Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

Tendências para dominar as redes sociais em 2022

Por Sofia Eng

Antes de mais nada, se você quer usar as tendências para dominar as redes sociais, não dedique os seus esforços para seguir todas de uma vez. Elas devem ser usadas como COMPLEMENTO para a sua estratégia. Assim como colaboram para uma comunicação moderna e atual, usadas em excesso podem deixar sua imagem efêmera.

As tendências servem principalmente como termômetro para identificar futuros costumes e práticas.

Mas afinal, o que é uma tendência?

De forma literal, é o que leva alguém a seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma. Ou seja, quando algo se torna parte de um comportamento coletivo.

A sua aplicação no marketing digital é sobre identificar padrões de consumo do público, para melhor atendê-lo. 

Enfim, bora começar a desvendar os destaques para 2022?

Marketing de Influência

O marketing de influência é um mercado aquecido. Ou seja, é um investimento que, normalmente, gera ótimos resultados. A novidade é que, agora, as próprias plataformas de redes sociais estão criando ambientes para facilitar ainda mais a negociação entre marca e influenciador.

Como falamos no nosso terceiro episódio do Segue o Fio, os influenciadores digitais não são mais o futuro da comunicação. Eles são o presente. São essenciais.

Conteúdo gerado por usuário

Há influenciadores de todos os tipos e tamanhos, mas sempre há um filtro do que pode e o que não pode ser dito em relação a marca. Claro, ninguém investe dinheiro em um conteúdo para que o produtor dele fale mal. Mas o usuário (principalmente o jovem da geração z) confia muito mais na propaganda espontânea, do que na paga.

O conteúdo gerado por usuário requer uma comunidade ativa, que vá consumir o seu produto ou serviço por livre e espontânea vontade. Uma marca que mantém a sua comunidade engajada, ganha um valor imensurável para o usuário.

Um branding poderoso

Assim como as pessoas têm personalidade, sua marca também deve ter. Marcas são feitas por pessoas e para pessoas. Em um ambiente digital em que o consumidor está hiper-estimulado, é imprescindível que sua marca seja inconfundível. Por isso, volte para aquele trabalho de base na hora de montar sua estratégia: siga seu propósito, aposte no seu diferencial, monitore a concorrência e não tenha medo de errar.

Bite-sized video content

“Conteúdo do tamanho de uma mordida” é um nome engraçado, mas não é exatamente um fenômeno novo. Afinal, a jornada digital começou a partir de conteúdos menores.

A diferença, é que, agora, não é mais uma questão de falta de recursos, mas sim de falta de atenção. Como falamos no tópico anterior, nosso consumidor está hiper-estimulado, então seu foco está cada vez mais reduzido. Em reflexo, vimos o crescimento exponencial do TikTok e seus vídeos curtos, dominando a atenção do usuário.

Um conteúdo audiovisual curto e objetivo, é o gatilho certeiro para captar os olhos e ouvidos do seu seguidor.

Quer descobrir mais tendências?

guia para identificar tendências no meio digital através da análise competitiva

Montamos um guia gratuito, com oito ferramentas para começar hoje mesmo a identificar tendências no seu mercado e ficar a frente da concorrência. Acesse o guia aqui.

Sofia Eng

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

Threads: As dúvidas e expectativas da nova rede social da Meta

Lançado em 5 de julho de 2023, o aplicativo Threads, da Meta, conseguiu agregar cerca de 30 milhões de usuários em seus primeiros dias de uso. Isso se deve ao grande fato que a plataforma é integrada parcialmente ao Instagram! O Threads é a nova aposta do CEO da empresa, Mark Zuckerberg, para o mundo das […]

O que é Benchmarking Inspiracional e por que ele é importante em minha estratégia de comunicação?

Você já ouviu falar sobre o Benchmarking Inspiracional? Saiba que ele é uma ferramenta poderosa para elevar sua estratégia de comunicação a outro nível! Neste artigo, vamos explorar o que é o Benchmarking Inspiracional e, mais importante, por que você não pode ignorá-lo em suas táticas de marketing e comunicação. O Benchmarking Inspiracional é muito […]

Publiposts: os mais engajados do primeiro semestre de 2023

A presença dos publiposts nas estratégias digital das marcas tem se tornado cada vez mais importante. Isso se deve ao fato de que os influenciadores possuem um grande número de seguidores engajados, que confiam em suas opiniões e recomendações. Ao incluir influenciadores em sua estratégia de marca, você pode alcançar um público mais amplo e, […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em maio

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua quinta edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em abril

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua quarta edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Publiposts: os mais engajados do primeiro trimestre de 2023

A presença dos publiposts nas estratégias digital das marcas tem se tornado cada vez mais importante. Isso se deve ao fato de que os influenciadores possuem um grande número de seguidores engajados, que confiam em suas opiniões e recomendações. Ao incluir estes profissionais em sua estratégia de marca, é possível alcançar um público mais amplo […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em março

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua terceira edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Gestão de Crise: a importância do monitoramento de redes sociais

Se você é uma empresa que possui presença nas redes sociais, sabe o quanto é importante o papel da gestão de crise para manter uma boa reputação online. São nesses momentos que o monitoramento de redes sociais se torna ainda mais fundamental para a marca. Mantendo um bom relacionamento com os clientes e o público […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em fevereiro

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua segunda edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]

Os 10 vídeos mais visualizados no Youtube em janeiro

Nosso ranking com os 10 vídeos mais visualizados no Youtube chegou na sua primeira edição do ano. Conforme observamos ao decorrer de 2022, houve um aumento considerável na diversidade de setor das marcas presentes no ranking. Entretanto, ao final do ano houve uma predominância do setor financeiro. Será que esse resultado há de se repetir […]
1 2 3 6
cross