O que combina mais com final de semana, em meio a uma pandemia, do que ligar a TV e colocar no seu player de streaming favorito?⠀
O isolamento social na pandemia, fez o ano de 2020 ter um crescimento de 145% no número de novos usuários das plataformas de streaming. No que isso resultou? Hoje os serviços de streaming já ocupam a segunda maior audiência de entretenimento no Brasil, compondo um cenário cada vez mais competitivo.
A fim de entender como estas marcas estão se comunicando e o que melhor está funcionando em suas estratégias digitais, analisamos através da Plataforma Zeeng quais têm se destacado e também descobrimos novas plataformas, além das gigantes do mercado.
O critério adotado para a definição das Top 20 marcas foi o Zeeng Score, um indicador que mede a presença digital das marcas em relação aos concorrentes, na perspetiva de redes sociais, conteúdo noticioso e web analytics. O período analisado foi entre 01/01/21 à 01/04/21.
As marcas de destaque foram: Netflix, Disney Plus, Amazon Prime Video, Crunchyroll, Globo Play, HBO Go, Youtube, Telecine Play, Mubi, Belas Artes à la Carte, DirecTV Go, Hulu, NetMovies, Starzplay, Vimeo, Darkflix, Kocowa, Oldflix, Afroflix e Crackle.
O estudo completo é dividido em três olhares: Notícias, Web Analytics e Redes Sociais.
Estas marcas realmente estão na boca do povo e dos veículos, foram mencionadas mais de 23 mil vezes no período analisado!
É imprescindível considerar esforços em conteúdo noticioso nas estratégias de comunicação, seja em veículos online, impresso, rádio ou TV, dependendo de quem é o seu público e qual é o seu objetivo. Além disso, analisar como os concorrentes estão sendo mencionados na mídia, sobre o que estão falando e onde estão anunciando, é um insight poderoso para desenvolver suas estratégias.
Dentre os mais de 10k veículos que mencionaram as marcas em 23k notícias, os portais de destaque foram: MSN, Yahoo, Cine Pop, Terra e Adoro Cinema.
As marcas que mais foram mencionadas em conteúdo noticioso foram: Netflix, Disney Plus e Amazon Prime Video.
Para entender quais temáticas mais estavam sendo mencionadas em conteúdo noticioso relacionadas às marcas analisadas, segmentamos as notícias em gêneros de séries e filmes e descobrimos os destaques e quais marcas mais estão falando sobre cada um deles.
A análise de temáticas está no estudo completo, você pode baixar preenchendo o formulário acima.
As top 20 marcas de streaming possuem um ativo social de 180 milhões considerando Instagram, Facebook, Twitter e Youtube. As marcas que mais possuem seguidores nas redes são Netflix, Amazon Prime Video e Telecine Play.
Baixando o estudo completo você encontra quais obtém maior volume de seguidores em todas as redes, os formatos mais utilizados, top posts em interações nas redes sociais, entre outros insights.
O Twitter foi a rede mais utilizada pelas marcas, mas quem obteve mais interações no período foi o Instagram, com uma média de 35.1k interações por dia, em cada player.
Globo Play, Mubi e Disney Plus foram as que mais postaram no Instagram.
No Facebook, as que mais postaram foram Crunchyroll, NetMovies e Globo Play.
No twitter, que foi a rede que mais obteve publicações, as marcas Crunchyroll, Globo Play e Netflix foram as que mais postaram.
Netflix, Crunchyroll e Kocowa foram as marcas que mais postaram no Youtube.
Ah, se você quiser entender como analisar os seus concorrentes, é só solicitar um trial gratuito para conhecer a plataforma.