Não é novidade que o mercado financeiro do Brasil está sendo dominado pelos bancos digitais e fintechs. Como resultado, é o segundo país com o maior crescimento (73%) de adesão ao modelo, segundo pesquisa do banco digital N26 em parceria com a Accenture.
Entre os benefícios que atribuem o sucesso deste modelo no mercado brasileiro, está à agilidade e facilidade para os usuários. Além disso, os custos menores, anuidades gratuitas e atendimento personalizado, também cooperam para o êxito do setor.
Entretanto, como nem tudo são flores, a falta de interação pessoal costuma ser um obstáculo para potenciais clientes. Dessa forma, considerando benefícios e dificuldades, como estes bancos estão performando nas redes sociais?
Todas as informações apresentadas no material tem como fonte a Zeeng – Data Driven Platform. Dessa forma, consideramos os 5 melhores bancos digitais, segundo ranking da TecMundo: Banco Inter, Nubank, C6 Bank, Mercado Pago e Neon.
Vamos aos resultados?
O Zeeng Score é a nossa métrica própria. Consolidando mais de 60 indicadores de redes sociais, conteúdo noticioso e web analytics, nossos robôs geram a sua nota de performance.
Entre os bancos digitais, quem tem o melhor desempenho geral é o Nubank, com pontuação de 8,87 no Zeeng Score. Desse modo, a empresa garante uma boa performance em todos os indicadores analisados.
Em seguida, o Banco Inter se destaca com a melhor nota de Web Analytics entre os bancos analisados.
O Ativo Social é a soma de todos os fãs de cada marca, analisando o volume de seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.
Além de ter o melhor Zeeng Score, o Nubank possui o maior número de fãs nas redes sociais. Com uma soma de 6,3 milhões, tem seu maior público no Facebook e Instagram.
Outro fator muito importante para a performance de uma marca, é o volume total de postagens realizadas. Sobretudo, quais são as marcas que mais postam e ocupam este espaço no feed dos seus fãs.
O Mercado Pago foi o banco mais presente nas redes sociais, com foco em interações no Twitter. Assim, a empresa realizou 107 posts no período analisado.
Apesar de parecer uma métrica superficial, os posts com o maior número de interações são um excelente termômetro de o que o público está consumindo.
Apesar de não ser a marca que mais postou nas redes sociais, o Banco Inter garantiu o seu destaque unanime no Facebook.
Os posts mais engajados no Instagram foram do Banco Inter e Nubank. Enquanto um aposta na publicidade off e benefícios, o outro apresenta um produto material.
Não tava chorando não, é a TV que tá ligada… 🥺💸 pic.twitter.com/vg4lhFjdLQ
— Inter (@Bancointer) February 15, 2022
¯\_(ツ)_/¯ pic.twitter.com/pVLsfVP9F9
— Inter (@Bancointer) January 21, 2022
E a patroa @anitta que bateu um papo hilário, cantou o hit Boys Don’t Cry e ainda citou que faz parte do Nubank ontem no Jimmy Fallon, o talk show mais assistido dos EUA? Ela realmente faz o impossível acontecer! Quem aí assistiu? 💜 https://t.co/vzyQtrtH0e
— Nubank (@nubank) February 1, 2022
O Twitter é a rede com o maior esforço em conteúdo. Assim como no Instagram, o Banco Inter e Nubank se destacam novamente, apostando no humor e marketing de influência.
Por fim, quem produziu os vídeos com maior número de interações foi o C6 Bank.
Dessa forma, como podemos perceber, o Nubank e o Banco Inter são protagonistas nas redes sociais. Sobretudo, ambos dominam as categorias relacionadas a interações e ativo social. Como resultado de estratégias de conteúdo voltadas ao público mais jovem, garantem um bom engajamento percentual nas postagens.
Além disso, os bancos também possuem forte presença em conteúdo noticioso e web analytics.
Por isso, a Zeeng se compromete com uma visão holística do marketing digital. Assim, além de redes sociais, a plataforma também conta com métricas para notícias, clipping e web analytics. Tudo para ajudar o seu processo estratégico a ser mais prático e inteligente.
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