Assim como fizemos ano passado, está na hora da análise comparativa do primeiro mês de #BBB23.
Desde o início da pandemia, o programa vinha sendo uma importante fonte de entretenimento para os lares brasileiros. Entretanto, a expectativa em relação ao programa não é mais a mesma, ainda mais com a volta da “vida normal”.
Sob o mesmo ponto de vista, será que o #BBB23 está flopando nas redes sociais?
Todas as informações apresentadas no material tem como fonte a Zeeng – Data Driven Platform. Dessa forma, consideramos todos os participantes e patrocinadores do programa. Entretanto, serão feitas análises em secções para os participantes – pipoca, camarote e visão geral.
Vamos aos resultados?
O Zeeng Score é a nossa métrica própria. Consolidando mais de 60 indicadores de redes sociais, conteúdo noticioso e web analytics, nossos robôs geram a sua nota de performance.
Entre os participantes do grupo pipoca, quem tem o melhor desempenho geral foi o Gabriel Tavares, com pontuação de 5,18 no Zeeng Score. Desse modo, o brother se destacou nas métricas de Notícias e Redes Sociais.
O Ativo Social é a soma de todos os fãs de cada participante, analisando o volume de seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.
Apesar de não ter o melhor Zeeng Score, Larissa Santos possui o maior número de fãs nas redes sociais. Com uma soma de 2.1 milhões, tem seu maior público no Instagram.
Outro fator muito importante para a performance de uma marca, é o volume total de postagens realizadas. Sobretudo, quais são as marcas que mais postam e ocupam este espaço no feed dos seus fãs.
Dessa vez, quem se destaca é Amanda Meirelles. Agora, sendo o participante mais presente nas redes sociais, com foco em interações no Twitter. Assim, a sister realizou 2k posts no período analisado.
Apesar de parecer uma métrica superficial, os posts com o maior número de interações são um excelente termômetro de o que o público está consumindo.
Ao contrário do imaginado, os três posts com o maior número de interações no Facebook são de Marília.
Os posts mais engajados foram de Ricardo Camargo e Larissa Santos.
No Twitter, Tina Calambra obteve as postagens com o maior número de interações. Entretanto, todas foram realizadas após sua eliminação do programa.
Por fim, a pipoca que produziu os vídeos com maior número de interações foi Tina Calambra.
Entre os participantes do grupo camarote, quem teve o melhor desempenho geral foi Key Alves, com pontuação de 7,33 no Zeeng Score.
Apesar de não ter o melhor Zeeng Score, Mc Guimê possui o maior número de fãs nas redes sociais. Com uma soma de 21 milhões, tem seu maior público no Facebook e Instagram.
A atriz, Bruna Griphao foi a participante mais presente nas redes sociais, com foco em interações no Twitter. Assim, a sister realizou 2.3k posts no período analisado.
Dentre os três posts com o maior número de interações no Facebook, Marvvila predomina em todos.
Quem dominou o Instagram foi o influenciador Fred.
Mais uma vez, quem domina o Twitter é Fred.
Por fim, a camarote que realizou os vídeos com maior número de interações foi Marvvila.
Entre as marcas patrocinadoras do #BBB23, quem tem o melhor desempenho geral é a Samsung, com pontuação de 8,87 no Zeeng Score. Desse modo, a empresa garante uma boa performance em todos os indicadores analisados.
Mais uma vez, a Samsung se destaca, possuindo o maior número de fãs nas redes sociais. Com uma soma de 170 milhões, tem seu maior público no Facebook e Instagram.
Neste primeiro mês de programa, a Drogaria Pague Menos foi a marca mais presente nas redes sociais, com foco em interações no Twitter. Assim, a empresa realizou 854 posts no período analisado.
As postagens com o maior volume de interações no Facebook foram da Samsung e Coca-Cola.
No Instagram, o Spotify garantiu as postagens com o melhor engajamento.
Assim como no Instagram, o tweet com o maior número de interações foi do Spotify.
Novamente, a Samsung aparece com posts de grande destaque, agora no Youtube.
Como podemos perceber, ao contrário das edições anteriores, os protagonistas do #BBB23 nas redes sociais são os camarotes. Entre os participantes que mais se destacaram no primeiro mês de programa, podemos citar Larissa Santos e Marvvila.
Em relação aos patrocinadores, a Samsung está entregando os principais resultados em performance digital nesse primeiro mês de programa.
Entretanto, conforme o “fogo no parquinho” ao decorrer do programa, poderemos obter resultados bem diferentes nos próximos meses.
Essas análises comparativas são importantes para entender e conseguir prever o comportamento do público enquanto acompanhamos o programa. Por isso, a Zeeng se compromete com uma visão holística do marketing digital. Além de redes sociais, a plataforma também conta com métricas para notícias, clipping e web analytics. Para ajudar o seu processo estratégico a ser mais prático e inteligente.
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