Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

Comunicação Corporativa: como posso melhorar a minha?

Por Sofia Eng

De modo geral, a comunicação corporativa se define como um modelo de diálogo quem tem o intuito de atender as empresas.

A forma com que uma empresa se comunica com seu público é decisiva para sua evolução. Isso porque falar a língua do cliente deixa mais fácil a jornada de compra e ajuda a fidelizar.

Quer saber mais sobre o assunto e aplicar a técnica para promover melhorias no seu negócio? Então venha comigo!

O Que É Comunicação Corporativa?

Em um mundo cada dia mais conectado, as empresas são forçadas a sempre se renovar para conectar-se com seu público. É aqui que entra a comunicação corporativa.

O consumidor moderno exige que os negócios se mostrem mais acessíveis e também abertos ao diálogo. Sendo assim, os esforços desse setor assumem papel vital.

Dentre outras coisas, valorizar a forma de se comunicar coopera para que a empresa opere melhor e gere dados externos e internos. 

Em síntese, a comunicação corporativa é um conjunto de ações por meio das quais as marcas falam com seus diversos públicos.

Desse modo, as empresas conseguem falar a mesma língua dos clientes, fornecedores, acionistas, funcionários, etc.

O principal intuito desse tipo de diálogo é melhorar a reputação da marca, dando ênfase às suas vantagens competitivas. Tudo isso através da forma como se comunica.

Quando falamos em comunicação corporativa interna, não quer dizer que a marca precise adotar apenas um tom. A partir de estudos, podemos criar modelos para setores distintos.

Por exemplo, uma marca não deve falar da mesma forma com o cliente e quem lhe fornece os produtos.

Mesmo quando me refiro aos clientes, dentro desse segmento, podemos precisar de pontos de fala distintos.

Qual a função do método de Comunicação Corporativa?

Na verdade, a comunicação corporativa não possui somente uma função, muito pelo contrário!

Trata-se de uma técnica de muito valor e que nos traz muitos ganhos. Sendo assim, entenda estas como as principais.

1. Relações Públicas

Uma das mais notáveis funções da comunicação corporativa, sem dúvida, centra-se na difusão de suas ações para o público. 

Por meio desse método, devemos divulgar dados sobre produtos, serviços e gerimos com e astúcia a opinião pública.

Além disso, temos como reger melhor a maneira como diversos setores olham para a marca, inclusive em canais online, como as redes sociais.

2. Mediação com a Mídia

A área em questão é responsável por preparar e difundir dados para jornalistas, coletivas de imprensa e criar press releases. Também segue todo o conteúdo partilhado em todas as mídias.

Investindo em uma equipe, temos como saber se nossas ações têm respostas positivas ou não. 

3. Comunicação Corporativa Interna

Falar a língua do público e de outras vertentes externas é, como toda a certeza, essencial para as marcas. No entanto, comunicar-se bem com os nossos colaboradores é essencial.

Isso porque melhora a marca enquanto órgão empregador. Com isso as pessoas trabalham com vontade, produzindo mais e também se estimula a inovação.

Funcionários que se sentem bem em seu local de trabalho, passam a se sentir parte da empresa. Por isso, conferem mais energia no serviço e ajudam no reparo de falhas.

Desse modo, a área em questão nos garante a obtenção de canais eficientes para maior fluência do diálogo interno.

4. Gestão de risco de Reputação

Nenhum negócio pode caminhar se precisar lidar com crises, por certo, você já sabe disso.

Alguns desses problemas podem afetar de modo negativo a imagem da empresa e ferir sua reputação no mercado. Então, é nessa hora que os agentes desse setor entram em ação.

Essa área também tem a função de preparar porta-vozes, fazer assessoria de gestores, etc.

Em suma, ajudam a gerir crises e ainda atuam na redução dos danos, tendo em vista que a partir de suas ações, a percebemos com rapidez.

Além disso, compete a essa equipe criar planos que possam prever estes riscos. Logo temos uma marca que age para proteger a própria imagem.

5. Análise Competitiva na Comunicação Corporativa

Por fim, um dos ganhos mais cobiçadas em relação a esse serviço é a análise competitiva.

Pense no fato de que as marcas precisam manter-se bem vistas para competir de igual para igual no mercado.

Assim sendo, é essencial fazer análises regulares no que diz respeito às ações dos concorrentes. Também olhando de perto suas falhas, pontos fracos e outros.

Dentro desse universo, não podemos deixar de lado os dados sobre comunicação das empresas do nosso setor. 

Qual seria o melhor método para obter tais dados? Sem dúvida, se comunicar de maneira mais eficaz.

Como melhorar a Comunicação Corporativa da Empresa?

A seguir, confira algumas dicas para melhorar o modo como sua empresa conversa com os setores. 

Comunicação Corporativa Interna

Confie na equipe: a priori, seus funcionários não podem ter nenhum tipo de receio em mostrar planos ou ideias. Contanto, que sejam para a melhoria da marca.

Não devemos falar com este setor através de ordens que ditamos de cima. Isso porque esta equipe atua por meio de muitas análises.

