O mercado cervejeiro foi um dos poucos setores que cresceram durante a pandemia. E com a flexibilização e retorno dos bares, a tendência é crescer mais ainda. Segundo pesquisa feita pela Credit Suisse, as embalagens retornáveis usadas nos estabelecimentos impactam a rentabilidade para as marcas, tornando, este, o canal mais lucrativo.
Além do retorno do consumo “na rua”, as marcas também estão apostando em versões sem álcool da bebida. De acordo com a Euromonitor, esta aposta tem como ponto de partida um consumo que não interfira em tarefas rotineiras (como trabalho e direção).
Em um momento de tantas mudanças, que tal entender como isso se reflete nas redes sociais das principais marcas cervejeiras do país?
Todas as informações apresentadas no material tem como fonte a Zeeng – Data Driven Platform. Para a análise, consideramos as seguintes marcas: Skol, Brahma, Budweiser, Corona, Heineken, Amstel, Itaipava, Stella Artois, Dado Bier e Antarctica.
Vamos aos resultados?
O Zeeng Score é a nossa métrica própria. Consolidando mais de 60 indicadores de redes sociais, conteúdo noticioso e web analytics, nossos robôs geram a sua nota de performance.
Entre as 10 marcas do mercado cervejeiro com o melhor desempenho, a líder absoluta é a Brahma, com quase 8 pontos de Zeeng Score. Além do primeiro lugar, também é importante ressaltar a Skol como destaque na segunda posição.
O Ativo Social é a soma de todos os fãs de cada marca, analisando o volume de seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.
Apesar de não ter o melhor Zeeng Score, a Heineken possui o maior número de fãs nas redes sociais. Com uma soma de 25 milhões, tem pouco menos do dobro de seguidores do segundo colocado, Corona (16 milhões).
Outro fator muito importante para a performance de uma marca, é o volume total de postagens realizadas. Sobretudo, quais são as marcas que mais postam e ocupam este espaço no feed dos seus fãs.
A Itaipava foi a marca mais presente nas redes sociais, com foco em interações no Twitter e Youtube. Assim, a empresa realizou 170 posts no período analisado.
Apesar de parecer uma métrica superficial, os Top Posts são um excelente termômetro de o que o público está consumindo.
Mesmo não sendo a marca que mais postou nas redes sociais, a Skol garantiu o seu destaque no Facebook. Entre os três posts com o maior número de interações, todos são da marca.
Na primeira posição entre os Top Posts do Instagram, ficou a Brahma. Apesar de não ter ficado em primeiro lugar, a Corona também se destaca com outras duas postagens no top 3.
No Twitter, a Brahma mostra ao que veio. Mesmo não sendo a marca que mais postou na plataforma, a Brahma garantiu as duas primeiras posições no ranking.
Por fim, quem produziu os vídeos com maior número de interações foi a Brahma. Em seguida, a Skol ocupa as duas próximas posições.
Todos os dados coletados nesse material, foram retirados da Zeeng – Data Driven Platform.
Assim como no Zeeng Score, com essa breve análise de redes sociais, podemos ver o protagonismo da Brahma. Por isso, o olhar contínuo sob essas movimentações é tão importante.
A partir de uma visão holística do marketing digital, queremos ajudar o seu processo estratégico a ser mais prático e inteligente.
Além do monitoramento de redes sociais, a plataforma também conta com métricas para notícias, clipping e web analytics.
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