As expectativas para o BBB 22 já estavam gigantes antes mesmo de anunciarem os participantes.
O programa tem se reinventado e conquistado uma legião de espectadores nas redes sociais. Como resultado, na edição passada o público assistiu em média 68% do conteúdo apresentado. Rendendo um interesse enorme das marcas por investirem nas cotas específicas do programa.
Contudo, para entender o sucesso de cada edição, é necessário um olhar direto para as redes sociais. Assim, precisamos encarar tanto o perfil dos participantes, quanto dos patrocinadores.
Todas as informações apresentadas no material tem como fonte a Zeeng – Data Driven Platform. Dessa forma, consideramos as seguintes marcas para a análise: 99 App, Above Cosméticos, Americanas, Amstel, Avon, C&A, Coca-Cola, Fiat, Hyper Farma, P&G, PicPay, Quinto Andar, Seara Brasil e TikTok.
Vamos aos resultados?
O Zeeng Score é a nossa métrica própria. Consolidando mais de 60 indicadores de redes sociais, conteúdo noticioso e web analytics, nossos robôs geram a sua nota de performance.
Entre as marcas patrocinadoras, quem tem o melhor desempenho geral é a Avon, com pontuação de 9,08 no Zeeng Score. Desse modo, a empresa garante uma boa performance em todos os indicadores analisados.
Apesar de não ter ficado na primeira posição, o McDonald’s teve a melhor nota no quesito notícias. Em web analytics, a marca com melhor avaliação foi a P&G.
O Ativo Social é a soma de todos os fãs de cada marca, analisando o volume de seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.
Apesar de não ter o melhor Zeeng Score, a Coca-Cola possui o maior número de fãs nas redes sociais. Com uma soma de 110 milhões, tem seu maior público no Facebook e Instagram.
Outro fator muito importante para a performance de uma marca, é o volume total de postagens realizadas. Sobretudo, quais são as marcas que mais postam e ocupam este espaço no feed dos seus fãs.
A Americanas foi a marca mais presente nas redes sociais, com foco em interações no Twitter. Assim, a empresa realizou 322 posts no período analisado.
Apesar de parecer uma métrica superficial, os posts com o maior número de interações são um excelente termômetro de o que o público está consumindo.
Mesmo não sendo as marcas que mais postaram nas redes sociais, Quinto Andar e TikTok garantiram o seu destaque nos Top Posts. Enquanto uma apostou na nostalgia cultural brasileira, a outra usa o humor das esquetes.
Os posts mais engajados no Instagram foram do McDonald’s e Americanas. Enquanto a franquia aposta no humor e publicidade, o e-commerce usa memes do próprio programa em sua comunicação.
O Twitter é a rede com o conteúdo e marcas mais variadas. Novamente, o McDonald’s se destaca na primeira posição com sua publicidade com o ex-participante, Luciano. Além da franquia, a Seara Brasil também utiliza referências do programa. Enquanto a 99 App aposta em humor sobre relacionamentos.
Por fim, quem produziu os vídeos com maior número de interações foi o Quinto Andar. Em seguida, a Americanas ocupa as duas próximas posições.
Como podemos perceber, o McDonald’s e a Americanas são protagonistas nas redes sociais. Ambas dominaram as categorias relacionadas a interações e postagens, durante o período analisado. Conforme o “fogo no parquinho” ao decorrer do programa, poderemos ver mais facetas das outras marcas patrocinadoras.
Para entender e conseguir prever o comportamento do público, não basta apenas acompanhar o que está acontecendo dentro da casa. É necessário manter um monitoramento constante sob essas movimentações no digital.
Por isso, a Zeeng se compromete com uma visão holística do marketing digital. Além de redes sociais, a plataforma também conta com métricas para notícias, clipping e web analytics. Para ajudar o seu processo estratégico a ser mais prático e inteligente.
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