Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

A grama do meu concorrente está mais verde do que a minha. E agora?

Por Eduardo Prange

Existe um ditado bastante popular que diz “a grama do vizinho é sempre mais verde”, no sentido de que aquilo que é do outro sempre parece ser melhor do que o nosso. Mas como certificar de que isso, de fato, está acontecendo? E como tirar o melhor proveito desta situação?

Imagine a seguinte cena: você chega em casa, após um longo dia de trabalho, senta no sofá com o seu smartphone e começa a navegar pela internet. De repente, se depara com anúncios e ofertas do seu concorrente, que parecem ser imperdiveis.Você clica no CTA e é fisgado por sua estratégia de aquisição, passando a navegar por toda sua presença digital (site, redes sociais, notícias, app, etc) e fica assustado com tantas informações relevantes e precisas. Neste momento você começa a comparar tudo isso com a sua empresa, ficando com aquela sensação de impotência, juntamente de uma “bela” dose de síndrome do impostor.

Ao fazer esta comparação, você tem a mais absoluta certeza de que a grama do vizinho é bem mais verde do que a sua. Acertei? A grande questão aqui está relacionada a dois fatores absolutamente complementares: perspectiva e parâmetros racionais.

Na perspectiva de quem está “de fora”, tudo parece muito mais alinhado e ajustado. Experimente colocar uma lupa sobre uma planta que você acha linda, e descubra suas imperfeições. Obviamente que a natureza possui um dom natural que favorece a exposição de suas qualidades, fortalecendo ainda mais a tese de que tudo, sem a lupa, parece mais perfeito do que é.

O mesmo acontece no monitoramento da concorrência!

Só que para piorar, a competitividade dos negócios está maior do que nunca, e você já nem sabe mais com quem está concorrendo. De onde surgem os novos entrantes? Do que eles vivem? Do que se alimentam?

E é aí que entra a necessidade de sistematizar este processo, para que você tenha parâmetros racionais comparativos e consiga aprofundar suas impressões através das constatações e das evidências necessárias. Ou seja, para que você coloque a mesma lupa usada na sua empresa sobre os seus concorrentes.

“Tá, Eduardo, mas e se mesmo assim eu constatar que o meu concorrente está sendo mais eficiente do que eu?

A resposta é: Estratégias de Benchmarking, para usar e abusar 😀

Entenda o que está sendo bem feito pelo seu concorrente e veja o que você poderia adotar. Inclusive, fazer melhor! Qual o formato da sua comunicação? Qual o tom de voz utilizado? Qual a frequência com que se comunica? Quais são os dias e horários em que suas publicações geram mais resultados? Onde se encontram as suas fraqueza (oportunidades para você)? E por aí vai!

Pare de lamentar e valorizar a grama do vizinho. Comece a reparar e aperfeiçoar a sua, assim como a Bru e a Isa nos orientam nesta edição do vídeo do #SegueOFio:

Eduardo Prange

CEO e founder da Zeeng.

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

O que é Benchmarking Inspiracional e por que ele é importante em minha estratégia de comunicação?

Você já ouviu falar sobre o Benchmarking Inspiracional? Saiba que ele é uma ferramenta poderosa para elevar sua estratégia de comunicação a outro nível! Neste artigo, vamos explorar o que é o Benchmarking Inspiracional e, mais importante, por que você não pode ignorá-lo em suas táticas de marketing e comunicação. O Benchmarking Inspiracional é muito […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em maio

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua quinta edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em abril

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua quarta edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em março

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua terceira edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em fevereiro

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua segunda edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em janeiro

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua primeira edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em 2022

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua edição anual. Conforme observamos durante os meses, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Mas será que essa pluralidade permanecerá ao analisarmos o conjunto do ano inteiro? Bora conferir os 10 vídeos mais visualizados no Youtube […]

Social Media Radar: alertas diários sobre o mercado

O Social Media Radar veio para te manter atualizado de todas as novidades do mercado de redes sociais, tendências e comunicação digital. Em meio as rápidas mudanças no ambiente digital, sabemos que não é fácil manter-se atualizado de todas as novidades. Por isso, criamos um recurso para que você receba diariamente, na sua caixa de […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em novembro

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua edição de novembro. Conforme observamos no primeiro semestre do ano, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Mas será que essa pluralidade permanecerá nos próximos meses? Bora conferir os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em outubro

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua edição de outubro. Conforme observamos no primeiro semestre do ano, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Mas será que essa pluralidade permanecerá nos próximos meses? Bora conferir os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em […]
cross