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QUAIS PARTIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS ESTÃO DANDO AS CARTAS NO AMBIENTE DIGITAL?

Por Eduardo Prange

Já faz tempo que os canais digitais se tornaram parte fundamental das campanhas políticas.

Presidentes já se elegeram impulsionados e apoiados por uma estratégia inteligente nas redes sociais e outros sentiram seus impérios balançar por ações criadas nesse ambiente. O ano de 2022 está aí e resolvemos nos aprofundar e entender como os partidos políticos brasileiros estão trabalhando sua performance digital. 

Este estudo da Zeeng tem como objetivo apresentar os insights, capturados por meio de dados e estatísticas, para que todos os profissionais envolvidos nas campanhas eleitorais possam construir a sua estratégia robusta e eficiente para as próximas eleições. Para isso, contamos com a parceria da Rede Essent Jus e Captee.

Metodologia:

As informações apresentadas neste estudo têm como fonte a Plataforma Zeeng

A análise foi realizada considerando os 33 partidos políticos brasileiros registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Foram considerados os perfis no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Site e conteúdos noticiosos relacionados aos partidos e como métrica indicativa principal de performance digital dos partidos o Zeeng Score.

O período analisado foi entre 01/04/2021 à 01/07/2021

Sobre o Zeeng Score:

O Zeeng Score é um indicador que mede a performance da presença digital das marcas nas vertentes: Redes Sociais, Notícias e Web Analytics.

A nota é gerada a partir de uma comparação com os demais players do mesmo setor.

TOP 10 Zeeng Score dos Partidos Políticos:

Conclusão:

O período das pré-eleições de 2022 está chegando e isso tem levado a uma grande movimentação dos partidos políticos no ambiente digital, cada vez mais decisivo e estratégico para o posicionamento dos candidatos. 

Entre os 33 partidos analisados pelo estudo da Zeeng, alguns ainda não estão presentes e atuantes com frequência nas redes sociais e em websites próprios, cenário que talvez deva mudar em breve. Entendemos que, para uma comunicação digital eficiente, ter um portal de troca de informações com o público, com um bom trabalho de indexação no Google, é fundamental para qualquer estratégia.

Através dos relatórios das publicações na imprensa, é possível perceber o aumento das mobilizações dos partidos sobre os seus pré-candidatos para as eleições de 2022. O mesmo está acontecendo nas redes sociais. Mesmo com a ascensão do Instagram, o Facebook continua sendo a rede que mais engaja e obtém o maior ativo social entre os partidos políticos. 

Baixe o estudo completo:

Eduardo Prange

CEO e founder da Zeeng.

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