Os comandos de busca ajudam o usuário a realizar pesquisas dentro da Zeeng com maior precisão, o que pode simplificar o processo de tagueamento e ajudar a dimensionar com maior assertividade resultados de qualquer pesquisa.
Quanto mais incrementos na Query sua busca tiver, mais precisos serão os resultados.
Porém, a utilização dos comandos Query são apenas para refinar suas pesquisas, e não são obrigatórios nas pesquisas dentro da Zeeng.
Suponha que, ao realizar uma pesquisa sobre a cidade de Porto Alegre, o usuário escreva apenas o nome da capital, sem utilizar nenhum comando Query para seu auxílio.
Esta busca retornará, além dos resultados que envolvem a cidade de Porto Alegre, qualquer outra publicação que cite as palavras “Porto” e “Alegre”, ou seja, trará muito lixo e isso pode atrapalhar o consumo de conteúdos sobre o interesse principal, que é “Porto Alegre”.
Para uma pesquisa envolvendo duas ou mais palavras na mesma sentença, como no exemplo de Porto Alegre, a utilização de aspas é eficiente e, muitas vezes, o único comando Query necessário para uma busca mais refinada.
Assim, ao pesquisar sobre a cidade, o usuário deve pesquisar por “Porto Alegre”, retornando resultados que envolvam apenas as duas palavras juntas no conteúdo pesquisado.
Como vemos nos exemplos acima, a utilização de aspas nos termos de pesquisas nos leva a resultados muito mais precisos, filtrando resultados genéricos como Mocidade Alegre ou Porto Real.
Com o termo AND, é possível realizar buscas que associam duas ou mais palavras dentro do conteúdo pesquisado.
Podemos realizar a busca “Zeeng” AND (“tecnologia” OR “Porto Alegre”), por exemplo, para que sejam retornados conteúdos que associam os três termos entre aspas, independente de sua ordem dentro do conteúdo.
Como visto no exemplo acima, a expressão criada utilizando o comando Query AND irá proporcionar uma busca mais refinada de conteúdos.
Importante: o termo AND filtra os resultados da busca, retornando menos conteúdos correspondentes.
O termo OR ajudará a trazer conteúdos que tenham uma ou outra sentença correspondente, sem necessidade de associação.
Por exemplo, se realizarmos uma busca com a expressão “Zeeng” OR ”tecnologia”, receberemos todos os conteúdos que contém a palavra Zeeng ou a palavra tecnologia, sem estarem necessariamente associadas no mesmo conteúdo.
A expressão do exemplo irá trazer um montante de conteúdos, pois traz qualquer matéria que mencione “tecnologia” ou “Zeeng”.
Diferente da expressão AND, que filtra resultados, a expressão OR amplia o retorno de pesquisas.
A utilização do termo NOT em suas pesquisas ajudam o usuário a negativar palavras que não são interessantes em seus resultados.
Por exemplo, se quisermos conteúdos que falem da Zeeng, mas não falem de tecnologia, podemos utilizar a expressão “Zeeng” NOT ”tecnologia”.
Nos exemplos acima, a busca irá retornar resultados que tratam da Zeeng sem mencionar a palavra “tecnologia”, que foi negativada.
É importante destacar que o termo NOT negativa todas as expressões que venham à sua direita, sendo possível juntar expressões com a utilização dos termos OR ou AND.
Assim, caso o usuário queira buscar conteúdos sobre a Zeeng, relacionando a empresa com a palavra “tecnologia”, e que não mencione os termos “Porto Alegre” ou “farmácia”, realizamos a expressão:
“Zeeng” AND “tecnologia” NOT (“Porto Alegre” OR “farmacia”).
Dessa forma, a linguagem Query pode ser utilizada para criar expressões cada vez mais específicas ou cada vez mais amplas, dependendo apenas da intenção do usuário.