Os cursos de pré-vestibular não conseguiram escapar das mudanças de mercado causadas pelo Covid-19.
As salas de aula que antes viviam lotadas ficaram vazias. E enquanto os cursinhos presenciais tiveram que buscar formas de se adaptarem rapidamente a nova realidade, o mercado dos cursinhos on-line aqueceu.
O alto nível de competição nas provas de ENEM e vestibular, fez os estudantes procurarem outras alternativas. Assim, nos últimos dez anos, a modalidade ganhou um espaço significativo na rotina de estudos dos vestibulandos, passando de reforço para conteúdo principal.
Todas as informações apresentadas no material tem como fonte a Zeeng – Data Driven Platform. Para a análise, consideramos os seguintes cursos on-line de pré-vestibular: Descomplica, ProEnem, Me Salva!, Stoodi, Estratégia Vestibulares, Kuadro, Aulalivre, AulaDe, Percurso e Vestibular.com.br.
Observamos os dados durante o período de 10 de agosto de 2021 até 10 de novembro de 2021, trimestre que antecede e, também, ocorre o Enem. Definindo, assim, o Top 5 de cada categoria analisada.
Vamos aos resultados?
O Zeeng Score é a nossa métrica que consolida mais de 60 indicadores de redes sociais, conteúdo noticioso e web analytics em uma única nota. O líder do ranking é o Descomplica, com a maior nota em cada uma das três categorias.
O Ativo Social é a soma de todos os fãs de cada marca. Assim como no score, o Descomplica também é líder em volume total de seguidores, com uma soma de 7.8 milhões.
Entretanto, mesmo tendo o maior volume, foi a marca que mais perdeu seguidores no Facebook (-16.483) e Twitter (-705).
Outro fator importante de performance, é o volume total de postagens realizadas. Sobretudo, quais são as marcas que mais postam e ocupam este espaço no feed dos seus seguidores.
O Descomplica foi a marca mais presente nas redes sociais. Com uma estratégia bem equilibrada, mas focando no Twitter, a empresa realizou 795 posts durante o período analisado.
Outro ponto importante para ficar de olho quando se fala em performance nas redes sociais: os Top Posts.
A princípio, pode parecer uma métrica superficial. Mas, na verdade, é um excelente termômetro de o que o público está consumindo. Média entre interações equivalente aos seguidores, os posts por engajamento mostram que tipo de conteúdo está performando melhor.
Apesar de não ter sido a marca que mais postou no Facebook, o Kuadro garantiu os Top Posts na rede com postagem de bingo e informativa.
Em primeiro lugar, entre os Top Posts do Instagram, ficou o Descomplica. Apesar de ter uma única postagem no ranking, seu conteúdo informativo garantiu o melhor engajamento.
Na rede social do passarinho azul, o ProEnem garantiu a primeira posição. Entre os cursos analisados, a marca foi a única que marcou presença em Top Posts em todas as redes sociais analisadas.
Por fim, quem produziu os vídeos com maior engajamento, foi a Estratégia Vestibulares. A marca garantiu presença em quatro dos cinco vídeos do ranking no Youtube.
E para finalizar a análise, vamos para outra valor importantíssimo ao observar a performance nas redes sociais: o volume de interações.
A métrica caracteriza-se pelo número total de interações do público com todas as postagens analisadas no período.
E quem garantiu a liderança em todas as redes sociais analisadas, foi o Descomplica.
Todos os dados coletados nesse material, foram retirados da Zeeng – Data Driven Platform.
A partir de uma visão holística do marketing digital, queremos ajudar o seu processo estratégico a ser mais prático e inteligente. Além do monitoramento de redes sociais, a plataforma também conta com métricas para notícias, clipping e web analytics.
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