Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

Marketing no YouTube: sua chance de crescer gastando pouco!

Por Isabella Cortez

As marcas estão sempre em busca de tendências de marketing para impulsionar crescer, mas muitas delas ainda não se deram conta de que o marketing no YouTube é um caminho seguro.

Podemos observar o poder das ações em ambiente online com o uso das redes sociais. 

Estas mídias, em pouco tempo, se tornaram populares e hoje possuem milhares de usuários ativos. Além disso, ganharam uma série de ferramentas de negócios super eficientes.

Voltando um pouco à história das redes sociais, podemos perceber que o movimento para negócios começou por parte das próprias marcas.

Sendo assim, porque com o YouTube, a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, as coisas estão lentas.

Bem… Se você ainda não tem certeza de que o marketing no YouTube é uma boa opção para alavancar sua marca, veja alguns bons motivos.

Por Que Investir Em Marketing No YouTube?

Estamos diante de uma plataforma de compartilhamento de vídeos, mas o marketing no YouTube vem se mostrando muito eficaz.

Vamos pensar em ações de divulgação de diversas marcas e empresas que você já viu na internet… Já se deu conta que muitas delas trazem vídeos?

Isso ocorre porque as pessoas conseguem absorver melhor certos conteúdos por esse meio.

Por exemplo, quando uma empresa deseja criar uma peça para ensinar ao público como montar seu produto, um vídeo tem mais valor que um simples manual escrito.

Isto posto, também quero te passar um dado muito importante… Por certo, você sabe que a busca orgânica se mantém como uma ação relevante.

Quero dizer que a principal forma como as pessoas procuram por produtos e empresas online é através de pesquisa em motores de busca.

Desse modo, tenha em mente que o YouTube é o segundo maior buscador, ficando atrás apenas do Google.

Marketing no YouTube: passos para melhorar o desempenho

Agora que você entendeu como o marketing no YouTube é valioso, veja como fazer da maneira certa e com mais assertividade.

1 - Montando um perfil profissional

Como criar um perfil no YouTube? Um canal no YouTube é algo que quase qualquer pessoa consegue fazer, mas estamos falando sobre negócios, então as coisas mudam de figura.

O perfil não pode ser criado de forma despretensiosa. Aqui cada passo deve ser pensado de forma cuidadosa.

Por exemplo, a parte visual como foto da conta e capa do canal precisam ter artes profissionais. Além disso, deve constar o nome da marca.Em resumo, evite colocar qualquer tipo de informação pessoal ou usar a conta para outro fim. Aliás, crie uma conta Google apenas para seu negócio.

2 - Entendendo o algoritmo do YouTube

Não é novidade para ninguém que esse ambiente é também um prestador de serviços e precisa criar receita. Por isso, é possível trabalhar com marketing no YouTube.

A forma como essa ferramenta ganha dinheiro é através de anúncios contratados por outras empresas. Por certo, você vê essas propagandas sempre que assiste a um vídeo.

Mas onde entra o algoritmo nessa história?

Uma das maneiras que essa empresa tem de gerar receita é com anúncios pagos por terceiros, então, é preciso que cada vez mais as pessoas permaneçam vendo vídeos.

Sendo assim, podemos encarar o algoritmo como uma fórmula criada para manter os usuários assistindo pelo máximo de tempo.

Significa que, quando for criar seu conteúdo para postar lá, deve focar no que o algorítimo considera.

Para o bem ou para o mal, ninguém, nem os desenvolvedores sabem, ao certo, como funciona, mas a chave é tornar os vídeos atraentes e prender quem assiste. 

Em síntese, você deve linkar um conteúdo ao outro e evitar inserir links que levem os usuários a saírem da plataforma.

3 - Segmentando o canal

Após entender como o sistema funciona, o próximo passo é definir sua persona, pois tudo o que criar será para ela.

Um canal pouco direcionado não consegue atrair o público e também não é amigável ao algoritmo. Este é um dos motivos pelo qual as marcas não obtém sucesso com suas ações.

Saber o que seus clientes em potencial querem ver, deixa mais simples a tarefa de criar conteúdo, então, busque sua persona.

4 - O objetivo do marketing no YouTube

Sabendo o quanto é importante encontrar seu cliente ideal, partimos para a próxima etapa.

Qual é o objetivo do canal, considerando o que sua persona vai procurar nele?

Podemos atingir muitas metas e objetivos por meio do marketing no YouTube, por exemplo:

  • Gerar leads
  • Aumentas as vendas
  • Tornar-se autoridade no nicho

Desse modo, nem pense em ter como objetivo principal, o aumento de inscritos em seu canal. Isso porque essa deve ser uma consequência de todo um trabalho.

Se você pretende ter um canal relevante, precisa definir seu objetivo antes de começar a produzir.

monitore os concorrentes

5 - O melhor tipo de conteúdo

Agora, vamos falar sobre em quais tipos de conteúdo você pode usar para ter sucesso.

