Para fechar o ano com chave de ouro, voltamos com uma atualização do nosso estudo de benchmarking de presença digital das principais agências do mercado brasileiro. A versão desta análise, realizada em março, está disponível aqui.
Antes de mais nada, é essencial saber que as agências de comunicação, publicidade e marketing brasileiras são responsáveis por fazer do país um símbolo de mercado criativo no mundo. E mesmo com todo o impacto da pandemia causada pelo COVID-19, este setor não se abalou e rapidamente se reestruturou para os novos modelos de negócios. De acordo com o Censo das Agências 2021, 55,8% das agências voltaram seus esforços em 2020 para melhorias de organização e gestão interna.
O alto nível competitivo no digital, propicia a criação de um ambiente altamente dinâmico. E o resultado disso, vemos nas informações atualizadas das principais métricas de performance digital.
Vamos para a análise?
Para chegar a este ranking, analisamos 341 agências com atuação no Brasil, e considerando mais de 60 variáveis presentes em web analytics, notícias e redes sociais.
Houveram muitas mudanças em comparação ao resultado de março. A liderança do ranking, que era da Almap BBDO, ficou por conta da VMLY&R. Em nove meses, as únicas agências que se mantiveram no Top 10 foram: Almap BBDO, Publicis, Ogilvy, V4 Company e WMcCann.
Em relação a performance das agências no ranking global de websites, apenas seis se destacaram. Entre elas: VMLY&R, Katchum, V4 Company, Almap BBDO, CP+B e WMcCann. Este ranqueamento está diretamente relacionado com a qualidade das estratégias de encontrabilidade das marcas, considerando tanto os esforços de SEO quanto de SEM.
A taxa de rejeição aumentou, em comparação com a análise anterior. A porcentagem foi de 42,1% em março, para 54% em novembro, dada a queda da permanência média nos sites.
Começando pela métrica de ativo social, as cinco agências que obtiveram a maior soma de seguidores e inscritos nas redes sociais foram: VMLY&R, V4 Company, WMcCann, Almap BBDO e Publicis.
Em relação ao volume de postagens, temos o Share of Voice, uma métrica importante para compreender o espaço que as marcas estão ocupando no feed. As agências que garantiram o maior número de posts foram: VMY&R, V4 Company, WMcCann, Agência FCB e Ketchum.
Em seguida, temos o volume de engajamento realizado pelas agências em cada rede social. No Facebook, a agência que obteve o melhor engajamento percentual foi a Ketchum. Enquanto a Wieden Kennedy garantiu a liderança em Instagram e Twitter. Por fim, quem obteve melhores resultados no Youtube foi a Almap BBDO.
Afinal, quais foram as postagens que performaram melhor? Entre os seis posts com maior número de interações, todos foram realizados no Instagram. Além da unanimidade na rede, há também a predominância de duas agências no ranking: V4 Company e WMcCann. O conteúdo destas postagens também é semelhante, com forte apelo institucional.
Em uma feira, por exemplo, ao escolher uma laranja é necessário olhar todos os fatores envolvidos para decidir qual levar para casa. Dessa forma, ao planejar a estratégia de comunicação para a sua marca, é preciso olhar entorno e identificar quais outros fatores importantes para o seu objetivo.
Assim como a laranja muda de acordo com o ambiente, a performance da sua marca também está vulnerável as constantes mudanças de mercado. Por isso, para ficar de olho em tempo real nessas dinâmicas, você pode contar com plataformas como a Zeeng. Visto que a partir de uma visão holística do marketing digital e comunicação, auxilia o seu processo estratégico a ser mais prático e inteligente.