Como identificar tendências no meio digital através da análise competitiva

Se existe alguma certeza no meio digital é que tudo muda o tempo todo e cada vez com mais velocidade. Desenvolver estratégias pensando na inconstância do mercado e nas possibilidades futuras é um desafio para milhões de profissionais.

Em pleno 2021 já ficou muito claro que a análise de dados é o único e imprescindível meio para as marcas tomarem decisões assertivas e se destacarem em seu mercado de atuação, mas existe mais um fator indispensável nesse processo: a identificação de tendências.

É impossível a sua marca ser bem posicionada frente a concorrência sem um constante trabalho de pesquisa de tendências e análise competitiva!

Afinal, como identificar tendências?

Antes de mais nada, você precisa ser um profissional curioso para descobrir o que está acontecendo no seu mercado e no mundo!

Não existe um único caminho nesse processo, mas sim inúmeras fontes de dados e informações que garantem insights valiosos sobre o que é uma tendência ou pode se tornar.

O objetivo é analisar o comportamento das pessoa e das marcas e identificar as mudanças, dessa forma você se atenta aos primeiros sinais das transformações e tem a possibilidade de atuar sobre eles.

Preparamos um guia com oito ferramentas que vão dar um pontapé inicial nesse processo e te auxiliar na identificação de tendências através da análise competitiva. A partir destas evidências você já terá embasamento para identificar inovações na sua área.

Guia de ferramentas para identificar tendências no meio digital

Baixe o guia gratuito com oito ferramentas para começar hoje mesmo a identificar tendências no seu mercado e ficar a frente da concorrência:

explorar no tiktok
descobrindo tendências no moat
descobrindo tendências na biblioteca de anúncios do facebook
descobrindo tendências no google trends
descobrindo tendências no answer the public
descobrindo tendências na alexa
descobrindo tendências na zeeng
descobrindo tendências na similarweb

Ah, e não se esqueça que esse é um trabalho constante e estas análises precisam ser feitas com frequência.

Posts Relacionados