Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

ESG: como uma empresa pode gerar valor a longo prazo?

Por Amanda Barboza

As questões de ESG estão se tornando cada dia mais úteis para empresas que desejam gerar valor no mercado. 

O setor de investimentos mudou muito em relação a programas que abordam pautas relacionadas ao meio ambiente, questões sociais e de governança (ESG).

Noutros tempos, confiadas a relatórios de sustentabilidade criados pelas próprias empresas e que, quase sempre, não tinham relevância mercadológica, estas demandas chegam com toda a força.

A priori, acreditava-se que esta preocupação seria apenas uma tendência e que logo perderia força. No entanto, os anos foram passando e o que temos certeza hoje é que as práticas de ESG chegaram para ficar e se tornaram uma ferramenta valiosa para os investidores.

Neste post, vamos entender melhor o assunto para saber como uma empresa pode se tornar referência em práticas de ESG e quais as suas vantagens.

Afinal, o que é ESG?

O conceito de ESG é, na verdade, bem simples de entender. 

A sigla significa Environmental, Social and Governance um termo, que traduzido para o português do Brasil, quer dizer: boas práticas ambientais, sociais e de governança. Desse modo, a agenda ESG deve nortear as marcas que querem promover algum impacto social importante.

Ser uma empresa reconhecida por manter boas práticas relacionadas ao meio ambiente e sociedade passou a ser um grande objetivo. Isso porque se observou que esse tipo de ação consegue gerar muito valor para as empresas. 

Em suma, não estamos falando apenas sobre valor entre segmentos da sociedade. Trata-se de um reconhecimento que atinge horizontes mais distantes. Afinal, quando assumimos políticas que protegem o meio ambiente, por exemplo, estamos beneficiando cada pessoa no mundo.

Mas como se tornar uma empresa referência em ESG? Qualquer uma pode atingir esse objetivo? De modo geral, não importa o porte ou o setor, qualquer marca pode obter este selo tão valioso. Contudo, por se tratar de algo novo e com um nível de importância alto, pode haver alguns obstáculos.

Com toda a certeza, o maior desafio aqui é a falta planejamento e estratégia. Isso porque não basta somente reciclar lixo ou plantar uma árvore.

Como as práticas de ESG geram valor?

Em resumo, o selo ESG serve para medir o nível de consciência das marcas diante de aspectos ambientais, sociais e de governança. Desse modo, o mesmo é usado como uma espécie de indicador que mensura resultados e nos diz qual o valor de uma organização e também o impacto de suas ações.

Além disso, volto a lembrar que estes fatores são considerados tanto pelos consumidores quanto pelos investidores. Por isso, as empresas referências em ESG têm mais acesso ao capital.

Hoje em dia, quem deseja investir usa estes fatores em seu processo de tomada de decisão. De acordo com um estudo da EY, 97% dos investidores escolheram empresas com selo ESG para investir em 2018.

Como tornar-se uma empresa referência em pautas de ESG?

Agora que você já sabe o que significa ESG, vamos entender qual o caminho a ser percorrido para chegar até lá e como sua resposta está no próprio conceito da sigla.

Boas práticas ambientais

Um dos meios de ter este reconhecimento é com ações de preservação ambiental.

Estes critérios medem o impacto direto ou indireto que as atividades da empresa geram no meio ambiente. Para isso leva-se em consideração:

  • Emissão de gases com efeito estufa;
  • Consumo de energia elétrica;
  • Respeito pela biodiversidade;
  • Reciclagem de resíduos;
  • Prevenção de riscos em rios, mares, vegetação, etc.;

Sendo assim, uma empresa que visa ser referência em ESG precisa assumir ações que venham reduzir agressões à natureza e, também, que busquem evitar sua degradação.

A Ambev, uma gigante no setor de bebidas, está construindo um parque eólico com 1.600 hectares no estado da Bahia. O objetivo é suprir a demanda de suas 5 fábricas na região. Além disso, se comprometeu a ter metade da frota de veículos elétricos até 2023.

Critérios sociais

Diz respeito aos impactos diretos ou indiretos das ações da empresa em relação aos funcionários, comunidades locais e sindicatos.

