No último mês de dezembro a Amazon, proprietária da plataforma de análise de tráfego da web, anunciou o encerramento da plataforma Alexa.com, previsto para maio deste ano. Este movimento impulsionou a busca por alternativas no fornecimento de dados provenientes de web analytics na Zeeng e após uma série de testes, validações e homologações a Zeeng escolheu seu mais novo parceiro: a Similarweb.
A SimilarWeb é uma companhia Israelense de tecnologia fundada em março de 2009 por Or Offer e fornece serviços em Web analytics, mineração de dados e inteligência empresarial para empresas do mundo todo. Através da sua plataforma usa tecnologias Big Data para colecionar, medir, analisar e providenciar estatísticas de engajamento e comportamento de usuários para websites e aplicações móveis.
Com uma equipe que conta com mais de 800 pessoas e escritórios nos 6 continentes, operando publicamente na NYSE sob o símbolo SMWB a empresa coleciona dados como:
Para Eduardo Prange, CEO da Zeeng, este movimento reforça um dos valores da empresa em relação a inquietude e busca incessante pela excelência na oferta: “Estamos sempre atentos e conectados aos principais players de mercado para compormos nossa oferta e ampliar a qualidade da nossa entrega. Este é um desafio continuo e ininterrupto na Zeeng”.
Principais novidades na Plataforma
Inicialmente a vertente de web analytics da Plataforma passou por poucas mudanças, ocorrendo praticamente uma substituição dos dados que antes eram oriundos do Alexa pelos dados da Similarweb. Dentre os indicadores que estão previstos para as próximas sprints de evolução do produto destacam-se:
Plataforma all in one
Em um mundo cada vez mais complexo, onde os modelos de comunicação se fragmentam e criam um ambiente caótico que transforma rapidamente os hábitos de consumo, as marcas sofrem para se manterem ativas e competitivas.
Neste cenário o acompanhamento sistematizado sobre os esforços de comunicação das marcas, de forma consolidada, é prática obrigatória e exige apoio da tecnologia e dos dados. E é exatamente aí que entra a Zeeng, plataforma de benchmarking e análise competitiva que apresenta de forma objetiva e tangível a mensuração e comparação do desempenho online e offline de diferentes marcas.
“Essa parceria significa que a Zeeng está sempre buscando formas de unificar as informações de diferentes vertentes em um ambiente único e confiável, buscando essas informações de fontes consistentes e de autoridade. A SimilarWeb é referência em web analytics e estamos sempre buscando o melhor para nossos clentes. Associando as informações de web analytics com os dados de Zeeng, nossos clientes terão conexões muito consistentes sobre o ambiente digital, através do Zeeng Score” comenta Maiara (Mai) Süedekum, head de pesquisa e desenvolvimento da Zeeng.
O que muda no Zeeng Score?
Incorporado à plataforma da Zeeng, o Zeeng Score utiliza métodos estatísticos para classificar de forma qualitativa as empresas, utilizando indicativos que co-relacionam diferentes bases de análise como: melhores práticas de web analytics, presença das marcas na imprensa online e portais de comunicação bem como os comportamentos destas nas redes sociais, gerando uma nota para cada player competidor cadastrado na Plataforma.
“O Zeeng Score vem se consolidando como um dos principais indicadores estratégicos do nosso mercado quando se trata em análise da performance e posicionamento de marcas em seu ambiente competitivo. Os dados do Similarweb chegam para fortalecer ainda mais o nosso indicador e deixá-lo ainda mais robusto”, finaliza Prange.