Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

Estratégias de SEO: ainda valem a pena diante do poder das redes sociais?

Por Isabella Cortez

No post de hoje vamos falar sobre a eficácia de estratégias de SEO diante do forte apelo das redes sociais.  

Se você participa da estratégia de marketing de conteúdo do seu negócio, sabe do que estou falando. Do contrário, vou te passar algumas informações a seguir.

Antes de começarmos, tenha em mente que o intuito deste texto é avaliar se o SEO ainda é eficaz mesmo diante das mídias sociais. 

Além disso, vou mostrar técnicas simples e eficientes que podem alavancar seu negócio.

Estratégias de SEO e redes sociais: entenda a relação

A priori, considere que trabalhar o marketing digital usando uma ação multicanal é vital para que uma marca tenha uma presença forte online. Logo, devem constar estratégias de SEO.

Desse modo, mesmo que você tenha um blog bem visualizado, não deve deixar de lado as redes sociais.

Mesmo que não otimizemos essas mídias, já foi comprovado que as mesmas trazem muitos benefícios, por exemplo:

  • Humaniza a marca;
  • Melhora a interação com o público;
  • Aumenta o engajamento;
  • Aumenta as vendas;

No entanto, elas não têm o mesmo poder em se tratando de ranquemento das SERPs.

Pois bem! Ter uma conta comercial no Instagram ou Facebook e alimentá-las não é suficiente.

Mesmo que seus perfis tenham sucesso e que você trabalhe com análise de métricas e da concorrência, só um trabalho com SEO e é, promoverá os frutos do tráfego orgânico.

A grande questão aqui é que os usuários não são tão fiéis às mídias sociais. Observamos aqui uma migração constante entre uma rede e outra.

Você pode perceber isso na disputa entre TikTok e Reels. As pessoas não sabem onde ficam!

Isto posto, precisamos de um local onde possamos trabalhar com estratégias de SEO de maneira mais ampla. Sem dúvida, a melhor opção é um blog.

Embora o tráfego pago seja uma opção, em tese, mais rápida, saiba que o tráfego orgânico ainda é mais poderoso. 

Afinal, conseguimos trazer visitantes com ações simples e que promovem resultados constantes.

monitore os concorrentes

Números sobre o volume de busca esse ano

Também é importante lembrar que as pessoas tendem muito mais a clicar em sites que aparecem por meio de pesquisas do quem em tráfego pago.

Além disso, as pesquisas demonstram que os usuários estão cada vez mais buscando por meio de ferramenta de voz.

Por que você deve apostar em estratégias de SEO?

Quer saber como uma estratégia de SEO pode ajudar a alavancar seu negócio? Eu já te mostro os benefícios, mas antes, saiba porque não focar apenas nas mídias sociais.

A princípio, tenha em mente que as redes sociais não contribuem, de forma direta, para o ranqueamento de SEO.

Por certo, podemos usar as redes para compartilhar conteúdos do nosso blog, mas quando um cliente em potencial procura por uma empresa ou produto, são os blogs que aparecem no Google.

Portanto, confira a seguir os principais benefícios do investimento em estratégia de SEO.

1 - Posicionamento Permanente

Decerto, você já ouviu dizer que os resultados com estratégias de SEO demandam tempo para aparecer. Também já deve ter lido que os leads adquiridos dessa forma são os mais valiosos.

Com toda a certeza, são duas verdades, mas estas ações ainda nos trazem outro benefício: os resultados são permanentes ou pelo menos duráveis.

O que eu quero dizer é que quando postamos conteúdos de qualidade e atemporais em um blog, sempre que alguém pesquisar, os mesmos estarão lá.

No entanto, para que isso ocorra todos os posts devem ser muito bem otimizados.

2 - Estratégias de SEO e audiência segmentada

Outra grande vantagem aqui é que o SEO tem a capacidade de aumentar a visibilidade das marcas em um local específico.

Desse modo, as pessoas podem encontrar um negócio próximo à sua região, facilitando o marketing para empresas locais que desejam alavancar.

Acredito que você se lembra, mas um dos dados que mencionei antes fala justamente sobre o aumento das buscas orgânicas por negócios locais.

3 - Aumento de conversões e vendas

No tópico anterior, vimos que estratégias de SEO bem executadas aumentam a visibilidade da empresa.

Como consequência, temos também a melhora de conversões de leads e das vendas.

As técnicas de SEO nos trazem visitantes segmentados, ou seja, são pessoas que já procuram por seu nicho, portanto, pensam em comprar.

Além disso, lembre-se de que um texto compartilhado hoje pode lhe render vendas por vários anos!

4 - Técnicas de SEO também melhoram a reputação

Um blog profissional, conteúdos relevantes e constância trazem mais visitas e convertem, no entanto, o que mantém esse fluxo é a reputação da empresa.

O público precisa confiar em você e ter em mente que comprar seus produtos significa que não vai se arrepender.

Construir uma boa reputação online, depende de mostrar, através dos conteúdos, que é autoridade no nicho. O SEO também pode te dar isso.

