Já sabemos que possuir um grande ativo social (volume de seguidores) nas redes não é mais sinônimo de sucesso, certo? Atualmente o que marcas, empresas e influenciadores buscam e investem seus esforços é na busca pelo engajamento.
Lembrando que um bom engajamento considera a relação entre:
Alcance = Tamanho da audiência;
Ressonância = Repercussão e capacidade de engajamento junto a audiência;
Relevância = Fit com o assunto ou valores da marca.
Para efeito comparativo utiliza-se a métrica da divisão do volume de interações (soma das curtidas, comentários e compartilhamentos obtidos em cada publicação) que as marcas obtém pelo seu alcance potencial (quantidade de seguidores).
Além de estar sempre de olho na performance da sua marca nas redes sociais é necessário entender como os competidores e seu mercado de atuação estão performando. O que eles estão fazendo que está gerando mais resultados? Qual insight você pode tirar a partir disso?
Os insights podem ser não só de conteúdo, mas também formato (imagem, vídeo, texto, carrossel), horário de postagem, rede escolhida, copy (legendas), linguagem, e demais fatores que influenciam a comunicação com o público alvo.
Vale lembrar que se influenciar com o conteúdo de competidores não é o mesmo que copiar, ok? Sejam criativos 🙂
Para entender quais setores obtém mais engajamento e quais marcas mais se destacam em cada nicho de mercado realizamos uma análise do engajamento no Instagram considerando o período de 01/05/2020 à 31/05/2020.
Dentre mais de 150 setores catalogados na plataforma, os Top 10 que obtiveram mais interações no mês de maio foram: Entretenimento, Moda e Vestuário, Higiene Pessoal, Calçadista, Turismo, E-Commerce, Automotivo, Alimentos, Financeiro e Educação.
Para o resultado do número médio de interações por publicações de cada setor calculamos: Número total de interações do setor / Número de posts no período = Média de interações por post do setor. A média de interações por publicação está representada a cada mil (31.4k = 31.400).
Conforme mostra o gráfico abaixo, o setor em destaque é o de entretenimento.
Após entender quais setores mais se destacaram demos um zoom em cada um deles para chegar nas marcas que obtiveram maior engajamento nos posts.
1० Lugar: A Netflix é a marca de destaque no setor de entretenimento obtendo uma média de mais de 280k interações por publicação no Instagram. Percebemos que o formato mais utilizado na rede é o carrossel, sendo eles dos mais variados conteúdos. A publicação que se destaca é a de artistas no fim da série Elite.
2० Lugar: No setor de moda e vestuário quem se destaca é a Riachuelo com uma média de mais de 31 mil interações por post. O formato mais utilizado pela marca é imagem e o post que obteve mais interações é de uma influenciadora usando um look da marca, contendo um cupom de desconto na legenda.
3० Lugar: O terceiro setor em destaque é de Higiene Pessoal e a marca que mais obteve interações é a Salon Line com uma média de pouco menos de 10k interações por publicação. O formato mais utilizado é imagem, mas também postaram muitos vídeos no período. O post de destaque é de uma seguidora no Twitter falando sobre ser embaixadora da marca.
4० Lugar: No setor calçadista a marca em destaque é a Arezzo com uma média de mais de 8 mil interações por post. O formato mais utilizado na rede é imagem e a publicação que mais obteve interações é de um produto em promoção.
5० Lugar: O Hurb (Hotel Urbano) foi quem mais se destacou no setor de turismo com uma média de 8.6k interações por post no período. O formato mais utilizado é de imagem e a publicação que mais obteve interações é de um meme.
6० Lugar: O destaque no setor de Ecommerce foi para o Magazine Luiza que obteve uma média de mais de 24k interações por post. O formato mais utilizado pela marca é vídeo e a publicação em destaque é referente a campanha contra violência doméstica.
7० Lugar: A Volkswagen é destaque no setor automotivo com uma média de 5k interações por publicação na rede. O formato mais utilizado é imagem e o post que mais obteve interações é a foto de um influenciador e de uma novidade de produto.
8० Lugar: No setor alimentício a marca de destaque é o Outback com uma média de mais de 13 mil interações por post. Os formatos mais utilizados são imagem e vídeo e a publicação que mais obteve interações é um repost de um influenciador com produtos da marca.
9० Lugar: Em educação quem se destacou foi o Gran Cursos Online obtendo uma média de 11.7k interações por post. O formato mais utilizado é imagem e a publicação de destaque é sobre o curso destinado a área policial.
10० Lugar: Por último, mas não menos importante, a marca destaque do setor financeiro é a Caixa Econômica Federal que obteve uma média de 12.4k interações por post. O formato mais utilizado pela marca é imagem e o post em destaque é referente ao auxílio emergencial e ao bolsa família.
É imprescindível analisar os fatores que geram interações do seu público nas redes sociais e que além de engajar os usuários vá de encontro com o seu objetivo, seja ele de venda de produto/serviço ou visibilidade da marca. As empresas destacadas nesta análise oferecem inúmeros insights que você pode utilizar para aprimorar a sua estratégia de conteúdo.
Se tiveres interesse em entender o que os players do seu segmento estão fazendo para se destacar nas redes sociais é só nos chamar que disponibilizamos um trial gratuito personalizado com as do seu interesse 🙂