Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

Tom de Voz de marca: O que é? E como descobrir a sua através dos seus concorrentes

Por Marcel Telles

Você já parou uma vez para pensar no tom de voz que a sua marca tem? Encontrar uma voz alinhada com seu posicionamento e valores é necessário para uma comunicação eficaz com os seus consumidores e stakeholders.

No Cenário Digital, a competição é acirrada e algumas marcas se destacam à frente da linha de chegada enquanto outras se perdem no percurso da maratona. Muitas vezes, a dificuldade em se diferenciar, está na falta de clareza na comunicação e na mensagem transmitida. 

E é aí que entra a definição do tom de voz da marca. Um elemento fundamental no seu branding e na produção de conteúdo. Mas o que é o tom de voz de uma marca e como identificar o meu próprio tom de voz para aprimorar a minha estratégia de comunicação?

O Que É O Tom De Voz De Uma Marca E Como Criá-Lo?

O tom de voz nada mais é que a identidade de uma marca. É a maneira como ela se expressa, comunica seus valores, ressoa seus produtos e serviços e se conecta com seu público-alvo. 

A personalidade de uma marca é manifestada através das palavras que escolhe e como repercuti-las para os principais canais de comunicação. Seja em um tom amigável, descontraído, formal ou informativo, é como a marca fala com seu público em todos os seus pontos de contato, desde a criação e conteúdo para posts nas redes sociais até o próprio conteúdo do site.

Descobrir o tom de voz ideal para sua marca pode parecer um desafio no primeiro instante, mas não se preocupe, existem alguns passos que podem te auxiliar nessa descoberta. Vem conferir. 

Defina a Essência da Marca: Identifique os valores fundamentais, missão e visão da marca. Determine sua personalidade: amigável, profissional, divertida? Estabeleça como esses elementos se refletirão na comunicação, garantindo consistência e autenticidade.

Conheça sua Persona: Entenda profundamente seu público-alvo: quem são, o que precisam e desejam. Pesquise seus interesses, necessidades e preferências para adaptar o tom de voz de forma a criar uma conexão genuína e eficaz.

Analise o Conteúdo de Sucesso: Identifique quais tipos de conteúdo ressoam mais com sua audiência. Analise a linguagem, estilo e tom utilizados nesses conteúdos para extrair insights valiosos que guiarão a criação do tom de voz da marca.

Documente o Tom de Voz: Crie um guia abrangente que descreve o tom de voz da marca de maneira clara e detalhada. Inclua exemplos de linguagem a serem utilizados e evitados para garantir consistência e coesão em todas as comunicações. Assegure-se de que todos na equipe compreendam e sigam o guia para uma comunicação unificada.

Benchmarking: O benchmarking pode ser um grande aliado no processo de definição do tom de voz da sua marca. Use informações e resultados de outros tipos de benchmarking para ajustar e aprimorar o tom de voz da sua marca, destacando-se de forma única e impactante no mercado.

Tom De Voz E O Benchmarking: Como Aperfeiçoar O Meu Através Dos Meus Concorrentes?

Agora que você já sabe que o tom de voz é muito mais do que apenas palavras, use o benchmarking como um aliado para aperfeiçoar o seu! 

Utilize o Zeeng Benchmarking como ferramenta de monitoramento para as principais redes sociais e menções à sua marca e de seus concorrentes em veículos de comunicação e mídia.

Ao analisar o que seus concorrentes estão fazendo, você pode identificar tendências, pontos fortes e áreas de oportunidade. Isso não só ajuda a aprimorar suas próprias estratégias, mas também pode inspirar novas ideias e abordagens criativas.


Experimente o Zeeng Benchmarking e acompanhe de perto o desempenho das suas concorrentes, identifique insights valiosos e aprimore sua própria estratégia de tom de voz.