Uma das ações realizadas aqui é o uso dos backlinks sendo ela a principal ferramenta para gerar autoridade.

5 - ROI

O retorno sobre investimento, nesse caso, é o melhor possível! Investir em SEO não custa caro e até micro empresas podem fazer.

Em suma, os gastos se limitam a contratar profissionais como analista de marketing, redatores e alguém para gerir seu canal. Os mesmos podem ser freelancers.

Além disso, sempre que realizamos alguma ação de marketing é preciso analisar e avaliar os resultados.

Como já falamos antes, o retorno pode demorar um pouco, mas eles chegam, são sólidos e duradouros.

Por fim, ainda é possível economizar, tendo em vista que existem empresas que oferecem serviços com preços bem mais em conta.

Por fim, as estratégias de SEO ainda são vistas como o meio mais eficiente quando o assunto é aumentar a visibilidade das marcas e também suas vendas.

Embora as mídias sociais sejam poderosas, manter apenas estes perfis, não é suficiente para alavancar um negócio. 

Isso acontece porque a maioria das pessoas quando deseja obter dados sobre empresas, produtos ou serviços, vão primeiro a um motor de busca.

Isabella Cortez

Publicitária, criadora de conteúdo e muito fã de cinema, Isa é a Social Media no time de marketing da Zeeng.

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

Marketing no YouTube: sua chance de crescer gastando pouco!

As marcas estão sempre em busca de tendências de marketing para impulsionar crescer, mas muitas delas ainda não se deram conta de que o marketing no YouTube é um caminho seguro. Podemos observar o poder das ações em ambiente online com o uso das redes sociais.  Estas mídias, em pouco tempo, se tornaram populares e […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em julho

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua edição de julho. Conforme observamos no primeiro semestre do ano, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Mas será que essa pluralidade permanecerá nos próximos meses? Bora conferir os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em […]

ESG: como uma empresa pode gerar valor a longo prazo?

As questões de ESG estão se tornando cada dia mais úteis para empresas que desejam gerar valor no mercado.  O setor de investimentos mudou muito em relação a programas que abordam pautas relacionadas ao meio ambiente, questões sociais e de governança (ESG). Noutros tempos, confiadas a relatórios de sustentabilidade criados pelas próprias empresas e que, […]

Monitoramento de redes sociais: faça como as grandes marcas

O monitoramento de redes sociais deve ser a base de toda ação de marketing digital. No entanto, muitas empresas ainda não entendem o poder dos dados coletados nessa ação. Conhecer melhor o público-alvo e seus gostos é uma das grandes vantagens, mas não é a única. A seguir saiba o que é monitorar as redes […]

Marketing Digital de sucesso: analise as métricas certas

Como realizar campanhas de marketing digital que, de fato, gerem ganhos? Bem… não existe segredo ou fórmula mágica, quem está no começo precisa usar o método de erro e acerto. Logo, o caminho é testar nossas ações, até que encontremos aquelas que tragam melhores resultados. Agora a pergunta que não quer calar: mas como saber […]

Benchmarking: entenda a sua importância estratégica

Hoje vamos falar sobre Benchmarking, uma ferramenta que vai te ajudar muito em suas estratégias de marketing. A seguir, vamos entender seu conceito, sua importância para o marketing digital, tipos e também como usá-lo.  Preparado para dar um passo importante e que pode elevar seu negócio ao próximo patamar? Então, confira esse guia prático. Afinal, […]

Clipping: entenda o que é e como usar da melhor forma

O objetivo de qualquer empreendedor é que seu negócio se mantenha sempre na mídia, afinal isso gera crescimento rápido. Nesse caso, o clipping vem como um dos métodos mais eficazes quando o assunto é marketing. Se você deseja imprimir sua marca na internet, a primeira coisa a fazer é descobrir se seus esforços estão surtindo […]

Análise Competitiva: entenda a sua importância e confira 5 métodos eficazes

Manter-se ativo no mercado depende do quão competitiva uma empresa é, e isso não é uma tarefa fácil. Contudo, fazer análise competitiva com frequência é o melhor caminho. Ser competitivo hoje em dia é um pouco diferente do que era há 10 anos, por isso, muitas marcas não conseguem alcançar este objetivo. Em síntese, precisamos […]

Comunicação Corporativa: como posso melhorar a minha?

De modo geral, a comunicação corporativa se define como um modelo de diálogo quem tem o intuito de atender as empresas. A forma com que uma empresa se comunica com seu público é decisiva para sua evolução. Isso porque falar a língua do cliente deixa mais fácil a jornada de compra e ajuda a fidelizar. […]

Zeeng + Similarweb

No último mês de dezembro a Amazon, proprietária da plataforma de análise de tráfego da web, anunciou o encerramento da plataforma Alexa.com, previsto para maio deste ano. Este movimento impulsionou a busca por alternativas no fornecimento de dados provenientes de web analytics na Zeeng e após uma série de testes, validações e homologações a Zeeng […]
1 2 3 5
cross