Sendo assim, suas considerações precisam ter o devido valor e os mesmos devem sentir-se bem para trabalhar.

Aumente a Comunicação Vertical: algo muito comum dentro das marcas é a falta de diálogo com a equipe que cuida da comunicação.

Em suma, estes são lembrados quando ocorre algum problema ou na etapa em que se planeja um projeto.

No entanto, o contato precisa ser constante e deve partir também de outras vertentes como:

  • Diretores 
  • Administradores

Comunicação Corporativa Externa

Uso da Mídia Corporativa: para se comunicar bem com mídias externas siga estas dicas:

  • Envie press releases sempre que houver novidades na empresa;
  • Também devemos anunciar produtos ou serviços nas mídias digitais;
  • Mostrar vídeos das fábricas, escritórios, etc.;

Sem Medo Das Redes Sociais: aqui vale criar boas ações e facilitar a interação com o público. Estes canais têm se tornado fortes aliados para lapidar a imagem dos negócios.

Eventos de Negócios: criar eventos de negócios também é uma ótima opção para começar a se comunicar da forma correta.

Portanto, recomendo que convide clientes, fornecedores, outras empresas e parceiros. Assim sendo, podemos nos comunicar em um ambiente com critério.

Ter uma boa comunicação corporativa é vital para qualquer marca, contudo, não se trata de uma tarefa fácil. Por isso, o ideal seria ter alguém que, de fato, possa cuidar disso.

Então, que tal passar a ver esta ação como um investimento? Deseja obter mais dados antes de tomar essa decisão? Entre em contato conosco!

Sofia Eng

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

Benchmarking na Comunicação: O Mapa para Superar a Concorrência e Otimizar Resultados

Navegando no Oceano da Comunicação – Você Sabe Onde Está? No dinâmico universo da comunicação digital, onde novas tendências, plataformas e vozes surgem a cada instante, navegar sem um mapa claro pode ser perigoso. Você sabe como sua marca se posiciona em relação aos concorrentes? Seus resultados estão acima ou abaixo da média do mercado? […]

TikTok na Zeeng: Agora é possível monitorar a rede social que mais cresce no mundo!

O TikTok se consolidou como uma das principais redes sociais do mundo, impactando diretamente a forma como marcas e consumidores interagem com conteúdo digital. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos globais e uma base crescente no Brasil, a plataforma se tornou essencial para qualquer estratégia de marketing digital. Agora, a Zeeng traz essa […]

Os 10 creators com maior engajamento orgânico em publis no Instagram em 2025

O marketing de influência continua evoluindo, e a análise do desempenho dos creators no Instagram mostra tendências valiosas para marcas e profissionais do setor. O engajamento orgânico em publis tem sido um dos principais indicadores da efetividade das campanhas, reforçando a importância da autenticidade no conteúdo patrocinado. Mas quais influenciadores estão dominando esse espaço em […]

Instagram Benchmark 2025: Quais sãos as principais referências em engajamento no Instagram em 2025?

O Instagram continua sendo um dos principais canais de engajamento para marcas, influenciadores e negócios. Mas quem realmente está dominando as interações na plataforma? A análise de dados entre 1º de janeiro e 20 de fevereiro de 2025 revelou que influenciadores digitais, entretenimento e e-commerce lideram o ranking de engajamento, enquanto segmentos como educação superior […]

Threads: As dúvidas e expectativas da nova rede social da Meta

Lançado em 5 de julho de 2023, o aplicativo Threads, da Meta, conseguiu agregar cerca de 30 milhões de usuários em seus primeiros dias de uso. Isso se deve ao grande fato que a plataforma é integrada parcialmente ao Instagram! O Threads é a nova aposta do CEO da empresa, Mark Zuckerberg, para o mundo das […]

O que é Benchmarking Inspiracional e por que ele é importante em minha estratégia de comunicação?

Você já ouviu falar sobre o Benchmarking Inspiracional? Saiba que ele é uma ferramenta poderosa para elevar sua estratégia de comunicação a outro nível! Neste artigo, vamos explorar o que é o Benchmarking Inspiracional e, mais importante, por que você não pode ignorá-lo em suas táticas de marketing e comunicação. O Benchmarking Inspiracional é muito […]

Publiposts: os mais engajados do primeiro semestre de 2023

A presença dos publiposts nas estratégias digital das marcas tem se tornado cada vez mais importante. Isso se deve ao fato de que os influenciadores possuem um grande número de seguidores engajados, que confiam em suas opiniões e recomendações. Ao incluir influenciadores em sua estratégia de marca, você pode alcançar um público mais amplo e, […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em maio

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua quinta edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em abril

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua quarta edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Publiposts: os mais engajados do primeiro trimestre de 2023

A presença dos publiposts nas estratégias digital das marcas tem se tornado cada vez mais importante. Isso se deve ao fato de que os influenciadores possuem um grande número de seguidores engajados, que confiam em suas opiniões e recomendações. Ao incluir estes profissionais em sua estratégia de marca, é possível alcançar um público mais amplo […]
1 2 3 7
cross