Antes de mais nada, não é de hoje que se fala no dever das marcas em reduzir seus impactos ambientais e se responsabilizarem por pautas relacionadas a sustentabilidade, como o Eco Fashion.
Como resultado de ser responsável por 8% da emissão de gás carbônico na atmosfera, a indústria da moda fica atrás apenas do setor petrolífero. Só para ilustrar, o número é um efeito direto da alta produção de poliéster, fibra artificial amplamente utilizada para a confecção de roupas por um baixo custo.
Entretanto, o relatório “Global Marketing Trends 2022” afirma que 94% dos jovens (entre 18 e 25 anos) esperam um posicionamento das marcas em relação a questões sociais. Ou seja, na contramão de uma indústria tão poluente, seu futuros consumidores esperam um posicionamento mais consciente e sustentável. Desse modo, termos como Eco Fashion ficam cada vez mais populares nas conversas relacionadas ao mercado de moda.
Em síntese, o termo é um conceito que defende uma forma de produção baseada responsável por seus impactos socioambientais. Isto é, uma roupa deve gerar zero ou quase nenhum impacto no meio ambiente. Nesse sentido, todas as etapas de produção importam, seja no consumo de água, nos resíduos e restos de matéria-prima ou qualquer outro fator que tenha um impacto negativo no ambiente.
Dessa forma, nossa equipe de inteligência montou uma análise completa relacionando a comunicação das marcas do setor à pautas de sustentabilidade. Por isso, este estudo busca encontrar as postagens referentes à temática e analisar a sua performance.
Por fim, se você trabalha com alguma marca do setor, temos outros conteúdos relevantes sobre o seu mercado em nosso Portal de Inteligência.
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