Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

Como aumentar o alcance no Instagram: 7 dicas essenciais

Por Isabella Cortez

Hoje você deseja saber como aumentar o alcance no Instagram, mas há alguns anos esse meio não existia.
As redes sociais, de modo geral, surgiram como ferramenta que visava facilitar a interação social na internet. Pode ser que esse não tenha sido o único objetivo dos criadores, mas para o público, sim.
A questão aqui é que em pouco tempo, redes como Facebook e Instagram deixaram de ser apenas ambientes de interação social.

Com o tempo, o público foi começando a encontrar meios de usar essas mídias para alavancar seus negócios. O resultado foi que a outra parte também resolveu tirar algum proveito disso.

Não se pode negar que os desenvolvedores das redes sociais criam ferramentas eficazes para empresas, mas isso não veio de graça. Junto a isso, vimos a redução do alcance orgânico.

Em suma, a iniciativa se deu para, de certa forma, forçar as pessoas a investirem mais em tráfego pago, algo que não é condenável, tendo em vista que as mesmas nos prestam um serviço.

Por outro lado, micro e pequenas empresas, bem como empreendedores iniciantes, nem sempre dispõem de capital para investir em tráfego pago.

Desse modo, o que, a priori, chegou para deixar o marketing mais democrático, acabou excluindo muitos.

Se você faz parte desse grupo, certamente já ficou com receio e pensou se, de fato, vale a pena apostar em marketing digital. 

A verdade é que mesmo com a redução do alcance orgânico, existem algumas técnicas que nos permitem chegar a mais pessoas no Instagram. 

Então, quer saber como aumentar o alcance no Instagram sem precisar pagar? Siga lendo o post e confira 7 dicas.

7 Táticas para aumentar o alcance no Instagram

A partir de agora você vai saber como aumentar o alcance no Instagram e reduzir o investimento em tráfego pago.

1 - Crie Conteúdos Relevantes

Quando o objetivo é crescer no Instagram de forma orgânica, a primeira coisa a se fazer é investir em marketing de conteúdo.

Segundo o Inbound Marketing, a melhor maneira de geral leads qualificados é oferecendo conteúdo relevante e seguindo um funil de vendas.

Sendo assim, não importa quantos seguidores você tenha, a ideia é criar e postar conteúdo relevante, ou seja, temas que agreguem valor para seu público.

Em síntese, a melhor maneira de fazer isso é pesquisando por keywords importantes e “espionando seus concorrentes”.

2 - Use As Hashtags Mais Relevantes

Em se tratando de dicas Instagram, as hashtags também são uma ótima sugestão para atingir seu público e ganhar muitos seguidores.

Lembrando ainda que podemos usar esta tática tanto em post de feed quanto nos stories e reels. Contudo, cada espaço tem uma quantidade máxima diferente.

Por exemplo, no feed e reels é possível usar até 30, nos stories podemos inserir 10.

Entretanto, tenha o máximo de cuidado ao escolher o que vai usar, pois algumas são banidas pelo próprio Instagram e se as usamos, nossos posts podem ter o alcance ainda mais reduzido.

3 - Tenha Uma Programação Semanal De Postagens

Quando falamos em ações para alavancar blogs, sem dúvida, uma das mais importantes é a frequência de postagens. Isso também funciona para as redes sociais.

Quero dizer que não adianta postar o melhor conteúdo se não fizer isso sempre. 

O motivo é bem simples… As plataformas não apostam em qualquer um e se quisermos ganhar essa confiança, temos que mostrar que o negócio é sério.

Em outras palavras, você deve provar que não vai criar um perfil e abandoná-lo daqui a 2 ou 3 meses. O melhor é postar no mínimo 3 vezes por semana.

monitore os concorrentes

4 - Humanize: Mostre A Sua Cara

Sabemos que se mostrar nas redes sociais pode ser uma tarefa muito difícil para algumas pessoas, por isso, não é raro encontrar posts por aí ensinando como ganhar dinheiro sem aparecer.

Não estou dizendo que isso é impossível, mas com toda a certeza, é o caminho mais difícil.

Por quê? Pelo simples fato de as pessoas não confiarem tanto em quem não conhecem.

Desse modo, quando mostramos quem somos, criamos uma atmosfera mais leve e melhoramos a comunicação.

5 - Stories Todos Os Dias Para Aumentar O Alcance No Instagram

Naturalmente, os stories têm um alcance maior e se sabemos disso, porque não usar?

Não estou falando apenas sobre usar esse espaço para informar seu público sobre o post do feed. Lembre-se sempre de que essa ação só é eficaz se soubermos como usar.

Quando o assunto é estratégia redes sociais, fazer com que o público se sinta próximo do negócio é essencial, então, veja algumas formas de conseguir isso com os stories:

  • Post de imagens únicas e chamativas;
  • Vídeos mostrando bastidores de posts ou da empresa;
  • Apresentação de novos produtos e promoções;

Também podemos usar essa ação para aumentar o engajamento por meio das caixas de perguntas.

6 - São O Segredo Para Sair Da Sua Bolha De Seguidores

De acordo com especialistas, o fato de muita gente estar usando o reels faz com que o algoritmo do Instagram o entregue com mais frequência.

