No post de hoje iremos falar sobre o que é o social listening, sua importância em uma estratégia de redes sociais e 10 ferramentas que todo analista da área deve conhecer.
Se você trabalha com marketing digital ou redes sociais, já deve ter se deparado com o termo em algum momento. Afinal, o que os clientes falam de uma marca pode acarretar em uma boa reputação para o negócio. Por isso, o investimento em ferramentas de social listening tenha se popularizado tanto.
Então, vamos entender o que as marcas precisam saber na prática?
Você provavelmente já conheceu alguma mãe ou pai que consegue distinguir quando o choro da criança é de fome ou sono. Isto é, porque em algum momento eles ouviram diversas a criança chorar com objetivos diferentes e, assim, delinearam padrões. Ou seja, se o choro é de fome, não adianta embalar para a criança dormir. Este é um exemplo de social listening aplicado no dia a dia.
Quando aplicamos este conhecimento para as marcas, o público analisado vira uma valiosa fonte de insights para a sua estratégia digital. Dessa forma, fica mais fácil identificar o que está dando certo ou não no trajeto que você optou e mudar a rota o quanto antes, se necessário.
Entretanto, considerando a rotina atarefada dos profissionais de redes sociais, como fazer essa escuta ativa sem tempo? Pensando nisso, selecionamos 10 ferramentas para otimizar este processo na sua rotina.
Conhecida como uma das principais ferramentas de benchmarking e análise competitiva do mercado brasileiro, a Zeeng também oferece diversas ferramentas para a sua estratégia de social listening. Entre as seus diversos recursos, a plataforma conta com duas funcionalidades exclusivas: as Tags e os Alertas Inteligentes.
Desse modo, a partir dos Alertas Inteligentes, você recebe na sua caixa de entrada tudo o que está sendo comentado sobre a sua marca na mídia e nas redes sociais. Além disso, dentro da plataforma você tem a possibilidade de taguear milhares de postagens e notícias sobre a sua marca e termos relacionados, gerando relatórios práticos e eficientes para a sua rotina.
Plataforma de social listening voltada para inteligência, a TalkWalker oferece recursos nas vertentes de social, customer e market. Ou seja, dispõe da análise de dados de redes sociais, clientes e mercado.
Em seu plano Starter, oferece as ferramentas essenciais para uma estratégia de social listening como cobertura de dados, relatórios e treinamento.
Com o foco em monitoramento e gestão de reputação no digital, a Brand24 é uma ferramenta que permite aos usuários que evitem crises de relações públicas, encontrem embaixadores de marca e descubram oportunidades para obter maior cobertura on-line.
Analise o desempenho das hashtags no Instagram e Twitter com a Keyhole, plataforma de social listening focada em relatórios de análise prontos para serem compartilhados. Além disso, a ferramenta também oferece monitoramento de marcas, influencers e campanhas.
Este recurso da Hootsuite, plataforma de agendamento de postagens nas redes sociais, oferece o monitoramento de palavras-chave, mensagens e menções a marcas, influenciadores e leads. Outrora também fornece relatórios exclusivos com base nessas atividades.
A ferramenta está disponível em português, com valor inicial de US$ 29 por mês.
A Audiense é uma plataforma de social data com objetivo de localizar seu público-alvo e proporcionar recomendações baseada em dados. Dessa forma, oferece dois produtos distintos focado em cada objetivo: Audiense Insights e Audiense Connect. Em relação ao seu alcance, a única rede social que a plataforma cobre é o Twitter e, entre seus planos, está disponível uma versão gratuita.
Com opção gratuita para um único usuário, a Agora Pulse é uma plataforma de social listening que oferece tanto a análise das menções relacionadas à marca, quando a possibilidade de resposta através de retweets, replies e DMs. Além disso, a plataforma também disponibiliza ferrametas de publicação, monitoramento e ROI.
Além do monitoramento de redes sociais, a MeltWater também entrega ferramentas de social listening. A plataforma oferece recursos tanto para monitoramento, quanto para engajamento, alertas e relatórios.
Apesar do preço não ser divulgado, você pode solicitar uma demonstração gratuita.
Saiba tudo o que estão mencionando sobre a sua marca na internet. A Mention é uma plataforma de monitoramento com foco em social listening, disponível em inglês, espanhol e francês. Sua versão gratuita está disponível para contas com apenas uma rede social e limite de 250 menções.
Por fim, o TweetDeck é uma ferramenta gratuita super útil para encontrar as palavras-chave no Twitter. Ela oferece a possibilidade de tweetar, retweetar, favoritar e enviar DMs em um único lugar, facilitando o gerenciamento da conta.