Como os maiores clubes de futebol do mundo estão disputando espaço no digital?

A pandemia do Coronavírus acelerou a transformação digital do mundo e o futebol mostrou, neste período, um incrível poder de engajamento, monetização e entregas digitais para patrocinadores.

Observando esse fenômeno, passamos a estudar os movimentos dos times nas redes sociais e no ambiente digital em geral, com um recorte trimestral que alinha nosso olhar e a produção de insights à realidade das empresas e marcas multinacionais envolvidas no segmento.

Portanto, preparamos uma análise de tudo que aconteceu em termos de presença digital dos clubes de futebol no mundo, numa parceria Sports Value e Zeeng sobre a presença digital dos times de futebol no período. 

Há muitos dados interessantes, que mostram maior presença, melhor desempenho e mais capacidade de mobilização de alguns times em comparação a outros. 

Compartilhamos alguns destaques e para ver o material completo é só fazer o download aqui.

Essa não é apenas uma live

Convidamos dois craques do marketing esportivo para um debate sobre o universo do futebol no digital.

Amir Somoggi, sócio diretor da Sport Value e um craque do marketing esportivo, com mais de 20 anos de experiência, Daniel Perrone, autor do blog São Paulo Sempre, sócio da agência Diretta e escritor dos livros “TRI Mundial” e “Moruntri” e Gabriel Reis, o Paparazzo Rubro Negro

Baixar estudo completo

Você pode fazer ter acesso ao conteúdo completo do Estudo, gratuitamente. Preencha o formulário abaixo para baixar agora mesmo e receber uma cópia por email.

Zeeng Score

O Zeeng Score é uma métrica que mede a performance digital das marcas em relação aos concorrentes, levando em consideração indicadores de redes sociais, conteúdos noticiosos e web analytics.

River Plate, São Paulo e Palmeiras possuem a melhor nota em presença digital!

Redes Sociais

3,8 bilhões de pessoas estão conectadas às redes sociais (metade do mundo!)

Muito mais importante que apenas ampliar o número de seguidores nas redes, os clubes precisam engajar este público e monetizá-lo.

Abaixo estão os clubes com maior ativo social (volume de seguidores)

Os destaques são: Flamengo com 36 milhões, Corinthians com 24 milhões e América do México com 19 milhões.

No primeiro trimestre de 2021 os clubes realizaram mais de 153 mil publicações nas redes sociais. Toluca (5.2 mil posts), Flamengo (5.1 mil posts) e Santos (4.8 mil posts) foram os que mais postaram.

Esse volume de publicações gerou 823 milhões de interações, sendo o twitter a rede mais utilizada, seguido do Facebook, Instagram e Youtube.

Abaixo estão os posts que geraram mais engajamento no Instagram nos primeiros três meses do ano.

Por que as interações são tão relevantes?

fan engagement ganhou uma nova importância com a massificação das redes sociais e ambiente digital.

Os times têm milhões de fãs apaixonados, engajados e conectados à internet e isso tem um enorme valor nos dias atuais. O potencial de monetização é na casa dos bilhões de US$.

Os departamentos de marketing e digital que souberem trabalhar essa conexão, sendo, patrocinadores ou clubes, vão crescer muito em termos de receitas, entregas digitais  e propósito de marca.

Como mostra a imagem acima, o Instagram é a rede que mais gera interações para os clubes. Os destaques foram Flamengo, River Plate e Corinthians.

Quais foram os clubes que mais cresceram nas redes sociais na pandemia?

Dentre os players analisados, alguns se destacaram em presença digital em relação a 2020, são eles: América de Cali, Racing Club, Santos, Palmeiras, Flamengo e América do México.

América de Cali teve um crescimento representativo em todas as redes, com ênfase nos últimos dois meses de 2020, quando venceu as quartas de final do Campeonato Colombiano.

Racing também se destacou em todas as redes sociais e dobrou o volume de interações no Instagram no final de 2020.

Santos triplicou o volume de interações entre novembro de 2020 e janeiro de 2020 e dobrou o volume de visualizações no Youtube.

Lembrando que para ver a análise completa dos clubes de destaque, é só fazer o download do estudo completo aqui.