Nesse caso são avaliados valores ditos universais, como:

  • Direitos humanos;
  • Normas internacionais de trabalho; 
  • Igualdade de gênero entre os funcionários;

Em síntese, questões como a qualidade de diálogo com estes setores, direitos trabalhistas, ações de prevenção a acidentes, benefícios para a comunidade, etc. estão em pauta.

Quer um exemplo de ação social que foi destaque? A Stella Artois lançou uma linha de cálices inspirados em arte local do Brasil, Camboja e Uganda. Desse modo, cada cálice vendido fornece 5 anos de água potável para regiões mapeadas pela Water.org.

Critérios de governança

De modo geral estes são os menos conhecidos, por fazerem referência à forma como a empresa é dirigida. Logo, abrange ações de acionistas, gestores e outros. 

Em suma, avalia-se vários dados, com o intuito de saber se não há algum tipo de segregação de grupos. Também é levado em consideração o salário entre estes profissionais e o empenho no combate à corrupção.

Vale ressaltar ainda que esses critérios também se baseiam no Pacto Global que traz 10 princípios, por exemplo:

  • Respeito aos direitos humanos;
  • Combate ao trabalho infantil;
  • Combate à corrupção;
  • Liberdade de associações;
  • Proteção ambiental;

Um ótimo exemplo é a empresa Natura que ficou com o primeiro lugar na sexta edição do Ranking Merco de Responsabilidade e Governança Corporativa do Brasil.

Como competir nesse mercado das empresas referências em ESG?

A princípio, é essencial ter um conselho que possa criar um plano de ação para a marca.

Este plano deve pensar em novas práticas e indicadores que levem a empresa a se habilitar para receber este selo. Entender o que é preciso melhorar ou executar é, sem dúvida, a chave da questão.

Uma sugestão para quem está no começo é analisar as ações de outras empresas do ramo e descobrir quais delas podem se aplicar ao seu negócio.

Em conclusão, a melhor forma de dar início a esse processo é através do benchmarking competitivo. Uma boa maneira de saber tudo o que o mercado está falando sobre ESG é por meio do nosso Radar ESG.

Mas se você quer já começar investindo em uma boa estratégia competitiva, pode entrar em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp.

Amanda Barboza

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

Threads: As dúvidas e expectativas da nova rede social da Meta

Lançado em 5 de julho de 2023, o aplicativo Threads, da Meta, conseguiu agregar cerca de 30 milhões de usuários em seus primeiros dias de uso. Isso se deve ao grande fato que a plataforma é integrada parcialmente ao Instagram! O Threads é a nova aposta do CEO da empresa, Mark Zuckerberg, para o mundo das […]

O que é Benchmarking Inspiracional e por que ele é importante em minha estratégia de comunicação?

Você já ouviu falar sobre o Benchmarking Inspiracional? Saiba que ele é uma ferramenta poderosa para elevar sua estratégia de comunicação a outro nível! Neste artigo, vamos explorar o que é o Benchmarking Inspiracional e, mais importante, por que você não pode ignorá-lo em suas táticas de marketing e comunicação. O Benchmarking Inspiracional é muito […]

Publiposts: os mais engajados do primeiro semestre de 2023

A presença dos publiposts nas estratégias digital das marcas tem se tornado cada vez mais importante. Isso se deve ao fato de que os influenciadores possuem um grande número de seguidores engajados, que confiam em suas opiniões e recomendações. Ao incluir influenciadores em sua estratégia de marca, você pode alcançar um público mais amplo e, […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em maio

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua quinta edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em abril

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua quarta edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Publiposts: os mais engajados do primeiro trimestre de 2023

A presença dos publiposts nas estratégias digital das marcas tem se tornado cada vez mais importante. Isso se deve ao fato de que os influenciadores possuem um grande número de seguidores engajados, que confiam em suas opiniões e recomendações. Ao incluir estes profissionais em sua estratégia de marca, é possível alcançar um público mais amplo […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em março

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua terceira edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Gestão de Crise: a importância do monitoramento de redes sociais

Se você é uma empresa que possui presença nas redes sociais, sabe o quanto é importante o papel da gestão de crise para manter uma boa reputação online. São nesses momentos que o monitoramento de redes sociais se torna ainda mais fundamental para a marca. Mantendo um bom relacionamento com os clientes e o público […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em fevereiro

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua segunda edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em janeiro

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua primeira edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]
1 2 3 6
cross