Desse modo, temos aqui uma ferramenta que além de servir para fidelizar clientes, também é eficaz em “furar bolhas”. Logo, seu uso ajuda a trazer novos clientes.

Podemos usar vídeos curtos de 30 segundos para tudo, por exemplo, apresentar produtos, ofertas, melhorar o relacionamento, informar, etc.

7 - Monitore A Concorrência Para Aumentar O Alcance No Instagram

Todas as táticas mencionadas antes, sem dúvida, vão te ajudar a aumentar o alcance no Instagram de forma orgânica, mas não sem esta última,

Sabemos que cada negócio tem suas particularidades, mas muita coisa que a concorrência usa também pode funcionar para você.

Sendo assim, é importante saber o que outras empresas do seu nicho estão fazendo e analisar o que podemos implementar.

Como saber? A chave é acompanhar de perto as ações de outras marcas.

A Zeeng possui um sistema moderno e super fácil de usar que vai ajudar nessa tarefa. Com ele não será preciso contratar um profissional sempre que realizar uma nova ação.

Em conclusão...

Vale ressaltar que em alguns casos, a melhor saída é aliar as estratégias orgânicas ao tráfego pago. Dessa forma, conseguimos aumentar o alcance no Instagram com maior eficácia.

Além disso, você deve observar que essas manobras precisam de um tempo até que surtam o efeito desejado. No entanto, é sempre bom reduzir os gastos, não é mesmo?

Por fim, para que você atinja seu objetivo é preciso acompanhar de perto os resultados das ações e também analisar seus concorrentes. Então, que tal ter acesso ao serviço de monitoramento  redes sociais de forma fácil e com baixo custo? Entre em contato com a equipe Zeeng e descubra como!

Isabella Cortez

Publicitária, criadora de conteúdo e muito fã de cinema, Isa é a Social Media no time de marketing da Zeeng.

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

Higiene e Beleza: Top 10 marcas em engajamento no Instagram

O sucesso do As Top 10 marcas em engajamento no Instagram nos convenceu a trazer a sua versão de Higiene e Beleza. Segundo pesquisa da TOTVS, o segmento de Higiene e Beleza é o que mais usa as redes sociais como estratégia de venda. Além disso, a pesquisa também mostra que 81% dos varejistas possuem […]

As Top 10 marcas em engajamento no Instagram

O sucesso do Top 10 marcas em interações no Instagram em 2021 nos convenceu a trazer a sua versão semestral. Contudo, dessa vez montamos um infográfico com a análise completa da performance dessas marcas no Instagram. Além disso, o conteúdo conta com as principais métricas relacionadas a rede, selecionando as três principais marcas destaque de […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em junho

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua edição de junho. Conforme observamos no primeiro semestre do ano, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Mas será que essa pluralidade permanecerá nos próximos meses? Bora conferir os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em […]

Comunidade: aprenda com a Netflix como criar e gerir a sua

Você já deve ter ouvido por aí que a gestão de comunidade transforma seus seguidores em defensores da sua marca. Isso porque as empresas têm percebido o valor estratégico que uma boa comunidade tem. Apesar de estarmos cada vez mais conectados digitalmente, na maioria das vezes essa conexão não tem um valor real. Dessa forma, […]

Redes sociais mais usadas no Brasil pelas empresas

Conhecer as redes sociais mais usadas no Brasil pelas marcas é o primeiro passo para imprimir sua identidade na internet e crescer seu negócio. Por certo, você já sabe disso, mas o que ainda não te disseram é que nem todas estas mídias vão trazer benefícios à sua empresa. Não é somente sair por aí […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em maio

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua edição de maio. Conforme observamos no primeiro quarto do ano, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Mas será que essa nova pluralidade permanecerá nos próximos meses? Bora conferir os 10 vídeos mais visualizados no Youtube […]

Estudo das Agências: a segunda edição já está no ar

Há pouco mais de um ano, lançamos a primeira versão do nosso Estudo das Agências, que virou referência de análise competitiva no segmento. Agora, trouxemos a segunda edição do material, repleta de insights valiosos para o mercado. O alto nível competitivo no ambiente digital, propicia a criação de um ambiente altamente dinâmico. Dessa forma, as […]

Turismo: análise competitiva das principais marcas do mercado

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o turismo no Brasil ainda não consegue recuperar o prejuízo da pandemia. O volume de prestação de serviços relacionadas ao setor teve alta de 4,5% em março, comparando com o mês de fevereiro. Apesar da alta, o valor ainda está 6,5% abaixo da média pre-pandêmica. Com […]

Dia das mães: análise competitiva das marcas mais lembradas

Uma das datas mais importantes para o varejo, o Dia das Mães deve faturar aproximadamente 4% a mais em 2022 que o ano anterior. Dessa forma, é essencial observar como as marcas mais lembradas pelos consumidores nesta data se comunicam nas redes sociais. Metodologia Todas as informações apresentadas no material tem como fonte a Zeeng […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em abril

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua edição de abril. Conforme observamos no primeiro trimestre do ano, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Mas será que essa nova pluralidade permanecerá nos próximos meses? Bora conferir os 10 vídeos mais visualizados no Youtube […]
1 2 3 7
cross