Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

Pré-Vestibular: quais cursos performaram melhor nas redes sociais?

Por Sofia Eng

Os cursos de pré-vestibular não conseguiram escapar das mudanças de mercado causadas pelo Covid-19.

As salas de aula que antes viviam lotadas ficaram vazias. E enquanto os cursinhos presenciais tiveram que buscar formas de se adaptarem rapidamente a nova realidade, o mercado dos cursinhos on-line aqueceu.

O alto nível de competição nas provas de ENEM e vestibular, fez os estudantes procurarem outras alternativas. Assim, nos últimos dez anos, a modalidade ganhou um espaço significativo na rotina de estudos dos vestibulandos, passando de reforço para conteúdo principal.

Metodologia

Todas as informações apresentadas no material tem como fonte a Zeeng – Data Driven Platform. Para a análise, consideramos os seguintes cursos on-line de pré-vestibular: Descomplica, ProEnem, Me Salva!, Stoodi, Estratégia Vestibulares, Kuadro, Aulalivre, AulaDe, Percurso e Vestibular.com.br.

Observamos os dados durante o período de 10 de agosto de 2021 até 10 de novembro de 2021, trimestre que antecede e, também, ocorre o Enem. Definindo, assim, o Top 5 de cada categoria analisada.

Vamos aos resultados?

Zeeng Score

O Zeeng Score é a nossa métrica que consolida mais de 60 indicadores de redes sociais, conteúdo noticioso e web analytics em uma única nota. O líder do ranking é o Descomplica, com a maior nota em cada uma das três categorias.

Ativo social

O Ativo Social é a soma de todos os fãs de cada marca. Assim como no score, o Descomplica também é líder em volume total de seguidores, com uma soma de 7.8 milhões.

Entretanto, mesmo tendo o maior volume, foi a marca que mais perdeu seguidores no Facebook (-16.483) e Twitter (-705).

Share of voice

Outro fator importante de performance, é o volume total de postagens realizadas. Sobretudo, quais são as marcas que mais postam e ocupam este espaço no feed dos seus seguidores.

O Descomplica foi a marca mais presente nas redes sociais. Com uma estratégia bem equilibrada, mas focando no Twitter, a empresa realizou 795 posts durante o período analisado.

Posts por engajamento

Outro ponto importante para ficar de olho quando se fala em performance nas redes sociais: os Top Posts.

A princípio, pode parecer uma métrica superficial. Mas, na verdade, é um excelente termômetro de o que o público está consumindo. Média entre interações equivalente aos seguidores, os posts por engajamento mostram que tipo de conteúdo está performando melhor.

Facebook

Apesar de não ter sido a marca que mais postou no Facebook, o Kuadro garantiu os Top Posts na rede com postagem de bingo e informativa.

Instagram

Em primeiro lugar, entre os Top Posts do Instagram, ficou o Descomplica. Apesar de ter uma única postagem no ranking, seu conteúdo informativo garantiu o melhor engajamento.

Twitter

Na rede social do passarinho azul, o ProEnem garantiu a primeira posição. Entre os cursos analisados, a marca foi a única que marcou presença em Top Posts em todas as redes sociais analisadas.

Youtube

Por fim, quem produziu os vídeos com maior engajamento, foi a Estratégia Vestibulares. A marca garantiu presença em quatro dos cinco vídeos do ranking no Youtube.

Volume de interações

E para finalizar a análise, vamos para outra valor importantíssimo ao observar a performance nas redes sociais: o volume de interações.

A métrica caracteriza-se pelo número total de interações do público com todas as postagens analisadas no período.

E quem garantiu a liderança em todas as redes sociais analisadas, foi o Descomplica.

Facebook

Instagram

Twitter

Youtube

Todos os dados coletados nesse material, foram retirados da Zeeng – Data Driven Platform.

Ou seja, a análise competitiva é indispensável para entender a estratégia dos concorrentes.

A partir de uma visão holística do marketing digital, queremos ajudar o seu processo estratégico a ser mais prático e inteligente. Além do monitoramento de redes sociais, a plataforma também conta com métricas para notícias, clipping e web analytics.

Enfim, quer saber mais? Faça um trial gratuito.

Sofia Eng

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

Threads: As dúvidas e expectativas da nova rede social da Meta

Lançado em 5 de julho de 2023, o aplicativo Threads, da Meta, conseguiu agregar cerca de 30 milhões de usuários em seus primeiros dias de uso. Isso se deve ao grande fato que a plataforma é integrada parcialmente ao Instagram! O Threads é a nova aposta do CEO da empresa, Mark Zuckerberg, para o mundo das […]

O que é Benchmarking Inspiracional e por que ele é importante em minha estratégia de comunicação?

Você já ouviu falar sobre o Benchmarking Inspiracional? Saiba que ele é uma ferramenta poderosa para elevar sua estratégia de comunicação a outro nível! Neste artigo, vamos explorar o que é o Benchmarking Inspiracional e, mais importante, por que você não pode ignorá-lo em suas táticas de marketing e comunicação. O Benchmarking Inspiracional é muito […]

Publiposts: os mais engajados do primeiro semestre de 2023

A presença dos publiposts nas estratégias digital das marcas tem se tornado cada vez mais importante. Isso se deve ao fato de que os influenciadores possuem um grande número de seguidores engajados, que confiam em suas opiniões e recomendações. Ao incluir influenciadores em sua estratégia de marca, você pode alcançar um público mais amplo e, […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em maio

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua quinta edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em abril

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua quarta edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Publiposts: os mais engajados do primeiro trimestre de 2023

A presença dos publiposts nas estratégias digital das marcas tem se tornado cada vez mais importante. Isso se deve ao fato de que os influenciadores possuem um grande número de seguidores engajados, que confiam em suas opiniões e recomendações. Ao incluir estes profissionais em sua estratégia de marca, é possível alcançar um público mais amplo […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em março

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua terceira edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Gestão de Crise: a importância do monitoramento de redes sociais

Se você é uma empresa que possui presença nas redes sociais, sabe o quanto é importante o papel da gestão de crise para manter uma boa reputação online. São nesses momentos que o monitoramento de redes sociais se torna ainda mais fundamental para a marca. Mantendo um bom relacionamento com os clientes e o público […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em fevereiro

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua segunda edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em janeiro

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua primeira edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]
1 2 3 7
cross