Ah, se você quiser fazer uma análise da sua concorrência, é só mandar e-mail para contato@zeeng.com.br que nós vamos te ajudar 🙂

VEJA Mais

QUAIS PARTIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS ESTÃO DANDO AS CARTAS NO AMBIENTE DIGITAL?

Já faz tempo que os canais digitais se tornaram parte fundamental das campanhas políticas. Presidentes já se elegeram impulsionados e apoiados por uma estratégia inteligente nas redes sociais e outros sentiram seus impérios balançar por ações criadas nesse ambiente. O ano de 2022 está aí e resolvemos nos aprofundar e entender como os partidos políticos […]

#publiposts e a performance dos influenciadores digitais no brasil

Uma pesquisa realizada pelo Youpix revela que 86,5% das marcas já enxergam que trabalhar com influenciadores é extremamente importante para os negócios. A estimativa é de que 71% das empresas irão aumentar o investimento no setor, alcançando o investimento de R$10 bilhões apenas no ano de 2021. Empresas já consolidadas no mercado enxergam o marketing de influência […]

Quanto vale (US$) o ativo digital dos Clubes de Futebol da América Latina?

Em parceria com a Sports Value empresa líder do mercado em sports analytics de finanças, marketing e trends lançamos um estudo inédito avaliando os ativos digitais dos clubes de futebol da América Latina. Foram analisadas quatro variáveis para a consolidação dos números:  Número de seguidores, interações totais, interações relativas (eficiência dos posts) e o Zeeng Score – uma métrica […]

Análise de presença digital dos escritórios de contabilidade

Em parceria com a Essent Jus e Captee analisamos como as contabilidades de destaque estão trabalhando sua performance digital e quais pontos podem servir de referência para as demais. Foram consideradas as 100 marcas mais bem posicionadas entre as associadas Essent Jus e a partir destas analisamos as Top 20 contabilidades com o melhor Zeeng Score, ou seja, aquelas que […]

Como anda a influência dos participantes do BBB21 no Instagram?

Não precisamos nem dizer que o BBB21 está na boca de todo mundo nas últimas duas semanas, né?! Mas por quê nós resolvemos analisar a performance dos participantes e o que isso tem a ver com inteligência e dados? 🤔 Calma que eu explico! No contexto das análises nós consideramos os brothers participantes do programa como […]

Como otimizar seus resultados no digital através do Marketing de Influência?

Adoramos postar conteúdos úteis que facilitam a rotina de trabalho de vocês, e aproveitamos para compartilhar esse material incrível da Youpix que ensina a maximizar os resultados através do marketing de influência. Soluções para as três principais dores das marcas na hora de realizar ações com influenciadores: planejar, encontrar os influenciadores certos e medir os resultados. Muitas marcas […]

Publiposts e sua influência na performance das marcas

Tenho certeza que se você está aqui é porque já reconhece a importância do marketing de influência na comunicação digital e quer saber mais sobre o assunto, certo?! Então, primeiramente compartilho contigo que recentemente lançamos uma análise completíssima dos diferentes tipos de influenciadores no mercado e suas performances no Instagram.  Segmentamos dessa forma: - Nano Influenciadores: Menos de […]

Marketing Mix Modeling: A chave para melhores resultados de negócio

Todas as profissões têm suas métricas. Na medicina, o número de pacientes curados, no futebol, a quantidade de partidas vencida e por aí vai. E, com o marketing, não é diferente! A cada novo planejamento estratégico, são estabelecidas metas para o alcance da empresa. Assim, na execução do projeto, já é possível medir a eficiência […]

Zeeng está entre as 100 Startups to Watch 2021

Ficamos imensamente felizes em compartilhar que a Zeeng está entre as 100 Startups to Watch 2021! A lista 100 Startups to Watch é fruto de uma parceria realizada entre Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Época Negócios, EloGroup e InnoVc. Não podemos deixar de compartilhar a matéria completa do portal Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Este ano […]

Indústria farmacêutica e a questão de sustentabilidade e responsabilidade ambiental no Brasil

Em parceria com o Panorama Farmacêutico analisamos como a indústria farmacêutica trabalha as questões de sustentabilidade e responsabilidade ambiental em seus canais digitais.  Foram analisadas as Top 20 marcas do setor com o melhor Zeeng Score, ou seja, aquelas que possuem a melhor presença digital considerando redes sociais, notícias e web. O estudo considerou o período de doze […]

