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Creator Week: os melhores momentos do primeiro evento de criação do Instagram

Por Zeeng

A Creator Week é um evento do Instagram voltado para criadores de conteúdo na plataforma. Nos dias 19 e 20 de outubro aconteceu a primeira edição que conta com mais de quarenta creators, especialistas em redes sociais, colaboradores do Instagram, atrações musicais, entre outros. 

A programação do evento além de ser focada em criadores de conteúdo, também é feita e apresentada por eles. O formato do programa, o tom de voz, a identidade visual, os conteúdos e as pessoas também reforçam o conceito de pluralidade, diversidade, humor e espontaneidade. 

Além de conteúdos relacionados a plataforma, os convidados falam sobre suas experiências, mencionam memes e trends na rede, compartilham seus processos criativos, dificuldades e também abordam as partes não tão legais do trabalho online, como os hates, os desafios relacionados à exposição da vida na internet e a corrida atrás do engajamento.

Autenticidade e propósito foram norteadores das conversas, tanto através das falas dos convidados quanto dos próprios colaboradores do Instagram. Fizeram questão de deixar claro que existem sim algoritmos que estão em constante mudança e influenciam na performance de quem trabalha na rede, mas que está cada vez mais perceptível que o trabalho com propósito e objetivos bem definidos, juntamente de uma comunidade engajada e muita criatividade são os caminhos de sucesso.

O evento também trouxe novidades e spoilers sobre novas features que vem aí e compartilharam sua visão de futuro na rede. 

Tendências de Conteúdo e novas features

A conversa com o CEO do Instagram, Adam Mosseri mostra através da sua fala e também do background (pode parecer especulação, mas sabemos que é tudo muito bem pensado, né?!) que a vibe da rede é cada vez mais mostrar a realidade, sem muitas edições e grandes produções. O executivo participou do programa em um espaço que mostra um pouco da casa e consequentemente nos conta um pouco sobre ele.

CEO do Instagram, Adam Mossori participando da Creator Week em um ambiente aberto com equipamentos de ginásticas e bicicletas ao fundo.

Adam fala sobre a crescente dos vídeos e afirma que é uma das prioridades da rede melhorar cada vez mais esse formato. Convidados como @isaias e @essemenino acrescentam que o formato de vídeo facilita a produção de conteúdo pois é mais fácil de ser desenvolvido e gera maior identificação com o público.

O CEO da rede também menciona a possibilidade e sua animação em trabalhos com áudio (vem aí um Instafy?). Sabemos que as pesquisas por áudio em buscadores como o Google é uma crescente e faz parte de um futuro não muito distante. 

O executivo também dá spoiler de features focadas em monetização para criadores de conteúdo nos próximos meses. A percepção de pessoas que trabalham e dependem da rede aumenta a urgência de pensar em novos formatos de geração de renda através da plataforma.

Além disso, foi anunciado o conteúdo cocriado na rede (que já está disponível). Agora um perfil pode fazer uma publicação juntamente com outro, e assim será distribuído entre os seguidores de ambos, alcançando um volume maior de pessoas.

Abaixo têm um exemplo de conteúdo cocriado, divulgado durante a Creator Week.

Os participantes também falam sobre a diversificação de conteúdo e criação de diferentes comunidades e identidades. Personalidades como @kefera e @gabidepretas compartilham os tipos de conteúdo que consomem e é uma mistura entre comédia, maquiagem, maternidade, viagens, fofoca, e por aí vai. 

Isso reforça esse novo momento onde não existem mais um medo de rotulação sobre o que você se identifica, pois já entendemos que as pessoas gostam de inúmeras coisas diferentes. Falamos sobre isso no Segue o fio!

De olho nos dados!

Um dos quadros do evento foi relacionado a insights e análise de dados, reafirmando a necessidade de monitoramento para melhorar a estratégia de conteúdo e atingir os objetivos. 

A rede anunciou novas métricas dentro do Instagram Insights ainda nessa semana e também afirma que novos dados relacionados a transparência entre parcerias e conteúdos patrocinados estão a caminho.

Os colaboradores da rede acreditam que a profissionalização dos criadores dentro da plataforma trás a necessidade de trabalhar orientado à esses resultados de acordo com seus objetivos e propósitos da sua marca. Também influenciam os creatores a testarem diferentes formatos, horários, features, e usar a criatividade para se encontrar nesse mundo digital.

Zeeng

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