A competição é um combustível para a inovação. O surgimento de novas tecnologias e a própria internet e suas inúmeras possibilidades, exigem cada vez mais uma estratégia de marketing não só eficaz, mas principalmente relevante.
É nessa hora que surge a dúvida: como se destacar nesse mar de ofertas? Bom, a resposta pode estar justamente na sua concorrência. Através da análise competitiva, é possível acompanhar tendências e gerar insights valiosos para a sua estratégia.
Uma boa análise entre seus concorrentes, é capaz de antecipar mudanças para o seu negócio, identificar oportunidades e descobrir novas formas de sair na frente no mercado. Com o Big Data, por exemplo, podemos captar e analisar informações, além de cruzar dados, proporcionando uma tomada de decisões mais assertiva.
Mas por onde começar essa análise? A gente explica! Em parceira com a Share, criamos um guia para te ajudar a dar o pontapé inicial na análise da sua concorrência. Vamos nessa?
Antes de se aprofundar entre os seus competidores, você precisa fazer um mergulho pela sua própria estratégia.
Essas são algumas perguntas que você precisa ter mente ao iniciar uma análise competitiva. Fazer um resgate da sua trajetória, entender o seu papel no mercado, onde você está inserido e de que formas você está conversando com o seu público, é fundamental na hora de destacar os seus diferenciais em relação à concorrência.
Você consegue identificar quem são os seus concorrentes? Essa lista pode ser mais longa do que você imagina!
Certamente, você consegue apontar aqueles que são os seus principais competidores. Entretanto, na hora de analisar a sua concorrência é importante ficar de olho em todos os ângulos do seu mercado de atuação.
Considerar seus competidores diretos e indiretos, pode contribuir e muito para a performance dos seus resultados. Como? A partir desse filtro, é possível avaliar as escolhas feitas entre seus concorrentes e gerar insights para se destacar entre eles.
Agora que você já identificou quais são os seus diferenciais no mercado e quem são os seus concorrentes está na hora de colocar em prática a análise competitiva!
É necessário saber onde os players competidores estão para entender como se dá a comunicação e o que melhor está funcionando no seu mercado. Esse mapeamento possibilita também uma monitoria frequente das movimentações interessantes, sejam campanhas, promoções, posicionamentos, comunicados importantes e até insights criativos.
Obs: você não precisa nem deve atuar em todas as pontas se não fizer sentido para o objetivo da marca, mas PRECISA monitorar os competidores em todas as pontas.
Nós sabemos que quantidade de seguidores, notícias veiculadas e engajamento não é o que mais importa para uma marca. Mas se os seus competidores estão aumentando ou diminuindo consideravelmente esses indicadores, você precisa saber o que está acontecendo. Sendo assim, acompanhar o ativo social e a quantidade de publicações e notícias relacionadas a marca é extremamente importante e esse trabalho deve ser feito com bastante frequência.
Mas atenção: indicadores negativos também são grandes insights!
Além de descobrir estratégias utilizadas para garantir interação com o público, saber como se dá o contato com o cliente/seguidor nas redes e qual a linguagem usada ao responder comentários positivos e negativos fazem parte da construção de posicionamento da marca.
Mas lembramos, mais uma vez, que é extremamente necessário monitorar indicadores negativos, erros também são grandes aprendizados.
A partir do tagueamento de informações em redes sociais e notícias é possível descobrir quais assuntos obtiveram maior alcance e também quais foram os sentimentos desses conteúdos (positivos, negativos, neutros, etc.).
Ao taguear notícias você pode entender também em quais veículos e vertentes os competidores mais estão veiculando anúncios e destinando seu $.
Ao descobrir quais palavras e termos estão levando mais pessoas para o site vizinho, você pode utilizar técnicas de SEO e SEM para trazer esses usuários para a sua página.
Bônus: além de concorrentes diretos, defina o seu benchmarking. Nessa hora você pode considerar marcas/serviços diferentes do seu, mas que de alguma forma servem de referência, seja de produto, design, estratégia ou posicionamento. Aqui a imaginação pode ir além!
Bônus 2: Que tal fazer um test drive na Zeeng Platform? Com ela, você coloca em prática todas essas dicas, compara seus resultados e garante um passo à frente da sua concorrência. Acesse o site para saber mais e solicitar um trial na hora!