Análise de presença digital das prefeituras do sertão de Pernambuco

É direito do cidadão estar bem informado e as prefeituras estão usando as redes sociais como o principal meio de comunicação.⠀Com isso em mente, a Zeeng se uniu ao Jornal do Sertão para analisar a performance digital das prefeituras do sertão de Pernambuco. O resultado dessa análise foi um estudo completíssimo onde observamos como cada instituição se comporta em comparação às […]

Performance digital dos bancos no Brasil

O setor financeiro cresceu em meio a pandemia, com o boom das fintechs e bancos digitais. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) afirmou que os bancos têm passado por um processo de digitalização nos últimos anos. “Atualmente os investimentos feitos pelo setor bancário em tecnologia são na ordem dos R$25 bilhões anuais”. A fim de […]

O Zeeng Talks está de volta!

Se o bom filho a casa torna, nosso Zeeng Talks está de volta 🎉⠀O #ZeengTalks é o nosso programa de LIVES quinzenal, desenvolvido com o intuito de trazer especialistas de diferentes áreas da Comunicação, Marketing e do universo de dados para trocarmos conhecimento, experiências e proporcionar um bate papo engrandecedor para todos os participantes.⠀ A […]

Quais são os players de streaming com melhor performance digital?

O que combina mais com final de semana, em meio a uma pandemia, do que ligar a TV e colocar no seu player de streaming favorito?⠀ O isolamento social na pandemia, fez o ano de 2020 ter um crescimento de 145% no número de novos usuários das plataformas de streaming. No que isso resultou? Hoje […]

Como performam as agências no ambiente digital?

As agências de publicidade, propaganda e marketing estão por trás das estratégias de posicionamento de marca e vendas que fazem do Brasil um dos maiores e mais criativos mercados de comunicação do mundo. Neste segmento, há muito, somos referência. E o que temos visto é que os esforços de comunicação têm sido cada vez mais […]

Quais marcas de alimentos PET melhor performam no digital?

O mercado brasileiro de pets é o segundo maior do mundo e durante a pandemia a busca por cães e gatos aumentou em 50%. Com todo esse crescimento de mercado, como estão performando digitalmente as principais marcas de alimentos para cães e gatos? ⠀ De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais […]

10 cursos para você entrar de vez no universo data driven

Muito se fala sobre o novo profissional de marketing e comunicação e a necessidade de uma visão analítica e baseada em evidências, mas por onde eu começo? O meio digital possibilita a captura de uma quantidade inimaginável de dados, mas todo esse volume não serve de nada se você não souber como usar ao seu […]

Como anda a comunicação digital dos Clubes Brasileiros de Futebol?

Os Clubes brasileiros têm encontrado no meio digital uma forma de alavancar seus negócios, principalmente após a pandemia de coronavírus onde a comunicação através das redes sociais se mostrou ainda mais necessária. Além de garantir um contato mais íntimo e frequente com os torcedores e sócios, as mídias sociais conseguem manter a proximidade e os […]

Top 10 farmácias com melhor presença nas redes sociais

Realizamos um estudo exclusivo para o Portal Panorama Farmacêutico a fim de entender quais farmácias brasileiras melhor estão performando nas redes sociais.  Para alcançar as Top 10 com melhor presença digital analisamos mais de 100 marcas do setor de varejo farmacêutico catalogadas na Plataforma no período de 01/04/2020 à 01/07/2020. O período de tempo considerado reflete também […]

ANÁLISE DE PRESENÇA DIGITAL: MESSI X CR7 X NEYMAR

Em parceria estratégica com a Sports Value realizamos este estudo que avalia o desempenho nas redes sociais e imprensa de cada atleta, bem como os seus impactos econômicos e mercadológicos.‍ Os resultados são surpreendentes! Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar são os maiores futebolistas da história, em impacto midiático e econômico. Zeeng Score‍ 
1 - CR72 - Messi3 - […]

Como anda o engajamento das marcas no Instagram?

Já sabemos que possuir um grande ativo social (volume de seguidores) nas redes não é mais sinônimo de sucesso, certo? Atualmente o que marcas, empresas e influenciadores buscam e investem seus esforços é na busca pelo engajamento. Lembrando que um bom engajamento considera a relação entre:  Alcance = Tamanho da audiência; Ressonância = Repercussão e capacidade de […]

Lives: uma febre momentânea?

