões, ou 25% do total.
Clubes brasileiros dominam o Youtube, valem US$ 21 milhões dos US$ 25 milhões no total, ou 84%.
Além disso, avaliamos o valor dos ativos digitais dos times por torcedor. A análise considera o valor dos ativos digitais em relação ao número total de seguidores. Muitos clubes são mais eficientes que outros, mesmo com menos torcida.
Clubes Latino-americanos têm uma mina de ouro para explorar. O valor de seus ativos digitais é a prova deste potencial inexplorado.
Modelos de monetização vão muito além de visibilidade de marcas patrocinadores no rodapé de posts, ou posts “publieditorial” sem impacto algum.
O foco agora é marketing de conteúdo, inovação mercadológica e construção de storytelling potente. Com estratégia e plano de longo prazo e com resultados de curto prazo.
Para fazer o download do estudo completo é só preencher o formulário abaixo:
Para saber mais sobre performance digital nos esportes é só solicitar um trial gratuito e personalizado aqui.