Assim como analisamos a performance dos patrocinadores do programa, agora está na hora da análise comparativa do primeiro mês de #BBB22.
Desde o início da pandemia, o programa vem sendo uma importante fonte de entretenimento para os lares brasileiros. Por isso, a expectativa para esta edição estava imensa antes mesmo de anunciarem os participantes.
Mas, infelizmente, a “edição do amor” não cativou o público. O Ibope deste primeiro mês ficou cinco pontos atrás em comparação à edição passada.
Sob o mesmo ponto de vista, será que o #BBB22 também flopou nas redes sociais?
Todas as informações apresentadas no material tem como fonte a Zeeng – Data Driven Platform. Dessa forma, consideramos todos os participantes e patrocinadores do programa. Entretanto, serão feitas análises em secções para os participantes – pipoca, camarote e visão geral.
Vamos aos resultados?
O Zeeng Score é a nossa métrica própria. Consolidando mais de 60 indicadores de redes sociais, conteúdo noticioso e web analytics, nossos robôs geram a sua nota de performance.
Entre os participantes do grupo pipoca, quem tem o melhor desempenho geral foi o Eliezer, com pontuação de 6,50 no Zeeng Score. Desse modo, o brother se destacou nas métricas de Notícias e Redes Sociais.
O Ativo Social é a soma de todos os fãs de cada participante, analisando o volume de seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.
Apesar de não ter o melhor Zeeng Score, o Vyni possui o maior número de fãs nas redes sociais. Com uma soma de 4.3 milhões, tem seu maior público no Instagram.
Outro fator muito importante para a performance de uma marca, é o volume total de postagens realizadas. Sobretudo, quais são as marcas que mais postam e ocupam este espaço no feed dos seus fãs.
Mais uma vez, Vyni se destaca. Agora, sendo o participante mais presente nas redes sociais, com foco em interações no Twitter. Assim, o brother realizou 1.7k posts no período analisado.
Apesar de parecer uma métrica superficial, os posts com o maior número de interações são um excelente termômetro de o que o público está consumindo.
Como previsto, os três posts com o maior número de interações no Facebook são do Vyni.
Os posts mais engajados foram do Vyni e do Rodrigo. Entretanto, a postagem de Rodrigo foi realizada após sua eliminação do programa.
No Twitter, Gustavo obteve a postagem com o maior número de interações. Porém, os outros dois posts deste Top 3 foram de Nat.
Por fim, o pipoca que produziu os vídeos com maior número de interações foi o Eli.
Entre os participantes do grupo camarote, quem teve o melhor desempenho geral foi o Jade Picon, com pontuação de 7,30 no Zeeng Score. Desse modo, a sister se destacou nas métricas de Notícias e Redes Sociais.
Além de ter o melhor Zeeng Score, a influenciadora Jade Picon também possui o maior número de fãs nas redes sociais. Com uma soma de 22 milhões, tem seu maior público no Instagram e Youtube.
A cantora e atriz, Linn da Quebrada foi a participante mais presente nas redes sociais, com foco em interações no Twitter. Assim, a sister realizou 2.1k posts no período analisado.
Dentre os três posts com o maior número de interações no Facebook, Tiago Abravanel aparece nos dois primeiros.
Como previsto, Jade Picon foi a sister com os posts mais engajados do Instagram.
Dividindo o ranking no Twitter, Tiago Abravanel e Jade Picon dominam mais uma rede.
Por fim, o camarote que realizou os vídeos com maior número de interações foi Naiara Azevedo. Além da liderança, a sister ocupou duas posições do Top 3.
Reunimos aqui o Top 10 participantes desta edição em Zeeng Score. Entre eles, quem teve o melhor desempenho geral foi Jade Picon, com pontuação de 7,30 no Zeeng Score. Os únicos participantes do pipoca a entrarem para o Top 10 geral foram Eli, Nat e Vyni.
Assim como na análise dos camarotes, a influenciadora Jade Picon continua sendo a sister com o maior número de fãs nas redes sociais.
O resultado das postagens com o maior número de interações foi exatamente o mesmo dos camarotes, sem destaque algum para os pipocas.
Entre as marcas patrocinadoras, quem tem o melhor desempenho geral é a Avon, com pontuação de 9,18 no Zeeng Score. Desse modo, a empresa garante uma boa performance em todos os indicadores analisados.
Assim como na nossa última análise, a Coca-Cola possui o maior número de fãs nas redes sociais. Com uma soma de 110 milhões, tem seu maior público no Facebook e Instagram.
Neste primeiro mês de programa, a Americanas foi a marca mais presente nas redes sociais, com foco em interações no Twitter. Assim, a empresa realizou 322 posts no período analisado.
As postagens com o maior volume de interações no Facebook foram do Quinto Andar e Tiktok.
No Instagram, o McDonald’s garantiu o post melhor engajado em parceria com o brother Luciano. Em um ranking bem diverso, C&A e Avon também se destacam com postagens relacionadas ao programa.
Assim como no Instagram, os posts com o maior número de interações no Twitter foram relacionados ao programa. E quem levou a primeira posição foi 99 App.
Novamente, o Quinto Andar aparece com posts de grande destaque, agora no Youtube.
Monitore a presença digital dos brothers e sisters em tempo real com um dashboard exclusivo da Zeeng.
Como podemos perceber, ao contrário das edições anteriores, os protagonistas do #BBB22 nas redes sociais são os camarotes. Entre os participantes que mais se destacaram no primeiro mês de programa, podemos citar Jade Picon e Eliezer.
Em relação aos patrocinadores, Quinto Andar e McDonald’s estão entregando os principais resultados em volume de interações nas postagens realizadas neste mês.
Entretanto, conforme o “fogo no parquinho” ao decorrer do programa, poderemos obter resultados bem diferentes nos próximos meses.
Essas análises comparativas são importantes para entender e conseguir prever o comportamento do público enquanto acompanhamos o programa. Por isso, a Zeeng se compromete com uma visão holística do marketing digital. Além de redes sociais, a plataforma também conta com métricas para notícias, clipping e web analytics. Para ajudar o seu processo estratégico a ser mais prático e inteligente.
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