O conteúdo mais importante não é mais o jogo

A importância do conteúdo não associado às partidas ao vivo é inegável. No entanto, muitos times esportivos ainda não perceberam todo o potencial desses conteúdos adicionais, que incluem bastidores, highlights e humor. Muitas vezes, esses conteúdos são mais focados no behind the scenes do que na própria disputa, o que torna ainda mais valiosas essas estratégias de conteúdo.

A era digital permite que os times explorem além do jogo, como uma importante fonte de receita. De fato, são conteúdos valiosíssimos, complementares às partidas, podendo estar ligados ou não ao jogo. Desde bastidores, melhores momentos, participação de ídolos, comissão técnica e ídolos antigos, o céu é o limite!

Conteúdo com melhor engajamento do Flamengo mostra famílias de Pedro e Everton Ribeiro

A Plataforma Zeeng acompanha os movimentos de mais de 2 bilhões de torcedores no mundo, pela parceria estratégica com a Sports Value. Insights interessantíssimos são identificados.

Falando em bastidores, mencionamos o exemplo do Flamengo, que lidera disparadamente em engajamento entre todos os times das Américas (o Fla tem quase o dobro do impacto digital do Bayern de Munique, por exemplo). Em 2022, o clube registrou quase 1 bilhão de interações e views em suas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube).

O Instagram é a rede mais impactantes para os clubes e foi de lá que saíram os insights dos bastidores de hoje. Em 2022, o Flamengo produziu 791 milhões de interações na rede.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Flamengo (@flamengo)

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Flamengo (@flamengo)

Os vídeos publicados no Instagram do clube, dos jogadores convocados para a Seleção, com suas famílias em casa, foram os 2 posts com mais impacto em 2022. Além disso, a festa do título da Libertadores, com a filmagem do ônibus da delegação me meia a massa de torcedores, foi o mais impactante do Youtube, com 4 horas de duração.

Em conclusão, marcas patrocinadoras dos times precisam receber entregas digitais em momentos fora do jogo ao vivo. Há enorme espaço para ampliação de receitas com as empresas, com entregas digitais muito mais potentes que o modelo atual.

Autoria do texto por Amir Somoggi, diretor da Sports Value.

Posts Relacionados

O Poder da Influência no Instagram em Números

O marketing de influência continua a ser uma das estratégias mais eficazes para marcas que buscam aumentar sua visibilidade e engajamento.  Segundo um estudo publicado pela Meio & Mensagem em 2023, 6 em cada 10