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Como criar uma estratégia de conteúdo digital

Por Amanda Barboza

Para te ajudar a planejar a melhor estratégia de conteúdo digital, compartilhamos essas dicas certeiras e objetivas da Rockcontent.

A menos que você tenha vivido sob uma rocha nos últimos 40 anos, você saberá como o conteúdo, e o conteúdo digital , em particular, está ficando cada vez melhor.

Os vídeos estão se tornando mais atraentes. Os infográficos podem resumir melhor as informações. E os memes estão se tornando mais virais.

O poder por trás do conteúdo digital não é motivo para discussão. De acordo com o Statista , quase 4,66 bilhões de pessoas eram usuários ativos da Internet em outubro de 2020. Isso significa que 59% da população global está procurando por novos conteúdos online envolventes.

Embora isso crie oportunidades incríveis de marketing de conteúdo para as empresas, também significa que você precisa ter um roteiro claro de para onde está indo. E é aí que entra uma estratégia de conteúdo digital.

Esteja você começando do zero ou ache que sua estratégia precisa de uma reformulação, definimos as etapas para a criação de uma estratégia de conteúdo digital na qual você pode confiar.

1. Avalie o que você tem

Atualmente, marcas e empresas estão criando conteúdo digital para quase todos os sites, aplicativos móveis e contas de mídia social que gerenciam.

Embora você possa pensar que quanto mais conteúdo, melhor, ter montes de conteúdo acaba levando ao “caos de conteúdo”.

Você tem tanto conteúdo disponível na maravilhosa web que não consegue acompanhar e gerenciar tudo de maneira adequada.

É por isso que o primeiro passo para criar uma estratégia de conteúdo digital eficaz é fazer um balanço completo do que você já tem. Dessa forma, você não terá conteúdo duplicado e competitivo. Você também pode encontrar oportunidades para conteúdo existente que já é excelente; só precisa de uma nova camada de tinta antes de distribuí-la.

Não tem nenhum conteúdo digital para falar? Não se preocupe. Começar do zero pode ser mais uma bênção do que uma maldição – só há espaço para melhorias!

2. Defina metas e KPIs

Por trás de todo conteúdo digital existe um propósito. Talvez seu principal objetivo seja aumentar o conhecimento da marca . Ou talvez seja para gerar leads e vendas. Talvez sejam os dois!

Não importa seus objetivos, saber por que você está produzindo conteúdo digital o ajudará a responder como deve criá-lo e distribuí-lo.

Definir metas claras desde o início ajudará você a saber em que direção deseja que sua marca siga e se sua estratégia de conteúdo digital está funcionando.

Não se contente com algo como “Nosso objetivo é atrair mais engajamento”. Suas metas devem ser SMART – específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e oportunas.

Sua estratégia também deve incluir KPIs (indicadores-chave de desempenho) que irão indicar se sua marca atingiu seus objetivos em um determinado período de tempo.

3. Estabeleça um sistema

Já se foram os dias em que se encontrava às pressas uma imagem de estoque aleatória, colocava seu logotipo nela e postava no Facebook.

Bem, você ainda pode fazer isso, mas a chance de chamar a atenção que você deseja é zero ou nenhuma. As pessoas anseiam por conteúdo interativo com o qual possam interagir. Eles querem um conteúdo que os atraia, conteúdo que os eduque ou os divirta.

Para que isso aconteça, uma parte do conteúdo precisará dos olhos, ouvidos e experiência prática de várias pessoas em equipes diferentes.

De redatores e editores a especialistas em SEO e designers gráficos, várias pessoas provavelmente lidarão com seu conteúdo antes de ir ao ar. Por esse motivo, você precisa alinhar suas equipes para criar um processo que funcione para todos.

Como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo digital, identifique quais funções todos desempenham no processo de criação de conteúdo.

Defina claramente como será seu fluxo de trabalho, desde a concepção até os estágios finais. Dedicar algum tempo para definir seu processo de criação de conteúdo e criar um conjunto de práticas recomendadas economizará tempo e dinheiro a longo prazo.

4. Execute uma análise de lacunas

A beleza do conteúdo digital é que existem muitos canais para você atingir seu público.

Postagens de blogs, boletins informativos, Facebook, YouTube, Instagram, Twitter, para citar alguns. A desvantagem? Mais canais significam mais conteúdo para seu público escolher. E isso significa mais competição.

Antes de gastar seu tempo e dinheiro na criação de seu conteúdo digital, você precisa saber o que já está disponível e o que está funcionando.

Identifique quaisquer lacunas de conteúdo: as partes e tópicos de conteúdo que faltam no cenário de mídia existente. Quanto mais você entende as lacunas, mais você pode planejar para preenchê-las.

Ao saber o que as pessoas estão pedindo e o que já existe, você pode encontrar uma oportunidade para algo que seu público claramente deseja, mas não está conseguindo. E esse é exatamente o tipo de conteúdo digital que você precisa criar.

5. Conheça seus canais de distribuição

Ter um plano de como distribuir seu conteúdo é tão importante quanto o conteúdo que você cria.

Sua equipe pode ter elaborado o tutorial do YouTube mais atraente e fácil de usar que já apareceu na Internet. Mas se não é atingir seu público-alvo, qual é o ponto?

Por causa do incrível número de maneiras de divulgar seu conteúdo, você precisa escolher os canais de distribuição que funcionarão para sua marca.

Algumas empresas implementam a abordagem pulverizar e orar – postando seu conteúdo em qualquer lugar e em qualquer lugar para aumentar a probabilidade de serem notados. O problema com isso é que você não sabe se está alcançando as pessoas certas e se sua mensagem está ressoando corretamente com elas.

Parte de sua análise de distribuição deve ser uma compreensão clara de seu público-alvo e onde eles optam por passar o tempo online.

Eles são jovens adolescentes que passam todos os momentos do dia colados ao TikTok e ao Instagram? Ou o seu público é composto de profissionais corporativos que adoram verificar seus e-mails?

Depois de saber mais sobre seus hábitos digitais, você pode tomar uma decisão calculada sobre quais canais de distribuição usar. Suas opções de distribuição serão um fator determinante no impacto geral de seu conteúdo digital.

Não importa se você é uma empresa de mídia global ou uma agência de marketing iniciante com grandes sonhos – a estratégia de conteúdo digital certa tem o poder de transformar seu negócio.

É hora de você investir tempo e esforço na criação de um plano de jogo para o seu conteúdo e ver como vale a pena.

Amanda Barboza

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