A priori, o próprio YouTube recomenda aos seus criadores alguns modelos de classificação para que possam estruturar os conteúdos. Enfim, são 3 as categorias:

  • Help: vídeos que vão trazer os usuários até você;
  • Hub: conteúdo que melhora sua relação com seu público;
  • Hero: modelo para buscar novos espectadores.

6 - Marketing no YouTube e SEO

O tráfego orgânico ainda é o mais valioso, por isso, não há como deixar de lado o SEO no YouTube.

Mesmo que seu conteúdo tenha qualidade e agregue valor ao seu público-alvo, ele só dará bons frutos se for visto, não é mesmo?

Nesse caso, você deve focar em estratégias de SEO, pois segundo pesquisas, o YouTube é a segunda opção dos internautas para buscar produtos, empresas e informações.

Para um vídeo bem otimizado siga estas sugestões:

  • Uso de hashtags;
  • Descrição contendo um resumo do que será apresentado no vídeo e com palavra-chave;
  • Uso de legendas.

7 - Monitorar marcas através da plataforma Zeeng

Por fim, a última dica para ter um marketing no YouTube eficaz é monitorar outras marcas nesse ambiente.

Empresas do seu nicho estão usando o YouTube? Quais conteúdos estão postando e têm maior alcance?Estes e outros dados você pode obter de forma simples, usando a plataforma Zeeng para observar os concorrentes.

Isabella Cortez

Publicitária, criadora de conteúdo e muito fã de cinema, Isa é a Social Media no time de marketing da Zeeng.

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

Estratégias de SEO: ainda valem a pena diante do poder das redes sociais?

No post de hoje vamos falar sobre a eficácia de estratégias de SEO diante do forte apelo das redes sociais.   Se você participa da estratégia de marketing de conteúdo do seu negócio, sabe do que estou falando. Do contrário, vou te passar algumas informações a seguir. Antes de começarmos, tenha em mente que o intuito […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em julho

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua edição de julho. Conforme observamos no primeiro semestre do ano, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Mas será que essa pluralidade permanecerá nos próximos meses? Bora conferir os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em […]

ESG: como uma empresa pode gerar valor a longo prazo?

As questões de ESG estão se tornando cada dia mais úteis para empresas que desejam gerar valor no mercado.  O setor de investimentos mudou muito em relação a programas que abordam pautas relacionadas ao meio ambiente, questões sociais e de governança (ESG). Noutros tempos, confiadas a relatórios de sustentabilidade criados pelas próprias empresas e que, […]

Monitoramento de redes sociais: faça como as grandes marcas

O monitoramento de redes sociais deve ser a base de toda ação de marketing digital. No entanto, muitas empresas ainda não entendem o poder dos dados coletados nessa ação. Conhecer melhor o público-alvo e seus gostos é uma das grandes vantagens, mas não é a única. A seguir saiba o que é monitorar as redes […]

Marketing Digital de sucesso: analise as métricas certas

Como realizar campanhas de marketing digital que, de fato, gerem ganhos? Bem… não existe segredo ou fórmula mágica, quem está no começo precisa usar o método de erro e acerto. Logo, o caminho é testar nossas ações, até que encontremos aquelas que tragam melhores resultados. Agora a pergunta que não quer calar: mas como saber […]

Benchmarking: entenda a sua importância estratégica

Hoje vamos falar sobre Benchmarking, uma ferramenta que vai te ajudar muito em suas estratégias de marketing. A seguir, vamos entender seu conceito, sua importância para o marketing digital, tipos e também como usá-lo.  Preparado para dar um passo importante e que pode elevar seu negócio ao próximo patamar? Então, confira esse guia prático. Afinal, […]

Clipping: entenda o que é e como usar da melhor forma

O objetivo de qualquer empreendedor é que seu negócio se mantenha sempre na mídia, afinal isso gera crescimento rápido. Nesse caso, o clipping vem como um dos métodos mais eficazes quando o assunto é marketing. Se você deseja imprimir sua marca na internet, a primeira coisa a fazer é descobrir se seus esforços estão surtindo […]

Análise Competitiva: entenda a sua importância e confira 5 métodos eficazes

Manter-se ativo no mercado depende do quão competitiva uma empresa é, e isso não é uma tarefa fácil. Contudo, fazer análise competitiva com frequência é o melhor caminho. Ser competitivo hoje em dia é um pouco diferente do que era há 10 anos, por isso, muitas marcas não conseguem alcançar este objetivo. Em síntese, precisamos […]

Comunicação Corporativa: como posso melhorar a minha?

De modo geral, a comunicação corporativa se define como um modelo de diálogo quem tem o intuito de atender as empresas. A forma com que uma empresa se comunica com seu público é decisiva para sua evolução. Isso porque falar a língua do cliente deixa mais fácil a jornada de compra e ajuda a fidelizar. […]

Zeeng + Similarweb

No último mês de dezembro a Amazon, proprietária da plataforma de análise de tráfego da web, anunciou o encerramento da plataforma Alexa.com, previsto para maio deste ano. Este movimento impulsionou a busca por alternativas no fornecimento de dados provenientes de web analytics na Zeeng e após uma série de testes, validações e homologações a Zeeng […]
1 2 3 5
cross