Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

Como funciona a pesquisa do Google?

Por Eduardo Prange

Para cada pesquisa que você faz, existem milhares, às vezes milhões, de páginas da Web com informações úteis. A forma como o Google determina quais resultados serão mostrados começa muito antes de você digitar e é orientada pelo compromisso de oferecer as melhores informações para você.

Como a Pesquisa organiza informações?

Antes de você pesquisar, os rastreadores da Web coletam informações de centenas de bilhões de páginas e organizam essas informações no índice da Pesquisa.

Princípios fundamentais da Pesquisa

O processo de rastreamento começa com uma lista de endereços da Web de rastreamentos anteriores e sitemaps fornecidos pelos proprietários dos sites. Quando os rastreadores do Google acessam esses sites, os links deles são usados para encontrar outras páginas. O software se concentra principalmente nos sites novos, nas alterações de sites existentes e nos links inativos. São utilizados programas de computador para determinar quais sites serão rastreados, com que frequência e quantas páginas serão buscadas em cada site.

O Google oferece o Search Console para disponibilizar aos proprietários de sites instruções detalhadas sobre como faz o rastreamento dos sites deles. Eles podem fornecer instruções detalhadas sobre como processar páginas, solicitar um novo rastreamento ou desativar totalmente esse processo usando um arquivo chamado “robots.txt”. O Google nunca aceita pagamentos para rastrear sites com mais frequência e oferece as mesmas ferramentas para todos os sites a fim de garantir os melhores resultados possíveis para seus usuários.

Localização de informações com o rastreamento

A Web é como uma biblioteca que não para de crescer, com bilhões de livros e sem um sistema central de catálogo. O Google utiliza softwares conhecidos como rastreadores da Web para detectar as páginas disponíveis ao público. Os rastreadores analisam as páginas e seguem os links delas, da mesma forma que você faria se estivesse navegando pelo conteúdo na Web. Eles vão de link em link e levam dados sobre essas páginas para os servidores do Google.

Organização de informações com a indexação

Quando os rastreadores encontram uma página da Web, os sistemas do Google processam o conteúdo da página da mesma forma que um navegador. São detectados sinais importantes, como as palavras-chave e a idade do conteúdo do site, e registrados tudo isso no índice da Pesquisa.

O índice da Pesquisa Google contém centenas de bilhões de páginas da Web e mais de cem milhões de gigabytes de tamanho. Ele funciona como o índice remissivo dos livros, com uma entrada para cada palavra vista em todas as páginas da Web indexadas. Quando uma página da Web é indexada, esta é adicionada às entradas de todas as palavras que ela contém.

Com o Mapa do conhecimento, o Google continua indo além da correspondência de palavra-chave para entender melhor as pessoas, os lugares e as coisas mais importantes para o usuário. Para fazer isso, são organizados dados sobre páginas da Web, mas também outros tipos de informações. Atualmente, a Pesquisa do Google pode ajudar você a pesquisar textos em milhões de livros de grandes bibliotecas, ver os tempos de deslocamento fornecidos pelo departamento de trânsito local ou navegar nos dados de fontes públicas, como o Banco Mundial.

Este artigo foi extraído diretamente da Central de Ajuda do site da Google.

Eduardo Prange

CEO e founder da Zeeng.

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

TikTok na Zeeng: Agora é possível monitorar a rede social que mais cresce no mundo!

O TikTok se consolidou como uma das principais redes sociais do mundo, impactando diretamente a forma como marcas e consumidores interagem com conteúdo digital. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos globais e uma base crescente no Brasil, a plataforma se tornou essencial para qualquer estratégia de marketing digital. Agora, a Zeeng traz essa […]

Os 10 creators com maior engajamento orgânico em publis no Instagram em 2025

O marketing de influência continua evoluindo, e a análise do desempenho dos creators no Instagram mostra tendências valiosas para marcas e profissionais do setor. O engajamento orgânico em publis tem sido um dos principais indicadores da efetividade das campanhas, reforçando a importância da autenticidade no conteúdo patrocinado. Mas quais influenciadores estão dominando esse espaço em […]

Instagram Benchmark 2025: Quais sãos as principais referências em engajamento no Instagram em 2025?

O Instagram continua sendo um dos principais canais de engajamento para marcas, influenciadores e negócios. Mas quem realmente está dominando as interações na plataforma? A análise de dados entre 1º de janeiro e 20 de fevereiro de 2025 revelou que influenciadores digitais, entretenimento e e-commerce lideram o ranking de engajamento, enquanto segmentos como educação superior […]

Threads: As dúvidas e expectativas da nova rede social da Meta

Lançado em 5 de julho de 2023, o aplicativo Threads, da Meta, conseguiu agregar cerca de 30 milhões de usuários em seus primeiros dias de uso. Isso se deve ao grande fato que a plataforma é integrada parcialmente ao Instagram! O Threads é a nova aposta do CEO da empresa, Mark Zuckerberg, para o mundo das […]

O que é Benchmarking Inspiracional e por que ele é importante em minha estratégia de comunicação?

Você já ouviu falar sobre o Benchmarking Inspiracional? Saiba que ele é uma ferramenta poderosa para elevar sua estratégia de comunicação a outro nível! Neste artigo, vamos explorar o que é o Benchmarking Inspiracional e, mais importante, por que você não pode ignorá-lo em suas táticas de marketing e comunicação. O Benchmarking Inspiracional é muito […]

Publiposts: os mais engajados do primeiro semestre de 2023

A presença dos publiposts nas estratégias digital das marcas tem se tornado cada vez mais importante. Isso se deve ao fato de que os influenciadores possuem um grande número de seguidores engajados, que confiam em suas opiniões e recomendações. Ao incluir influenciadores em sua estratégia de marca, você pode alcançar um público mais amplo e, […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em maio

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua quinta edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em abril

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua quarta edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Publiposts: os mais engajados do primeiro trimestre de 2023

A presença dos publiposts nas estratégias digital das marcas tem se tornado cada vez mais importante. Isso se deve ao fato de que os influenciadores possuem um grande número de seguidores engajados, que confiam em suas opiniões e recomendações. Ao incluir estes profissionais em sua estratégia de marca, é possível alcançar um público mais amplo […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em março

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua terceira edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]
1 2 3 7
cross