Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

Meta: o impacto do rebranding do Facebook

Por Sofia Eng

Quando falamos em meta, logo pensamos no sentido de objetivo final. Entretanto, a definição que queremos abordar, não vêm do latim metae, mas sim do grego metá. Neste sentido, meta é aquilo que vai além. Inclusive, no final de outubro o antigo Facebook Inc. resolveu ir muito além.

Em meio a uma crise de reputação de marca, como citamos no Segue o Fio, a empresa viu a necessidade de mudar de face. Isto é, a grande rede das redes agora tem outro foco: o metaverso.

Há quem diga que foi cortina de fumaça para os problemas de imagem que a marca vem enfrentando. Mas é inegável que o rebatismo de Meta, é o passo inicial de um futuro virtual que está mais próximo do que imaginamos.

Mas afinal, que é o metaverso?

Pense nas suas reuniões de trabalho pelo Google Meet. Quando elas terminam, você simplesmente fecha a aba, certo? Isto porque não estamos em nosso ambiente de trabalho propriamente dito. Mas no metaverso, a coisa muda. Agora a proposta de experiência de imersão vai muito além dos games.

Seja seu ambiente de trabalho, uma reunião entre amigos ou até mesmo aulas presenciais. A ideia é que esses espaços virtuais sejam cada vez mais próximos a realidade, tornando-se parte do nosso cotidiano. Assim, estes ambientes virtuais simularão a nossa vida social.

Antes do Meta

Desde 2016, o Facebook vem sendo alvo de críticas pela falha na proteção e uso indevido de dados dos usuários. Além disso, os escândalos também tiveram como reflexo o vazamento de documentos privados da empresa por ex-funcionários.

Aproximadamente 20 dias antes do rebranding da empresa, todas as suas redes sofreram uma instabilidade e ficaram fora do ar. O “apagão” gerou uma queda de 6% nas ações da marca, que já havia sofrido com o recuo de 15% no mês de setembro.

Ou seja, a necessidade de mudança já era iminente. Tanto pelas crises de imagem, quanto pela necessidade de inovação perante a concorrência cada vez mais acirrada.

A busca por metaverso

O pico de busca pelo termo a partir do dia 28/10/21, como apresentado no gráfico, mostra o impacto causado pela marca. Além disso, os principais assuntos relacionados também são sobre a empresa, como mostrado no gráfico abaixo.

Na mídia

Informações retiradas da Zeeng – Data Driven Platform.

Entre as mais de 20 mil notícias relacionadas ao Facebook durante um período de 3 meses, 16% delas foram a partir do anúncio de rebranding. Apesar disso, o foco principal das notícias foi sobre o “apagão” das redes.

Entre os três Top Tweets em engajamento percentual, dois deles são sobre o rebranding. Em relação aos termos mais usados relacionados a marca, o metaverso é protagonista.

O futuro da comunicação

Apesar de não ser um conceito propriamente novo, o metaverso ainda está em construção fora do universo dos games. A iniciativa do Meta é apenas o começo de um futuro muito próximo, em que a linha entre real e virtual será cada vez mais tênue. Já estamos em um momento em que não há mais distinção entre a vida on e off.

Sofia Eng

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

Threads: As dúvidas e expectativas da nova rede social da Meta

Lançado em 5 de julho de 2023, o aplicativo Threads, da Meta, conseguiu agregar cerca de 30 milhões de usuários em seus primeiros dias de uso. Isso se deve ao grande fato que a plataforma é integrada parcialmente ao Instagram! O Threads é a nova aposta do CEO da empresa, Mark Zuckerberg, para o mundo das […]

O que é Benchmarking Inspiracional e por que ele é importante em minha estratégia de comunicação?

Você já ouviu falar sobre o Benchmarking Inspiracional? Saiba que ele é uma ferramenta poderosa para elevar sua estratégia de comunicação a outro nível! Neste artigo, vamos explorar o que é o Benchmarking Inspiracional e, mais importante, por que você não pode ignorá-lo em suas táticas de marketing e comunicação. O Benchmarking Inspiracional é muito […]

Publiposts: os mais engajados do primeiro semestre de 2023

A presença dos publiposts nas estratégias digital das marcas tem se tornado cada vez mais importante. Isso se deve ao fato de que os influenciadores possuem um grande número de seguidores engajados, que confiam em suas opiniões e recomendações. Ao incluir influenciadores em sua estratégia de marca, você pode alcançar um público mais amplo e, […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em maio

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua quinta edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em abril

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua quarta edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Publiposts: os mais engajados do primeiro trimestre de 2023

A presença dos publiposts nas estratégias digital das marcas tem se tornado cada vez mais importante. Isso se deve ao fato de que os influenciadores possuem um grande número de seguidores engajados, que confiam em suas opiniões e recomendações. Ao incluir estes profissionais em sua estratégia de marca, é possível alcançar um público mais amplo […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em março

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua terceira edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Gestão de Crise: a importância do monitoramento de redes sociais

Se você é uma empresa que possui presença nas redes sociais, sabe o quanto é importante o papel da gestão de crise para manter uma boa reputação online. São nesses momentos que o monitoramento de redes sociais se torna ainda mais fundamental para a marca. Mantendo um bom relacionamento com os clientes e o público […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em fevereiro

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua segunda edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em janeiro

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua primeira edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]
1 2 3 6
cross