Marcel Telles

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

10 Lojas de Casa e Decoração Com Maior Engajamento No Instagram No 2° Trimestre De 2024

O segmento de casa e decoração continua a ganhar força no ambiente digital, especialmente no Instagram, onde as marcas estão investindo pesado em conteúdo para engajar seu público.  No 2° Trimestre de 2024, esse setor demonstrou ainda mais sua capacidade de atrair e reter a atenção dos seguidores com postagens inspiradoras e relevantes. Nessa nova […]

10 Figuras Públicas Com Maior Engajamento no Instagram No 2° Trimestre De 2024

No universo das redes sociais, manter-se relevante e engajado é um desafio constante, ainda mais para figuras públicas.  O 2° Trimestre de 2024 trouxe surpresas e confirmações entre as personalidades que mais conquistaram interações orgânicas no Instagram. Em comparação com o 1° Trimestre de 2024, algumas figuras consolidaram suas posições, enquanto outras emergiram como novas […]

10 Casas de Apostas Esportivas Com Maior Engajamento no Instagram No 2° Trimestre De 2024

Engajar o público nas mídias sociais é um desafio constante, especialmente para as casas de apostas esportivas, que competem em um mercado cada vez mais acirrado.  Nesse artigo, a Zeeng apresenta uma análise estratégica do desempenho das 10 principais casas de apostas esportivas no Instagram durante o 2° Trimestre de 2024, comparando seus resultados com […]

10 Redes De Restaurantes e Fast Food Com Maior Engajamento no Instagram No 2° Trimestre De 2024

O engajamento nas redes sociais continua sendo um dos principais indicadores de sucesso para marcas, especialmente no setor de restaurantes e fast food, onde a interação com o público pode influenciar diretamente nas vendas e na popularidade das redes.  Nesse artigo, confira uma análise completa do desempenho das 10 principais redes de restaurantes e fast […]

10 portais de notícias com maior engajamento no Instagram no 2° Trimestre de 2024.

O engajamento nas redes sociais é um indicador essencial do sucesso das estratégias de marketing digital e com os veículos de notícia não seria diferente.  Neste artigo, analisamos o engajamento dos 10 portais de notícia no Instagram no 2° Trimestre de 2024, em comparação com o 1° Trimestre de 2024. Vem conferir a análise completa!  […]

10 instituições de ensino de educação privada com maior engajamento no Instagram no 2° Trimestre de 2024

O mundo das instituições de ensino superior privadas está sempre em movimento e o Instagram é uma plataforma essencial para o seu sucesso. Neste comparativo, você confere o engajamento orgânico das 10 principais instituições no 2° Trimestre de 2024 em comparação com o 1° Trimestre de 2024. Vem descobrir quais instituições conquistaram o coração dos […]

10 agências de comunicação digitais com maior engajamento no Instagram no 2° Trimestre de 2024.

O papel das agências de comunicação e publicidade estão cada vez mais notórios e essenciais para a inovação e o uso de tecnologia na era digital.  Com o crescimento das redes sociais, essas agências se destacam ao impulsionar o engajamento das marcas, adotando estratégias criativas e tecnologicamente avançadas para atrair e manter o público. O […]

10 marcas de calçados com maior engajamento no Instagram no 2° Trimestre de 2024.

Como o propósito dos calçados é estar sempre em movimento, as movimentações entre os grandes nomes desse setor não param e o Instagram é uma plataforma essencial para o sucesso dessas marcas.  Neste comparativo, analisamos o engajamento orgânico das 10 principais marcas de calçados no 2° Trimestre de 2024 em comparação com o 1° Trimestre […]

Comparativo de resultados: 2° Trimestre de 2024: 10 marcas de vestuário com maior engajamento no Instagram em relação ao 1° Trimestre de 2024

O universo da moda é sempre dinâmico e consequentemente, reflete nas opções e gostos de vestuários dos usuários. Neste cenário, o Instagram desempenha um papel fundamental na visibilidade e sucesso das marcas de vestuário.  Neste comparativo, confira o engajamento das 10 principais marcas no 2° Trimestre de 2024 em comparação com o 1° Trimestre de […]

Top 100 Personalidades Brasileiras mais influentes do 1° Semestre de 2024

Vem conferir o Ranking das 100 personalidades brasileiras mais influentes do 1° Semestre de 2024! 🤩 É só arrastar para o lado para conferir o ranking completo! 👉 Confira aqui o TOP 10 por engajamento médio! 👇 🥇 1º Neymar Jr – 3.5M 🥈 2º Vinicius Jr – 2.6M 🥉 3º Virginia Fonseca – 1.5M […]
1 2 3 21
cross