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Top 10 farmácias com melhor presença nas redes sociais

Por Sofia Eng

Realizamos um estudo exclusivo para o Portal Panorama Farmacêutico a fim de entender quais farmácias brasileiras melhor estão performando nas redes sociais. 

Para alcançar as Top 10 com melhor presença digital analisamos mais de 100 marcas do setor de varejo farmacêutico catalogadas na Plataforma no período de 01/04/2020 à 01/07/2020.

O período de tempo considerado reflete também os movimentos e estratégias adotados pelas marcas durante a pandemia, momento em que a comunicação através das redes sociais se fez imprescindível.

As top 10 farmácias de destaque são: DrogasilDrogaria Pague MenosDroga RaiaDrogaria São PauloDrogaria AraújoDrogaria PachecoDrogalDrogaria Minas BrasilExtrafarma e Drogaria Venâncio

Na imagem abaixo está o Zeeng Score, um indicador da nossa plataforma que mede a presença digital das marcas tendo em vista as vertentes de Redes Sociais, Web Analytics e Conteúdo Noticioso e comparando com as marcas de cada setor (nesse caso, setor de varejo farmacêutico).

Drogasil, Drogaria Pague Menos e Droga Raia são os players que obtiveram maior nota por presença digital no período analisado.

As 10 marcas somam mais de 1.500 posts no período, o que representa em torno de 17 publicações por dia e praticamente uma a cada 90 minutos e as que mais postaram foram Drogaria Araújo (22,18%), Drogaria Pague Menos (19,61%) e Drogaria Venancio (14,29). 

A rede mais utilizada foi o Facebook, seguido do InstagramTwitter e Youtube.

Conforme mostra a imagem abaixo, entre os mais de 1.5k posts do período em todas as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube) os que obtiveram maior engajamento foram para as marcas Drogaria Minas Brasil, Drogasil e Drogal.


Drogaria Minas Brasil alcançou três posições nos Top Posts, sendo todas publicações de sorteios no Instagram.

Dois dos TOP seis posts que obtiveram maior engajamento no Facebook foram da Drogal, amboscom promoções de fraldas para bebês.

Drogasil alcançou três posições nos Top Posts do Facebook, todas as publicações são relacionadas ao Covid-19.

No Instagram as três publicações de maior destaque foram da Drogaria Minas Brasil, todas são sorteios na rede. 
Os dois posts de destaque da Drogaria Venancio também são sorteios.

Dentre os posts em destaque no Twitter, quatro deles são relacionados ao Sleeping Giants e ao boicote de veiculação de anúncios nas Redes Sociais. A publicação que obteve maior engajamento foi da Drogasil.

Drogaria Pague Menos obteve todas as publicações em destaque no Youtube. Dos 172 mil fãs das redes no YouTube, a marca concentra 83% dos seguidores. 

O post com maior engajamento é um quadro sobre Esperança com a participação do Padre Reginaldo Manzotti.

A marca tem postado vídeos diários sobre assuntos relacionados à saúde.

Predominância para o formato de reply (Twitter) e imagens nas estratégias dos players analisados.

Consideramos imagem, vídeo, carrossel, link, nota, status, tweet, retweet e reply na análise de formatos.

As marcas com maior ativo social são Drogaria Pague Menos, Droga Raia e Drogasil somando mais de 1.9 milhões de fãs.

Todas as marcas juntas possuem um ativo social de 3.6 milhões.

A rede que possui mais seguidores das três empresas em destaque é o Facebook.

Abaixo estão os horários nobres de publicação, considerando o Facebook, Instagram e Twitter.

Sofia Eng

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