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Como otimizar seus resultados no digital através do Marketing de Influência?

Por Eduardo Prange

Adoramos postar conteúdos úteis que facilitam a rotina de trabalho de vocês, e aproveitamos para compartilhar esse material incrível da Youpix que ensina a maximizar os resultados através do marketing de influência.

Soluções para as três principais dores das marcas na hora de realizar ações com influenciadores: planejar, encontrar os influenciadores certos e medir os resultados.

Muitas marcas têm vontade de trabalhar com o marketing de influência mas não sabem muito bem por onde começar. Como alcançar sucesso nas campanhas utilizando influenciadores? Será que escolher um creator com milhões de seguidores é a resposta para todos os problemas? São muitas as dúvidas para chegar na #publi perfeita e é isso que vamos tentar solucionar aqui hoje!

Para uma estratégia de influência bem sucedida, é preciso planejar, encontrar os influenciadores certos para a sua campanha e medir os resultados de forma correta.

Se você quer uma #PubliSemPreguiça para a sua marca, pode ter certeza que você vai precisar seguir todos esses passos sem preguiça também!

O planejamento é a primeira etapa para uma boa estratégia de marketing de influência. Nela, é preciso entender a atuação do influenciador em cada etapa do funil:

EXPOSIÇÃO

Dando visibilidade à mensagem e produtos da marca e a apresentando para sua comunidade seguidora.

ENGAJAMENTO

Apresentando o produto contextualizado, seus diferenciais e benefícios inserindo o produto nos temas, conversas e rotinas existentes no conteúdo.

CONSIDERAÇÃO

Gerando gatilhos de conversas relacionadas ao uso, oferecendo maiores informações de benefícios e compra.

AÇÃO

Estimulando o trial (amostra), a compra através de cupons e links parametrizado ou outra ação de conversão desejada pela marca.

ADVOCACIA:  

Virando embaixador da marca. Defendendo a marca, convencendo outras pessoas a mudarem de opinião a visitarem o site, comprarem e também se tornarem advocates.

‍Cada fase exige uma narrativa diferente na sua comunicação e também vai orientar a escolha dos influenciadores certos e das métricas a serem avaliadas. Se você precisa de visibilidade, talvez um creator com mais seguidores seja a melhor opção. Mas, se você precisar de conversão, um influenciador com uma base mais engajada pode te dar um resultado melhor. Qual é o objetivo da sua campanha? Não saia da fase de planejamento sem defini-lo!

Depois de planejar, como encontrar o influenciador certo para falar da marca? Agora que você já definiu onde quer chegar, fica mais fácil definir o creator! E para te ajudar nessa definição, você pode considerar alguns critérios:

  • Audiência: tamanho da base do influenciador e tipo de engajamento. Nesse momento você pode olhar o quantitativo de acordo com o objetivo da sua ação.
  • Conteúdo: ele é a BASE da influência. Por isso, é importante entender a capacidade criativa do creator, formatos que ele já trabalha (e que dão certo) e se o conteúdo atende o escopo da sua ação.
  • Relevância: qual nível de engajamento da audiência, valores expressos pelo creator, grau de autoridade reconhecida, territórios de fala do influenciador e se isso tudo está conectado com a sua marca.

Um bom parâmetro é se perguntar: a minha marca compartilharia os conteúdos desse influenciador? Se a resposta for não, é melhor escolher outra pessoa. É ESSENCIAL que os valores da marca estejam alinhados com o do influencer e vice-versa.

Com o creator escolhido, entenda a possibilidade de co-criar! Dividir os problemas e objetivos da marca pode te ajudar a chegar em melhores soluções. Influenciadores têm que ser parceiros do seu negócio e não meros espaços de mídia. Afinal, quem melhor do que o influenciador para traduzir os anseios da própria base e ajudar a entregar a sua marca da melhor forma para ela?

Planejamento feito, influencer escolhido, job entregue! Peraí, que o trabalho ainda não acabou. Ao final de toda ação, é de EXTREMA importância que você mensure os resultados!

E como medir? É importante determinar as mesmas métricas para comparação. Nela você pode colocar o link do post e o que você precisa medir, como: alcance, engajamento (like, comentários, compartilhamentos, post salvo, etc). Essa planilha vai te ajudar a comparar os resultados e entender quais ações e formatos performam melhor.

Uma métrica importante para observar é a RETENÇÃO DA MENSAGEM, ela vai mostrar qualitativamente como a sua ação está indo. Ter muitos comentários na postagem da marca no perfil do influencer parceiro é ótimo! Mas quantos deles falam do seu produto? A sua mensagem está chegando no consumidor? Olhar a qualidade dos comentários além do número pode te dar um norte para próximas postagens.

Com todos os dados compilados, pode ter certeza que as suas próximas ações com influenciadores serão cada vez melhores e mais assertivas.

Para saber mais sobre a performance dos #publiposts dos influenciadores no Brasil, aqui tem uma análise completa dos diferentes nichos de creators.

Eduardo Prange

CEO e founder da Zeeng.

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