Entenda a importância da reputação da marca no mercado atual

Para quem pensa que a forma como as pessoas enxergam, entendem e percebem determinada marca ou empresa seja algo secundário, uma pesquisa realizada pela AMO Strategic Advisors identificou que cerca de 35% do valor de mercado de uma empresa está ligado à sua reputação. O dado ajuda a mostrar por que saber gerenciar a imagem do negócio é cada vez mais importante para o desenvolvimento de qualquer empreendimento. Saiba mais!

O que é marca?

Antes de entrar no processo de gestão de imagem e reputação dos negócios, é importante esclarecer o conceito de marca. 

Uma marca não se resume a um logotipo, um nome ou uma identidade visual. É toda uma soma de impressões e experiências despertadas no público ao ter contato com o produto ou serviço dessa empresa. Ou seja, é tudo aquilo que ela representa e desperta nas pessoas a partir de uma soma de atributos intangíveis.

Sendo assim, alguns dos principais elementos que formam uma marca são o seu propósito, valores e posicionamento estratégico, algo cada vez mais valorizado pelo público.

Estudo que avaliou a reputação das maiores corporações que atuam no país, divulgado em setembro deste ano pela InPress Porter Novelli, mostra que 90% dos consumidores confiam mais em uma empresa com propósito. 

O que é gestão de marca? 

Entendido o significado da marca é preciso compreender como fazer com que ela tenha uma imagem positiva no mercado. 

É aí que entra a gestão de marca, que nada mais é do que desenvolver ações capazes de orientar a percepção das pessoas em relação à marca, destacando os seus pontos fortes ao cliente. 

Isso inclui o planejamento estratégico de fatores como posicionamento, identidade visual e forma com que os produtos e/ou serviços são divulgados. O foco aqui é construir, consolidar, gerir e promover a marca, fomentando uma percepção positiva. 

Qual a importância de fazer uma gestão da marca? 

Melhorar o entendimento da marca por parte do público ganhou força nos últimos tempos. Isso porque, por meio da internet e das redes sociais, é cada vez mais comum as pessoas compartilharem experiências e avaliações de produtos e serviços como forma de auxiliar a decisão de compra de outros clientes. 

Além disso, antes de comprar, é tendência também os consumidores considerarem o posicionamento socioambiental, bem como as ideologias que as marcas defendem. 

Uma gestão de marca que consegue tornar a sua reputação coerente com os interesses do público-alvo, tanto no discurso quanto na prática, tem mais chances de fidelizar os seus clientes. 

Ainda de acordo com o estudo da InPress Porter Novelli, 76% percebem quando uma empresa age de forma contrária aos valores enquanto 88% preferem comprar marcas que defendem algo maior que produtos e serviços. 

Boas práticas para uma melhor reputação

Para a construção de uma reputação positiva, algumas práticas comuns devem ser seguidas pela empresa. 

1 – Autoconhecimento e análise de concorrentes

É essencial que os gestores conheçam a fundo não só a empresa, mas também os seus concorrentes. Avaliar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças tanto do próprio negócio quanto de quem disputa mercado é parte de uma gestão de marca efetiva.

2 – Conhecimento do público

Não há estratégia que seja eficiente sem entender exatamente o público que consome o produto e/ou serviço de determinada marca. Essas informações são fundamentais para atrair e fidelizar clientes. 

3 – Propósito 

Como mencionado anteriormente, o público está cada vez mais interessado em saber o propósito seguido por cada marca e, principalmente, se ele é de fato seguido nas práticas da empresa.  

4 – Identidade

A identidade, ou seja, a cara, as cores e o tom de voz devem estar alinhados com todas as etapas anteriores e seguem sendo fundamentais na construção da marca. 

5 – Consistência

Por fim, independente dos pontos de contato, as impressões que a marca deseja passar ao público precisam se conectar. Além disso, seja no digital ou no físico, as mensagens devem estar alinhadas com o propósito e as práticas da empresa.

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