Diante desta grande remodelação da comunicação que enfrentamos causada pelo COVID-19, fizemos um estudo junto a CDI Comunicação sobre o cenário de “Lives” na pandemia, com o objetivo de entender se essa nova oferta é passageira ou veio pra ficar. Essa análise considerou o monitoramento digital de mais 6.500 marcas catalogadas na Plataforma pertencentes aos mais diversos […]

Atuação das Instituições de Ensino Superior Privadas nas redes sociais

O Brasil possui hoje mais de duas mil Instituições de Ensino Superior Privadas e segundo o estudo realizado pela BTG Pactual, o mercado de Educação está em alta durante a quarentena. A presença online destas Instituições é extremamente importante em suas estratégias de comunicação, visto que, seu público é majoritariamente jovem e estes se encontram nas […]

Top marcas em Visualizações e Interações no Youtube

Que o Youtube é uma das maiores redes sociais do mundo você já sabe, certo? A rede possui mais de 2 bilhões de acesso mensais e segundo dados da Global Digital 2019, 95% dos brasileiros assistem a vídeos na rede. Durante a pandemia podemos ver ainda a crescente de lives com milhões de visualizações acontecendo por […]

Top 10 marcas em Web Analytics no setor de Cosméticos

No início da Pandemia de Coronavírus no Brasil a Kantar, empresa responsável por diversas pesquisas de mercado, insights e consumo, ao divulgar a 2ª edição do Termômetro de Consumo, alertou o setor de beleza sobre uma possível diminuição de até 21% do uso de itens de perfumaria, higiene e cosméticos no período de isolamento social, consequência de […]

TOP 10 marcas em interações no Instagram

O Instagram bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais, seguindo como a sexta maior rede social. Segundo o Statista a rede fica atrás do Facebook, com 2,2 bilhões de usuários ativos mensais, Youtube (1,5 bi), WhatsApp (1,5 bi), Facebook Messenger (1,3 bi) e WeChat (1 bi). A rede está em constante crescimento e já […]

Análise de posts relacionados ao Covid-19 que mais se destacaram nas redes sociais

O surto de coronavírus pegou a todos de surpresa e tem influenciado em muitos aspectos nas nossas vidas. A rotina mudou e exige criatividade para lidar com novas situações e imprevistos durante a pandemia. Sabe-se que o atual cenário nunca foi vivenciado e sendo assim, exige que as empresas e profissionais direcionem seus esforços à […]

Moove lança, em parceria com a Zeeng, ferramenta para aperfeiçoar estratégias e conteúdos digitais

A Moove, de Porto Alegre, apresenta ao mercado publicitário o Núcleo de Dados e Performance. A nova ferramenta foi desenvolvida pela agência, em parceria com a Zeeng, e tem como principal objetivo reunir, visualizar, analisar e monitorar os dados disponíveis no ambiente digital. Conheça o projeto no vídeo abaixo: Para a Moove, o monitoramento de informações não […]

BlackInsights - Analise a presença online dos principais players participantes do black friday em tempo real

A Zeeng, primeira plataforma de Big Data Analytics voltada para o setor de marketing e comunicação, e a Keep.I, plataforma de integração de dados para gestão de canais digitais, anunciam o lançamento do BlackInsights. Disponível gratuitamente desde a última quinta-feira (24), o projeto monitora a presença digital das marcas nas redes sociais e gera dados em tempo real […]

Zeeng e Bluma HUB divulgam presença digital das marcas brasileiras mais valiosas

Levantamento analisa o impacto positivo de um bom posicionamento na internet na visão dos consumidores.‍ Anualmente a Interbrand, consultoria global de marcas, realiza um estudo onde apresenta as 25 marcas mais valiosas do mercado brasileiro. Com o objetivo de compreender melhor como essas empresas se comportam no ambiente digital a Zeeng , primeira plataforma de big […]

Atuação das cervejarias nas redes sociais

Verão combina com cerveja gelada, certo? Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no ano passado foram abertas 320 novas fábricas no país, o que significa quase uma nova cervejaria por dia. Sabe-se que estas marcas sempre tiveram um grande apelo ao público através de propagandas, sejam nos veículos tradicionais ou digitais. Com […]
EXPERIMENTE GRÁTIS