Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

Indústria farmacêutica e a questão de sustentabilidade e responsabilidade ambiental no Brasil

Por Eduardo Prange

Em parceria com o Panorama Farmacêutico analisamos como a indústria farmacêutica trabalha as questões de sustentabilidade e responsabilidade ambiental em seus canais digitais. 

Foram analisadas as Top 20 marcas do setor com o melhor Zeeng Score, ou seja, aquelas que possuem a melhor presença digital considerando redes sociais, notícias e web. O estudo considerou o período de doze meses, entre 01/05/20 a 01/05/21.

Quais são as marcas da indústria farmacêutica com a melhor performance digital?

As marcas que se destacaram no Zeeng Score foram: JanssenPfizerBayerMerckEurofarmaPrati DonaduzziNovartisAchéSanofiGSKUnião QuímicaNeo QuímicaRocheHypera PharmaTeutoEMSCimedTakedaNovo Nordisk e Biolab.

O estudo completo é dividido em dois olhares: Notícias e Redes Sociais.

Conteúdo noticioso

Juntas, as marcas foram mencionadas em 220k notícias no período analisado, destas apenas 1,59% são relacionadas a temas de sustentabilidade e meio ambiente.

Bayer, Pfizer e Neo Química se destacaram como as empresas que mais estão ligadas ao tema na imprensa.

Notícias relacionadas à áreas de degradação no Brasil (Amazônia, Floresta Amazônica, Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica), o volume de notícias é ainda menor, representando 0,32% do total de notícias.

Redes Sociais

Percebemos que algumas marcas já são reconhecidas por este posicionamento, enquanto outras fazem uso apenas de esforços de comunicação.

Nas redes sociais, considerando Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, as marcas realizaram 9.2k publicações no período analisado, sendo apenas 2,3% (219 posts) relacionados a assuntos de sustentabilidade e meio ambiente.

Eurofarma, Teuto, Bayer, GSK e Merck foram as marcas que mais publicaram sobre o tema, sendo a Eurofarma a mais consistente nas redes, visto que que os posts estão segmentados em diferentes períodos nos últimos 12 meses.

Os Top três posts com mais interações no Facebook, rede mais utilizada pelos players, foram da Eurofarma, assim como no Instagram e Twitter.

No Youtube quem se destacou foi a Novartis.

Já as publicações relacionadas à áreas de degradação no Brasil representam apenas 0,1% das publicações totais nas redes sociais.

Nesse quesito, além da EurofarmaEMS se destaca como uma das marcas que mais falou sobre o tema durante o período analisado.

Sustentabilidade e responsabilidade ambiental, assim como, áreas de degradação ambiental no Brasil são temas de extrema relevância e estão em ascensão nos últimos anos.

As marcas que mais repercutem na mídia associadas aos temas, não são as mesmas que mais comunicam sobre as pautas nas redes sociais. Nesse caso, concluímos que algumas marcas já são reconhecidas por este posicionamento, enquanto outras estão buscando esse reconhecimento através de esforços comunicacionais.

Como mostra a análise, alguns players  têm se posicionado mais sobre essas pautas nas redes sociais, mas ainda assim as publicações representam apenas 2,3% dos posts totais. O volume de conteúdo noticioso sobre os temas representa 1,8% do total de notícias, o que mostra que a pauta ainda têm muito para evoluir.

Ah, se você quiser entender como analisar o seu mercado, é só solicitar um trial gratuito para conhecer a plataforma.

Eduardo Prange

CEO e founder da Zeeng.

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

Criatividade Desbloqueada: O uso da inspiração para a criação de conteúdo

Com certeza em algum momento você já se pegou encarando uma tela em branco, sem ideias e com a mente bloqueada. E o que você pensou em fazer para auxiliar o seu processo criativo? Dar uma caminhada, ouvir uma boa música, ler um livro e buscar referências online, alguns destes, acertei?   Bom, deixa eu te […]

Mapeamento de Presença Digital: Marcas do Agronegócio em 2023

O presente estudo considerou dados públicos do comportamento digital de 279 players do setor de agronegócios, durante o período de 1/1/23 – 30/8/23 e foi apresentado no 15 Congresso do Agro ABMRA. Todos os dados foram extraídos da plataforma Zeeng, organizados com indicadores individualizados de clipping de mídia e das redes sociais monitoradas pela Plataforma. […]

Como descobrir os assuntos do momento nas redes sociais?

Estar sintonizado com os conteúdos em destaque nas redes sociais é essencial para quem busca se destacar e se conectar de maneira autêntica. Acompanhar as tendências do momento não é apenas uma estratégia, é uma porta para a relevância imediata. Ao compreender o que está movimentando as conversas, você entra no centro das discussões e […]

Quem são as maiores estrelas da publicidade no Instagram em 2023!

Durante o período analisado, os Top 10 criadores de conteúdos alcançaram uma incrível média de mais de 640 mil interações em cada #publi no Instagram. Isso é simplesmente impressionante! 🏆 No topo do pódio, temos ninguém menos que a incrível Mirella Santos, conquistando o primeiro lugar com sua incrível capacidade de engajar sua audiência. 🥇 🥈 A […]

Dia da Mídia Social: Aproveitando as tendências das redes sociais em tempo real

Hoje é dia Dia da Mídia Social e não há melhor maneira comemorar do que adquirir conhecimentos valiosos sobre como aproveitar tendências em tempo real. Por isso, estamos apresentando nosso novo e-book: “Redes sociais em tempo real: Estratégias para aproveitar tendências“, um recurso essencial para impulsionar sua estratégia de mídia social neste dia especial e […]

TikTok: o guia definitivo para sua empresa marcar presença

Se você está procurando uma maneira inovadora de alcançar seu público-alvo e se destacar no mercado competitivo atual, não pode ignorar o poder do TikTok. Além disso, com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, essa plataforma de mídia social de rápido crescimento oferece uma oportunidade única para as empresas ampliarem sua presença e […]

Super Apps: o que são, seus benefícios e o seu papel no futuro do Twitter

Os Super Apps estão ganhando destaque no mundo da tecnologia, e a recente especulação sobre Elon Musk transformar o Twitter em um deles trouxe muitas dúvidas e curiosidades. Neste artigo, responderemos às principais perguntas sobre esses aplicativos e como eles podem moldar o futuro das redes sociais e dos aplicativos móveis. Prepare-se para desvendar esse […]

Como Perder um Seguidor em 10 Dias

Inspirado no clássico da comédia romântica com Kate Hudson e Matthew McConaughey, montamos nosso próprio manual “Como Perder um Seguidor em 10 Dias“, onde encarnamos a personagem Andie com um propósito muito claro: apresentar quais as práticas que fazem seu seguidor ir embora. Quem nunca assistiu ao filme “Como Perder um Homem em 10 Dias” […]

Google Ads Transparency Center: o que é, como funciona e seus benefícios

O Google Ads Transparency Center é uma iniciativa que visa fornecer informações claras e acessíveis sobre a publicidade exibida em suas plataformas. Incluindo o Google Search, YouTube e Google Ads. Ademais, essa iniciativa permite que os usuários acessem informações detalhadas sobre os anúncios exibidos, como o nome do anunciante, o texto e a imagem do […]

O conteúdo mais importante não é mais o jogo

A importância do conteúdo não associado às partidas ao vivo é inegável. No entanto, muitos times esportivos ainda não perceberam todo o potencial desses conteúdos adicionais, que incluem bastidores, highlights e humor. Muitas vezes, esses conteúdos são mais focados no behind the scenes do que na própria disputa, o que torna ainda mais valiosas essas […]
1 2 3 11
cross