Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

Mercado Cervejeiro: quais marcas performam melhor nas redes?

Por Isabella Cortez

O mercado cervejeiro foi um dos poucos setores que cresceram durante a pandemia. E com a flexibilização e retorno dos bares, a tendência é crescer mais ainda. Segundo pesquisa feita pela Credit Suisse, as embalagens retornáveis usadas nos estabelecimentos impactam a rentabilidade para as marcas, tornando, este, o canal mais lucrativo.

Além do retorno do consumo "na rua", as marcas também estão apostando em versões sem álcool da bebida. De acordo com a Euromonitor, esta aposta tem como ponto de partida um consumo que não interfira em tarefas rotineiras (como trabalho e direção).

Em um momento de tantas mudanças, que tal entender como isso se reflete nas redes sociais das principais marcas cervejeiras do país?

Metodologia

Todas as informações apresentadas no material tem como fonte a Zeeng - Data Driven Platform. Para a análise, consideramos as seguintes marcas: Skol, Brahma, Budweiser, Corona, Heineken, Amstel, Itaipava, Stella Artois, Dado Bier e Antarctica.

Vamos aos resultados?

Zeeng Score

O Zeeng Score é a nossa métrica própria. Consolidando mais de 60 indicadores de redes sociais, conteúdo noticioso e web analytics, nossos robôs geram a sua nota de performance.

Entre as 10 marcas do mercado cervejeiro com o melhor desempenho, a líder absoluta é a Brahma, com quase 8 pontos de Zeeng Score. Além do primeiro lugar, também é importante ressaltar a Skol como destaque na segunda posição.

Ativo Social

O Ativo Social é a soma de todos os fãs de cada marca, analisando o volume de seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

Apesar de não ter o melhor Zeeng Score, a Heineken possui o maior número de fãs nas redes sociais. Com uma soma de 25 milhões, tem pouco menos do dobro de seguidores do segundo colocado, Corona (16 milhões).

Share Of Voice

Outro fator muito importante para a performance de uma marca, é o volume total de postagens realizadas. Sobretudo, quais são as marcas que mais postam e ocupam este espaço no feed dos seus fãs.

A Itaipava foi a marca mais presente nas redes sociais, com foco em interações no Twitter e Youtube. Assim, a empresa realizou 170 posts no período analisado.

Posts com mais interações

Apesar de parecer uma métrica superficial, os Top Posts são um excelente termômetro de o que o público está consumindo.

Facebook

Mesmo não sendo a marca que mais postou nas redes sociais, a Skol garantiu o seu destaque no Facebook. Entre os três posts com o maior número de interações, todos são da marca.

Instagram

Na primeira posição entre os Top Posts do Instagram, ficou a Brahma. Apesar de não ter ficado em primeiro lugar, a Corona também se destaca com outras duas postagens no top 3.

Twitter

No Twitter, a Brahma mostra ao que veio. Mesmo não sendo a marca que mais postou na plataforma, a Brahma garantiu as duas primeiras posições no ranking.

Youtube

Por fim, quem produziu os vídeos com maior número de interações foi a Brahma. Em seguida, a Skol ocupa as duas próximas posições.

Todos os dados coletados nesse material, foram retirados da Zeeng - Data Driven Platform.

Entendendo o Mercado Cervejeiro com Análise Competitiva

Assim como no Zeeng Score, com essa breve análise de redes sociais, podemos ver o protagonismo da Brahma. Por isso, o olhar contínuo sob essas movimentações é tão importante.

A partir de uma visão holística do marketing digital, queremos ajudar o seu processo estratégico a ser mais prático e inteligente.

Além do monitoramento de redes sociais, a plataforma também conta com métricas para notícias, clipping e web analytics.

Enfim, quer saber mais? Faça um trial gratuito.

Isabella Cortez

Publicitária, criadora de conteúdo e muito fã de cinema, Isa é a Social Media no time de marketing da Zeeng.

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

Como aumentar o alcance no Instagram: 7 dicas essenciais

Hoje você deseja saber como aumentar o alcance no Instagram, mas há alguns anos esse meio não existia.As redes sociais, de modo geral, surgiram como ferramenta que visava facilitar a interação social na internet. Pode ser que esse não tenha sido o único objetivo dos criadores, mas para o público, sim.A questão aqui é que […]

Higiene e Beleza: Top 10 marcas em engajamento no Instagram

O sucesso do As Top 10 marcas em engajamento no Instagram nos convenceu a trazer a sua versão de Higiene e Beleza. Segundo pesquisa da TOTVS, o segmento de Higiene e Beleza é o que mais usa as redes sociais como estratégia de venda. Além disso, a pesquisa também mostra que 81% dos varejistas possuem […]

As Top 10 marcas em engajamento no Instagram

O sucesso do Top 10 marcas em interações no Instagram em 2021 nos convenceu a trazer a sua versão semestral. Contudo, dessa vez montamos um infográfico com a análise completa da performance dessas marcas no Instagram. Além disso, o conteúdo conta com as principais métricas relacionadas a rede, selecionando as três principais marcas destaque de […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em junho

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua edição de junho. Conforme observamos no primeiro semestre do ano, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Mas será que essa pluralidade permanecerá nos próximos meses? Bora conferir os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em […]

Comunidade: aprenda com a Netflix como criar e gerir a sua

Você já deve ter ouvido por aí que a gestão de comunidade transforma seus seguidores em defensores da sua marca. Isso porque as empresas têm percebido o valor estratégico que uma boa comunidade tem. Apesar de estarmos cada vez mais conectados digitalmente, na maioria das vezes essa conexão não tem um valor real. Dessa forma, […]

Redes sociais mais usadas no Brasil pelas empresas

Conhecer as redes sociais mais usadas no Brasil pelas marcas é o primeiro passo para imprimir sua identidade na internet e crescer seu negócio. Por certo, você já sabe disso, mas o que ainda não te disseram é que nem todas estas mídias vão trazer benefícios à sua empresa. Não é somente sair por aí […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em maio

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua edição de maio. Conforme observamos no primeiro quarto do ano, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Mas será que essa nova pluralidade permanecerá nos próximos meses? Bora conferir os 10 vídeos mais visualizados no Youtube […]

Estudo das Agências: a segunda edição já está no ar

Há pouco mais de um ano, lançamos a primeira versão do nosso Estudo das Agências, que virou referência de análise competitiva no segmento. Agora, trouxemos a segunda edição do material, repleta de insights valiosos para o mercado. O alto nível competitivo no ambiente digital, propicia a criação de um ambiente altamente dinâmico. Dessa forma, as […]

Turismo: análise competitiva das principais marcas do mercado

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o turismo no Brasil ainda não consegue recuperar o prejuízo da pandemia. O volume de prestação de serviços relacionadas ao setor teve alta de 4,5% em março, comparando com o mês de fevereiro. Apesar da alta, o valor ainda está 6,5% abaixo da média pre-pandêmica. Com […]

Dia das mães: análise competitiva das marcas mais lembradas

Uma das datas mais importantes para o varejo, o Dia das Mães deve faturar aproximadamente 4% a mais em 2022 que o ano anterior. Dessa forma, é essencial observar como as marcas mais lembradas pelos consumidores nesta data se comunicam nas redes sociais. Metodologia Todas as informações apresentadas no material tem como fonte a Zeeng […]
1 2 3 7
cross