Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

Indústria Farmacêutica e ESG: o posicionamento real das marcas

Por Sofia Eng

No último ano, lançamos um estudo sobre como a Indústria Farmacêutica vêm lidando com pautas de ESG. Conforme as constantes mudanças deste mercado, trouxemos uma versão atualizada e mais prática deste estudo. Em uma análise das principais marcas deste mercado, segundo Zeeng Score, iremos comparar os esforços das mesmas em relação a práticas de ESG.

Segundo estudo Sustentabilidade na Agenda das Lideranças da América Latina, divulgado pela SAP, o Brasil é o país com maior adesão de práticas relacionadas a ESG na América Latina. Assim, 68% das empresas brasileiras contam com práticas de ESG na sua estratégia.

Metodologia

Todas as informações apresentadas no material tem como fonte a Zeeng – Data Driven Platform. Dessa forma, consideramos as 10 marcas farmacêuticas com melhor nota de Zeeng Score: Novartis, Sanofi, Roche, Pfizer Brasil, Bayer Brasil, Eurofarma, Grupo Merck Brasil, Aché, Boehringer Ingelheim e Novo Nordisk.

  • Período Analisado: 01/01/22 até 01/04/22

Vamos aos resultados?

Top 10

O Zeeng Score é a nossa métrica própria. Consolidando mais de 60 indicadores de redes sociais, conteúdo noticioso e web analytics, nossos robôs geram a sua nota de performance.

Como resultado, entre as 10 marcas da indústria farmacêutica com o melhor desempenho, a atual líder é a Novartis, com 7,76 pontos de Zeeng Score. Além disso, também é importante ressaltar a Sanofi como destaque na segunda posição.

Redes Sociais

Ativo Social

O Ativo Social é a soma de todos os fãs de cada marca, analisando o volume de seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

Apesar de não ter a melhor nota em redes sociais no Zeeng Score, a Boehringer Ingelheim possui o maior volume de seguidores, com grande impacto do Facebook no número.

Share Of Voice

Outro fator muito importante para a performance de uma marca, é o volume total de postagens realizadas. Sobretudo, quais são as marcas que mais postam e ocupam este espaço no feed dos seus fãs.

Assim como podemos perceber no gráfico acima, entre as mais de 1.3k postagens realizadas, apenas 25 mencionam a pauta de ESG. Sobretudo, 44% das postagens relacionadas a temática foram realizadas no Instagram.

Marcas predominantes

Como resultado, entre as 10 marcas analisadas, apenas 5 realizaram posts com menções à práticas de ESG. Dessa forma, a primeira posição ficou com Eurofarma, com 56% do conteúdo capturado.

Volume de interações

Da mesma forma, a Eurofarma também obteve o maior volume de interações na soma das postagens.

Top Posts

Ainda que pareça uma métrica superficial, os posts com o maior número de interações são um excelente termômetro de o que o público está consumindo.

Facebook

Apesar de não ser a marca que mais postou sobre o tema nas redes sociais, a Bayer Brasil garantiu o seu destaque no Facebook, obtendo o post com o maior número de interações.

Instagram

Além de ser a marca que mais postou sobre a temática, a Eurofarma também foi a marca com o maior volume de interações no Instagram.

Twitter

Por outro lado, quem garantiu o tweet com o maior volume de interações foi a Sanofi.

Notícias

Volume de conteúdo

Assim como a proporção de Share Of Voice nas redes sociais, o volume de notícias relacionadas ao tema também foi inferior a 2%.

Quais marcas se destacaram em conteúdo noticioso?

Em contrapartida, o grande destaque em menções relacionadas à práticas de ESG foi a Pfizer Brasil. A marca obteve pouco mais de metade das notícias capturadas no período.

Como a indústria farmacêutica performou em relação à práticas de ESG?

Dessa forma, como podemos perceber, a Eurofarma e Pfizer Brasil são protagonistas em pautas relacionadas a ESG na mídia e nas redes sociais. Sobretudo, a Eurofarma domina as categorias relacionadas a redes sociais, enquanto o protagonismo de notícias é da Pfizer Brasil.

Além disso, uma figura importante, que garante seu destaque tanto em notícias quanto redes sociais, é a Bayer Brasil. A marca garantiu a segunda posição em volume de notícias e interações (com apenas um post).

Por isso, uma solução como a Vertical Farmacêutica é tão importante para a geração de análises mais assertivas e práticas. Não apenas é útil para agilizar o processo de comparação, selecionando apenas marcas do mesmo setor, como também facilita esse processo de diferenciação entre marcas que acabam por não possuir a mesma “classe”.

