Quais marcas obtiveram o maior número de interações no Instagram?
Em um cenário cada vez mais competitivo, é recorrente se perguntar quais são as marcas que estão performando melhor no digital. E com a pandemia causada pelo COVID-19, essas atenções se voltaram ainda mais para as redes sociais.
Este período foi caracterizado pela drástica transição de vida real e vida virtual em uma só. Já era costume compartilhar experiências nas redes sociais, mas durante a pandemia, tornou-se a única forma de comunicação. A adaptação ao confinamento fez o consumo do tempo na internet mudar. Por isso, aplicativos como o TikTok e seu algoritmo dinâmico, se tornaram tão populares.
E como já falamos aqui, a concorrência não pede licença. Então não demorou muito para o Instagram implementar uma série de mudanças na plataforma. A criação dos Reels, os espaços específicos para vendas, mudanças no algoritmo. Tudo isso é o que garante que a plataforma continue entre as redes sociais mais usadas no mundo.
Para entender quais marcas estão dominando o Instagram, vimos a necessidade de criar essa análise. Considerando as mais de 10 mil marcas cadastradas na plataforma Zeeng, montamos este ranking com o Top 10 em interações. E a partir dele, temos o resultado das principais métricas relacionadas a redes sociais.
A partir da imagem acima, podemos ver que a diferença discrepante entre a liderança e as demais posições. A Netflix obteve mais de duzentas milhões de interações no Instagram em relação ao Gran Cursos Online. Entretanto, a partir da segunda posição o ranking fica mais equilibrado.
Em relação ao Zeeng Score, podemos ver uma significativa mudança neste ranking.
A Netflix e a Turma da Mônica foram as únicas marcas a manterem a mesma posição. Além disso, outro ponto significativo foi a queda do Gran Cursos Online quando consideramos suas métricas de notícias e web analytics.
Apesar desta análise ser focada no Instagram, uma boa nota de Zeeng Score requer equilíbrio e atenção em todas as métricas.
Considerando o aspecto geral, o Facebook foi a rede social com o maior Share Of Voice (19k de posts). Todavia, no Instagram quem mais postou foi o Hurb, com 3.576 postagens no período analisado. Outros destaques desta métrica foram Gran Cursos Online (1.737 posts) e Havan (1.657 posts).
Em contraste com as outras categorias, os Top Posts tiveram predominância de uma só marca: Turma da Mônica. As postagens foram relacionadas a vitória da participante Juliette no BBB e ao falecimento do ator Paulo Gustavo e da cantora Marília Mendonça.
Por fim, qual foi o melhor horário de postagem? Há alguns pontos significativos, como no domingo às 17 horas, mas no contexto geral o Prime Time das marcas está compreendido no espaço das 14 horas.
O mercado está em constante mudança, portanto é importante ficar de olho em diferentes aspectos da concorrência. Por essa razão, uma visão holística é cada vez mais necessária quando falamos em estratégia.
A partir desta visão, queremos ajudar o seu processo estratégico a ser mais prático e inteligente. Além do monitoramento de redes sociais, a plataforma também conta com métricas para notícias, clipping e web analytics.
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