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Dia das mães: análise competitiva das marcas mais lembradas

Por Sofia Eng

Uma das datas mais importantes para o varejo, o Dia das Mães deve faturar aproximadamente 4% a mais em 2022 que o ano anterior. Dessa forma, é essencial observar como as marcas mais lembradas pelos consumidores nesta data se comunicam nas redes sociais.

Metodologia

Todas as informações apresentadas no material tem como fonte a Zeeng – Data Driven Platform. Dessa forma, consideramos as 10 marcas mais lembradas no Dia das Mães: Americanas, Avon, Cacau Show, Magazine Luiza, Marisa, O Boticário, Natura, Nestlé, Renner, Riachuelo.

  • Período Analisado: 05/04/22 até 05/05/22

Zeeng Score

O Zeeng Score é a nossa métrica própria. Consolidando mais de 60 indicadores de redes sociais, conteúdo noticioso e web analytics, nossos robôs geram a sua nota de performance.

Como resultado, entre as 10 marcas da indústria farmacêutica com o melhor desempenho, a atual líder é O Boticário, com 9,19 pontos de Zeeng Score. Além disso, também é importante ressaltar a Cacau Show como destaque na segunda posição.

Redes Sociais

Antes de mais nada, é importante ter uma visão geral de como está a performance das marcas nas redes sociais. Portanto, é imprescindível observar tanto o volume de seguidores quanto o volume de postagens, para assim chegar a conclusão de que tipo de conteúdo está performando melhor.

Ativo Social

O Ativo Social é a soma de todos os fãs de cada marca, analisando o volume de seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

Além de ter o melhor Zeeng Score, O Boticário possui o maior número de fãs nas redes sociais. Com uma soma de 27 milhões, tem seu maior público no Facebook e Instagram.

Share Of Voice

Outro fator muito importante para a performance de uma marca, é o volume total de postagens realizadas. Sobretudo, quais são as marcas que mais postam e ocupam este espaço no feed dos seus fãs.

Apesar de não ter o melhor desempenho geral, a Americanas foi a marca mais presente nas redes sociais, com foco em interações no Twitter. Assim, a empresa realizou 523 posts no período analisado.

Entretanto, é importante ressaltar que aproximadamente um quarto das postagens realizadas no período foram relacionadas ao Dia das Mãe. Ou seja, neste caso quem mais realiza postagens é o Magazine Luiza, com 26,87% do conteúdo comemorativo.

Facebook

Da mesma forma, quem realizou mais postagens relacionadas a data no Facebook, também foi o Magazine Luiza. Assim também é importante destacar os esforços da Lojas Renner, que ficou na segunda posição com apenas 4 postagens a menos.

Em seguida, temos Magazine Luiza e O Boticário marcando presença no Top Posts por volume de interações.

Instagram

Agora, ao falar de Instagram, o resultado é, em essência, o mesmo do Facebook: Magazine Luiza e Lojas Renner no topo, com diferença de apenas 4 postagens.

Entretanto, desta vez quem ocupa o Top Posts em volume de interações, com o Magazine Luiza, é Cacau Show e Riachuelo.

Twitter

Da mesma forma, Magazine Luiza assume novamente o maior volume de postagens. Agora, no Twitter, quem ficou na segunda posição foi o O Boticário, com apenas duas publicações a menos que a líder.

Igualmente, quem é líder e domina o Top Posts por interações no Twitter, é o Magazine Luiza.

Youtube

Em contrapartida, no Youtube obtemos resultados bem distintos. Dessa forma, quem realizou mais postagens na plataforma foi o O Boticário e Natura, com 47,37% e 15,79% do conteúdo produzido.

Surpreendentemente, o Youtube também mostrou o Top Posts por interação mais diverso em comparação as outras redes sociais. As marcas destaque foram: O Boticário, Natura e Americanas.

Afinal, quem protagonizou o Dia das Mães nas redes sociais?

Em conclusão, o Magazine Luiza obteve de longe o melhor desempenho em publicações relacionadas a data, mesmo não sendo a marca com melhor performance geral. Neste caso, podemos perceber que não basta apenas observar os dados circunstancialmente, é necessário estar sempre atento a todos os pontos de contatos de uma marca. Por exemplo, O Boticário é a marca com a melhor performance geral, entretanto não é a que melhor engaja quando fala sobre Dia das Mães.

Por isso, a Zeeng se compromete com uma visão holística do marketing digital. Assim, além de redes sociais, a plataforma também conta com métricas para notícias, clipping e web analytics. Tudo para ajudar o seu processo estratégico a ser mais prático e inteligente.

Enfim, quer saber mais? Faça um trial gratuito.

Sofia Eng

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