Entenda de uma vez por todas o funcionamento de uma API e como gerar conexões valiosas.
Não é novidade o valor estratégico que os dados tem no ambiente digital. Por isso, é comum vê-los sendo comparados com commodities valiosas, como petróleo. Dessa forma, quem souber usa-los da melhor maneira, está com uma grande vantagem competitiva.
A Application Programming Interface (API), ou em português “Interface de Programação de Aplicação”, é um conjunto de padrões que facilitam a conexão entre plataformas. Ou seja, a partir de uma série de normas, as APIs tem a função de entregar uma experiência mais rica para o usuário através dessas conexões.
Portanto, como a nossa missão na Zeeng é facilitar o seu dia a dia, desenvolvemos APIs que possibilitam exportações simplificadas dos dados disponíveis na plataforma sendo eles públicos ou privados e não para por aí.
Antes de mais nada, é importante ressaltar que nossas APIs possuem conexão com as principais ferramentas de Data Visualization, como o Google Sheets, o Google Data Studio e o Power BI.
A partir desta API, você tem acesso a dados públicos de players do mercado que você deseja monitorar, como redes sociais, web analytics e notícias. Deste modo, você pode construir, de forma simplificada, gráficos e tabelas da forma que preferir para compor seus relatórios. Ou até mesmo construir dashboards com atualizações automáticas. Assim você poderá ir além das visualizações disponíveis na plataforma.
Além disso, a conexão é super simples. Tudo o que você vai precisar é da chave de acesso, das marcas que você deseja monitorar e definir qual período você deseja analisar.
Na API Insights, você tem acesso a dados privados dos seus perfis, ou dos perfis dos seus clientes, nas seguintes redes sociais:
Dessa forma, ao serem combinados em dashboards no Data Studio, esses dados permitem uma visão holística de todas as suas redes sociais em um só lugar.
Ainda que saber os benefícios seja importante, não há nada melhor que ver um exemplo prático dessa magia acontecendo, certo? Neste caso, o nosso parceiro EBMQuintto, tinha um desafio de realizar entregas de dados qualificados para seus clientes de forma clara e organizada.
Como resultado, através das API’s da Zeeng, eles encontraram a solução para acessar os dados de forma simples e rápida. E com a expertise e criatividade da Agência, eles desenvolveram dashboards que são alimentados de maneira automatizadas e facilitam o dia a dia dos clientes.
Por fim, o resultado desta parceria já está disponível aos interessados.