Dessa forma, a Zeeng se compromete com uma visão holística do marketing digital. Assim, além de redes sociais, a plataforma também conta com métricas para notícias, clipping e web analytics – tudo para ajudar o seu processo estratégico a ser mais prático e inteligente.

Enfim, quer saber mais? Experimente.

Sofia Eng

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

Aplicação de Tags no TikTok

Com a novidade do TikTok dentro do Inspire, gostaríamos de compartilhar uma forma de categorizar os posts dessa rede social que se tornou  tão relevante para as estratégias das marcas. Vamos lhe explicar como funciona o tagueamento dentro do Inspire. Abra o Inspire, clique em Redes Sociais e depois em TikTok Dentro desse menu, você […]

Monitoramento do TikTok no Zeeng Inspire

Além da integração do Inspire no Benchmarking, temos o prazer de anunciar uma melhoria desenvolvida em colaboração com nossos clientes. Diante do crescimento expressivo do TikTok no Brasil e sua crescente relevância nas estratégias de marca, ampliamos as capacidades de monitoramento dessa plataforma, oferecendo acesso a dados completos e relevantes. Essa integração com o TikTok  […]

Criatividade Desbloqueada: O uso da inspiração para a criação de conteúdo

Com certeza em algum momento você já se pegou encarando uma tela em branco, sem ideias e com a mente bloqueada. E o que você pensou em fazer para auxiliar o seu processo criativo? Dar uma caminhada, ouvir uma boa música, ler um livro e buscar referências online, alguns destes, acertei?   Bom, deixa eu te […]

Mapeamento de Presença Digital: Marcas do Agronegócio em 2023

O presente estudo considerou dados públicos do comportamento digital de 279 players do setor de agronegócios, durante o período de 1/1/23 – 30/8/23 e foi apresentado no 15 Congresso do Agro ABMRA. Todos os dados foram extraídos da plataforma Zeeng, organizados com indicadores individualizados de clipping de mídia e das redes sociais monitoradas pela Plataforma. […]

Como descobrir os assuntos do momento nas redes sociais?

Estar sintonizado com os conteúdos em destaque nas redes sociais é essencial para quem busca se destacar e se conectar de maneira autêntica. Acompanhar as tendências do momento não é apenas uma estratégia, é uma porta para a relevância imediata. Ao compreender o que está movimentando as conversas, você entra no centro das discussões e […]

Quem são as maiores estrelas da publicidade no Instagram em 2023!

Durante o período analisado, os Top 10 criadores de conteúdos alcançaram uma incrível média de mais de 640 mil interações em cada #publi no Instagram. Isso é simplesmente impressionante! 🏆 No topo do pódio, temos ninguém menos que a incrível Mirella Santos, conquistando o primeiro lugar com sua incrível capacidade de engajar sua audiência. 🥇 🥈 A […]

Dia da Mídia Social: Aproveitando as tendências das redes sociais em tempo real

Hoje é dia Dia da Mídia Social e não há melhor maneira comemorar do que adquirir conhecimentos valiosos sobre como aproveitar tendências em tempo real. Por isso, estamos apresentando nosso novo e-book: “Redes sociais em tempo real: Estratégias para aproveitar tendências“, um recurso essencial para impulsionar sua estratégia de mídia social neste dia especial e […]

TikTok: o guia definitivo para sua empresa marcar presença

Se você está procurando uma maneira inovadora de alcançar seu público-alvo e se destacar no mercado competitivo atual, não pode ignorar o poder do TikTok. Além disso, com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, essa plataforma de mídia social de rápido crescimento oferece uma oportunidade única para as empresas ampliarem sua presença e […]

Super Apps: o que são, seus benefícios e o seu papel no futuro do Twitter

Os Super Apps estão ganhando destaque no mundo da tecnologia, e a recente especulação sobre Elon Musk transformar o Twitter em um deles trouxe muitas dúvidas e curiosidades. Neste artigo, responderemos às principais perguntas sobre esses aplicativos e como eles podem moldar o futuro das redes sociais e dos aplicativos móveis. Prepare-se para desvendar esse […]

Como Perder um Seguidor em 10 Dias

Inspirado no clássico da comédia romântica com Kate Hudson e Matthew McConaughey, montamos nosso próprio manual “Como Perder um Seguidor em 10 Dias“, onde encarnamos a personagem Andie com um propósito muito claro: apresentar quais as práticas que fazem seu seguidor ir embora. Quem nunca assistiu ao filme “Como Perder um Homem em 10 Dias” […]
1 2 3 11
cross