Considerando que a folia ainda não foi liberada 100%, será que o carnaval 2022 rendeu algo as marcas?
Antes da pandemia causada pelo COVID-19, o feriado movimentava em média R$ 9,5 bilhões em receita. Com o afrouxamento de diversas restrições sanitárias, as expectativas para o carnaval 2022 estavam altas. Entretanto, o momento ainda não estava propício para aglomerações. Assim, foram cancelados os eventos relacionados a data em diversas cidades do país.
Então, será que as marcas foram obrigadas a reverem as suas estratégias relacionadas ao feriado nas redes sociais?
Todas as informações apresentadas no material tem como fonte a Zeeng – Data Driven Platform. Dessa forma, consideramos as marcas mais lembradas pelos brasileiros no feriado, segundo relatório da Squid: Skol, Brahma, Farm, Itaipava, Antártica, Heineken, Olla, C&A, Lojas Renner, Ruby Rose e Havaianas.
Período analisado: 01/02/22 até 01/03/22.
Vamos aos resultados?
O Zeeng Score é a nossa métrica própria. Consolidando mais de 60 indicadores de redes sociais, conteúdo noticioso e web analytics, nossos robôs geram a sua nota de performance.
Entre as marcas mais lembradas pelos brasileiros em relação ao carnaval, quem tem o melhor desempenho geral foram as Lojas Renner, com pontuação de 9,03 no Zeeng Score. Ainda que a marca não tenha a melhor nota em cada métrica analisada, a soma da obra garantiu a sua liderança.
O Ativo Social é a soma de todos os fãs de cada participante, analisando o volume de seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.
Apesar de não ter o melhor Zeeng Score, a Heineken possui o maior número de fãs nas redes sociais. Com uma soma de 25 milhões, tem seu maior público no Facebook.
Outro fator muito importante para a performance de uma marca, é o volume total de postagens realizadas. Sobretudo, quais são as marcas que mais postam e ocupam este espaço no feed dos seus fãs.
Em relação ao volume geral de posts, quem garantiu a liderança foi a C&A. Assim, a marca realizou 322 publicações durante o período analisado, com foco no Twitter.
Entre as 922 publicações realizadas pelas marcas durante o período analisado, 87 foram relacionadas ao feriado. Desse modo, apenas 9,4% das publicações realizadas foram referentes ao tema.
Além disso, o pico de postagens ocorreu durante a sexta-feira (25) e segunda-feira (28) precedentes ao carnaval, conforme enxergamos na imagem acima.
Em relação aos termos mais utilizados para referências ao feriado, podemos ver a predominância das bebidas alcoólicas. Principalmente de termos relacionados à Brahma.
Dentre os três posts com o maior número de interações no Facebook, a Skol obteve a postagem com o maior volume de interações.
No Instagram, a Havaianas gabaritou os Top Posts. Em suma, a marca garantiu um alto volume de interações apostando na divulgação de sua coleção para o carnaval 2022.
Assim como o Instagram, também tivemos um gabarito no Twitter. Desta vez a marca que garantiu os tweets com o melhor engajamento foi a Brahma.
A ausência de preview na categoria do Youtube mostra uma aposta comum entre as marcas: o Shorts. Tanto a Havaianas quanto a Brahma utilizaram o novo formato do Youtube para promover suas campanhas de carnaval.
Como podemos perceber, houve uma mudança significativa na estratégia das marcas em relação ano ano anterior. Enquanto, em 2021, as empresas investiam sua divulgação em lives para promover o isolamento no feriado, em 2022, essa visão ficou embaçada com o afrouxamento das restrições sanitárias e cancelamento dos eventos de rua.
Por isso, essas análises comparativas são tão importantes para compreender quais esforços estão sendo investidos e como o público está reagindo.
Dessa forma, a Zeeng se compromete com uma visão holística do marketing digital. Além de redes sociais, a plataforma também conta com métricas para notícias, clipping e web analytics. Para ajudar o seu processo estratégico a ser mais prático e inteligente.
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