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Indústria Farmacêutica e ESG: o posicionamento real das marcas

Por Sofia Eng

No último ano, lançamos um estudo sobre como a Indústria Farmacêutica vêm lidando com pautas de ESG. Conforme as constantes mudanças deste mercado, trouxemos uma versão atualizada e mais prática deste estudo. Em uma análise das principais marcas deste mercado, segundo Zeeng Score, iremos comparar os esforços das mesmas em relação a práticas de ESG.

Segundo estudo Sustentabilidade na Agenda das Lideranças da América Latina, divulgado pela SAP, o Brasil é o país com maior adesão de práticas relacionadas a ESG na América Latina. Assim, 68% das empresas brasileiras contam com práticas de ESG na sua estratégia.

Metodologia

Todas as informações apresentadas no material tem como fonte a Zeeng – Data Driven Platform. Dessa forma, consideramos as 10 marcas farmacêuticas com melhor nota de Zeeng Score: Novartis, Sanofi, Roche, Pfizer Brasil, Bayer Brasil, Eurofarma, Grupo Merck Brasil, Aché, Boehringer Ingelheim e Novo Nordisk.

  • Período Analisado: 01/01/22 até 01/04/22

Vamos aos resultados?

Top 10

O Zeeng Score é a nossa métrica própria. Consolidando mais de 60 indicadores de redes sociais, conteúdo noticioso e web analytics, nossos robôs geram a sua nota de performance.

Como resultado, entre as 10 marcas da indústria farmacêutica com o melhor desempenho, a atual líder é a Novartis, com 7,76 pontos de Zeeng Score. Além disso, também é importante ressaltar a Sanofi como destaque na segunda posição.

Redes Sociais

Ativo Social

O Ativo Social é a soma de todos os fãs de cada marca, analisando o volume de seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

Apesar de não ter a melhor nota em redes sociais no Zeeng Score, a Boehringer Ingelheim possui o maior volume de seguidores, com grande impacto do Facebook no número.

Share Of Voice

Outro fator muito importante para a performance de uma marca, é o volume total de postagens realizadas. Sobretudo, quais são as marcas que mais postam e ocupam este espaço no feed dos seus fãs.

Assim como podemos perceber no gráfico acima, entre as mais de 1.3k postagens realizadas, apenas 25 mencionam a pauta de ESG. Sobretudo, 44% das postagens relacionadas a temática foram realizadas no Instagram.

Marcas predominantes

Como resultado, entre as 10 marcas analisadas, apenas 5 realizaram posts com menções à práticas de ESG. Dessa forma, a primeira posição ficou com Eurofarma, com 56% do conteúdo capturado.

Volume de interações

Da mesma forma, a Eurofarma também obteve o maior volume de interações na soma das postagens.

Top Posts

Ainda que pareça uma métrica superficial, os posts com o maior número de interações são um excelente termômetro de o que o público está consumindo.

Facebook

Apesar de não ser a marca que mais postou sobre o tema nas redes sociais, a Bayer Brasil garantiu o seu destaque no Facebook, obtendo o post com o maior número de interações.

Instagram

Além de ser a marca que mais postou sobre a temática, a Eurofarma também foi a marca com o maior volume de interações no Instagram.

Twitter

Por outro lado, quem garantiu o tweet com o maior volume de interações foi a Sanofi.

Notícias

Volume de conteúdo

Assim como a proporção de Share Of Voice nas redes sociais, o volume de notícias relacionadas ao tema também foi inferior a 2%.

Quais marcas se destacaram em conteúdo noticioso?

Em contrapartida, o grande destaque em menções relacionadas à práticas de ESG foi a Pfizer Brasil. A marca obteve pouco mais de metade das notícias capturadas no período.

Como a indústria farmacêutica performou em relação à práticas de ESG?

Dessa forma, como podemos perceber, a Eurofarma e Pfizer Brasil são protagonistas em pautas relacionadas a ESG na mídia e nas redes sociais. Sobretudo, a Eurofarma domina as categorias relacionadas a redes sociais, enquanto o protagonismo de notícias é da Pfizer Brasil.

Além disso, uma figura importante, que garante seu destaque tanto em notícias quanto redes sociais, é a Bayer Brasil. A marca garantiu a segunda posição em volume de notícias e interações (com apenas um post).

Por isso, uma solução como a Vertical Farmacêutica é tão importante para a geração de análises mais assertivas e práticas. Não apenas é útil para agilizar o processo de comparação, selecionando apenas marcas do mesmo setor, como também facilita esse processo de diferenciação entre marcas que acabam por não possuir a mesma “classe”.

Dessa forma, a Zeeng se compromete com uma visão holística do marketing digital. Assim, além de redes sociais, a plataforma também conta com métricas para notícias, clipping e web analytics – tudo para ajudar o seu processo estratégico a ser mais prático e inteligente.

Enfim, quer saber mais? Experimente.

Sofia Eng

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