Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

A grama do meu concorrente está mais verde do que a minha. E agora?

Por Eduardo Prange

Existe um ditado bastante popular que diz "a grama do vizinho é sempre mais verde", no sentido de que aquilo que é do outro sempre parece ser melhor do que o nosso. Mas como certificar de que isso, de fato, está acontecendo? E como tirar o melhor proveito desta situação?

Imagine a seguinte cena: você chega em casa, após um longo dia de trabalho, senta no sofá com o seu smartphone e começa a navegar pela internet. De repente, se depara com anúncios e ofertas do seu concorrente, que parecem ser imperdiveis.Você clica no CTA e é fisgado por sua estratégia de aquisição, passando a navegar por toda sua presença digital (site, redes sociais, notícias, app, etc) e fica assustado com tantas informações relevantes e precisas. Neste momento você começa a comparar tudo isso com a sua empresa, ficando com aquela sensação de impotência, juntamente de uma "bela" dose de síndrome do impostor.

Ao fazer esta comparação, você tem a mais absoluta certeza de que a grama do vizinho é bem mais verde do que a sua. Acertei? A grande questão aqui está relacionada a dois fatores absolutamente complementares: perspectiva e parâmetros racionais.

Na perspectiva de quem está "de fora", tudo parece muito mais alinhado e ajustado. Experimente colocar uma lupa sobre uma planta que você acha linda, e descubra suas imperfeições. Obviamente que a natureza possui um dom natural que favorece a exposição de suas qualidades, fortalecendo ainda mais a tese de que tudo, sem a lupa, parece mais perfeito do que é.

O mesmo acontece no monitoramento da concorrência!

Só que para piorar, a competitividade dos negócios está maior do que nunca, e você já nem sabe mais com quem está concorrendo. De onde surgem os novos entrantes? Do que eles vivem? Do que se alimentam?

E é aí que entra a necessidade de sistematizar este processo, para que você tenha parâmetros racionais comparativos e consiga aprofundar suas impressões através das constatações e das evidências necessárias. Ou seja, para que você coloque a mesma lupa usada na sua empresa sobre os seus concorrentes.

"Tá, Eduardo, mas e se mesmo assim eu constatar que o meu concorrente está sendo mais eficiente do que eu?"

A resposta é: Estratégias de Benchmarking, para usar e abusar 😀

Entenda o que está sendo bem feito pelo seu concorrente e veja o que você poderia adotar. Inclusive, fazer melhor! Qual o formato da sua comunicação? Qual o tom de voz utilizado? Qual a frequência com que se comunica? Quais são os dias e horários em que suas publicações geram mais resultados? Onde se encontram as suas fraqueza (oportunidades para você)? E por aí vai!

Pare de lamentar e valorizar a grama do vizinho. Comece a reparar e aperfeiçoar a sua, assim como a Bru e a Isa nos orientam nesta edição do vídeo do #SegueOFio:

Eduardo Prange

CEO e founder da Zeeng.

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

Monitoramento de Redes Sociais: Dados, Estratégias e Impacto no Mercado Digital

Introdução As redes sociais transformaram-se em um campo essencial para estratégias de marketing digital e inteligência de mercado. Monitorar e analisar dados de redes sociais não é mais opcional, mas sim uma necessidade estratégica para empresas que buscam não apenas sobreviver, mas prosperar em um ambiente altamente competitivo e dinâmico. Este artigo aprofunda como ferramentas […]

Benchmarking na Comunicação: O Mapa para Superar a Concorrência e Otimizar Resultados

Navegando no Oceano da Comunicação – Você Sabe Onde Está? No dinâmico universo da comunicação digital, onde novas tendências, plataformas e vozes surgem a cada instante, navegar sem um mapa claro pode ser perigoso. Você sabe como sua marca se posiciona em relação aos concorrentes? Seus resultados estão acima ou abaixo da média do mercado? […]

TikTok na Zeeng: Agora é possível monitorar a rede social que mais cresce no mundo!

O TikTok se consolidou como uma das principais redes sociais do mundo, impactando diretamente a forma como marcas e consumidores interagem com conteúdo digital. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos globais e uma base crescente no Brasil, a plataforma se tornou essencial para qualquer estratégia de marketing digital. Agora, a Zeeng traz essa […]

Instagram Benchmark 2025: Quais sãos as principais referências em engajamento no Instagram em 2025?

O Instagram continua sendo um dos principais canais de engajamento para marcas, influenciadores e negócios. Mas quem realmente está dominando as interações na plataforma? A análise de dados entre 1º de janeiro e 20 de fevereiro de 2025 revelou que influenciadores digitais, entretenimento e e-commerce lideram o ranking de engajamento, enquanto segmentos como educação superior […]

O que é Benchmarking Inspiracional e por que ele é importante em minha estratégia de comunicação?

Você já ouviu falar sobre o Benchmarking Inspiracional? Saiba que ele é uma ferramenta poderosa para elevar sua estratégia de comunicação a outro nível! Neste artigo, vamos explorar o que é o Benchmarking Inspiracional e, mais importante, por que você não pode ignorá-lo em suas táticas de marketing e comunicação. O Benchmarking Inspiracional é muito […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em maio

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua quinta edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em abril

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua quarta edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em março

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua terceira edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em fevereiro

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua segunda edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em janeiro

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua primeira edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]
cross