O marketing é um campo muito diversificado. Algumas empresas acreditam apenas em usar o marketing de marca, outras juram pelo marketing de canal. Na verdade, existem inúmeros tipos diferentes de marketing. Ao mesmo tempo, com o ambiente de marketing passando por tantas mudanças, escolher a abordagem certa pode se tornar um grande desafio. Devido à alta taxa de saturação e ao aumento da concorrência no mercado, o marketing holístico ganhou popularidade.
Marketing holístico se refere a uma estratégia de marketing que considera a totalidade de um negócio e todos os diferentes canais de marketing como um sistema. Sob essa estratégia, uma empresa com diferentes departamentos se reúne em sinergia em busca de uma missão consciente, ótima experiência do cliente e uma imagem de marca positiva.
O conceito de marketing holístico é baseado na filosofia do holismo, que pode ser resumida em um único pensamento de Aristóteles: ”O todo é mais do que a soma de suas partes”.
De acordo com Philip Kotler, autor de 57 livros relacionados a marketing e ganhador do primeiro “Prêmio Educador de Marketing Distinto” da American Marketing Association em 1985:
“Um conceito de marketing holístico é baseado no desenvolvimento, design e implementação de programas, processos e atividades de marketing que reconhecem sua amplitude e interdependências. O marketing holístico reconhece que ‘tudo importa’ com o marketing e que uma perspectiva ampla e integrada é necessária para alcançar a melhor solução
86% dos profissionais de marketing de marca dizem que construir uma abordagem holística de marketing é uma prioridade, mas apenas 29% das empresas dizem que realmente têm a infraestrutura necessária para tornar essa meta uma realidade. A razão disso pode ser que o processo de marketing holístico leva em consideração as considerações das partes interessadas, clientes, funcionários, fornecedores e a comunidade como um todo ao criar e implementar estratégias de marketing.
Mas como uma empresa consegue uma estratégia de marketing holística? Existem 4 componentes, ou formulários de marketing, para este processo:
O marketing de relacionamento tem como objetivo construir relacionamentos fortes e duradouros. O foco é desviado da venda de produtos e focado mais na satisfação e retenção do cliente, bem como na construção da fidelidade do cliente.
Clientes, fornecedores, vendedores e empresas são todos parceiros necessários para uma empresa ter e manter. Cada um tem um impacto significativo no sucesso ou no fracasso da empresa.
Este componente está relacionado à mensagem unificada que a empresa envia aos seus clientes. Essa estratégia garante que todas as partes de marketing de uma empresa trabalhem juntas para um propósito e uma missão que é vista.
Todas as atividades de mídia, incluindo publicidade, relações públicas e comunicações online funcionam em sincronia umas com as outras para garantir que a mensagem e a percepção da empresa sejam claras e positivas.
O marketing interno trata de cuidar dos funcionários, freelancers, contratados e parceiros da empresa. Isso garante que os funcionários estejam satisfeitos com seu trabalho, bem como com a filosofia e a direção da organização como um todo. Maior satisfação entre os funcionários leva ao aumento da satisfação do cliente ao longo do tempo, tornando o marketing interno um aspecto-chave da abordagem holística.
O objetivo do marketing social ou socialmente responsável é atrair clientes que queiram marcar a diferença com suas compras. Pense em produtos em que uma parte da receita vai para uma boa causa ou em produtos feitos de maneira responsável. Ele visa a criação de iniciativas de marketing baseadas em práticas comerciais éticas, que fornecem outro método para as empresas construírem relacionamentos duradouros.
O conceito de marketing holístico é relativamente novo, mas já se tornou popular e imediatamente relevante. Através da Plataforma Zeeng você tem uma visão holística das estratégias digitais da sua marca e dos concorrentes, analisando redes sociais, conteúdos noticiosos e web analytics em um só lugar.
Esse conteúdo foi produzido por Juliana Mejia do Portal Parsnip.